Postado dia 22 fevereiro 2017

Como diminuir o volume do cabelo de criança




Criança pula, brinca, corre, e...sua! E para crianças que tem o cabelo muito volumoso isso pode piorar ainda mais, dizem os pais. Mas existem métodos para atenuar o volume dos cabelos dos pequeninos, se essa for a vontade deles, os pequeninos.




Uh! Uh! Uh! Ele tá de cabelão

Em primeiro lugar quero deixar claro que a questão do volume do cabelo de criança é algo que tem que ser discutido e partir dela. digo isso porque vejo muitos pais que parecem não aceitar o volume do cabelo dos filhos dizendo que isso atrapalha eles, os filhos. Mas na maioria dos casos isso não é a verdade.

Antes de continuar quero sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para ver nosso trabalho no dia a dia, participar das histórias e se inspirar também.

Continuo a frisar: cabelo de criança pode até dar trabalho, para os pais, ou para quem cuida. Mas entendamos que, quando um adulto fala que quer fazer uma progressiva, ou um alisamento, o está fazendo a fim de melhorar para si, muitas vezes preocupado com a opinião alheia. Mas e as crianças? Será que elas se preocupam assim com a opinião alheia sobre o volume do cabelo dela?

Antes de mais nada, faz-se necessário que você entenda também que existe diferença entre volume e densidade de cabelo. Um pode-se controlar, já o outro nem tanto, ou quase nada. Veja nessa outra matéria e entenda a diferença e descubra se você está lutando para mudar algo que na verdade não é:

Mas se existe uma necessidade de diminuir o volume do cabelo dos pequenos as melhores opções são: a escova tradicional ou o uso continuo de leavein disciplinante aliado à hidratação regular.

Vamos por partes.

Um cabelo bem tratado tem uma tendencia a ser mais pesado e consequentemente ter o seu volume diminuído. Veja bem, não confunda volume com forma. Volume é aquele espaço que a quantidade de cabelo ocupa em volta da cabeça, o famoso "chapéu".

Se o cabelo do pequeno é ondulado isso não é ruim, pode ser um ondulado com pouco volume ou com muito volume. Fazendo a escova tradicional o volume é reduzido pois o cabelo liso ocupa menos espaço.

Mas se a questão for diminuir o volume do cabelo deixando ele na mesma forma, então a melhor forma é mesmo hidratando e usando leaveins que ajudem a controlar o volume dos fios.

Eu digo leaveins e faço questão de ressaltar que nesse caso de volume os melhores são os em creme, melhor que os de óleo.

Eu até dei uma dica aqui para quem tem cabelos ondulados e cacheados mas não tem definição dos mesmos que, consequentemente, acaba gerando mais volume. Um ótimo tratamento para ajudar na disciplina dos fios, como também dica de produtos:


Mas se o seu pequenino é daqueles que já atingiu certa idade, e já vem falando com você que quer mudar o cabelo, quer mudar, quer mudar, porque incomoda, porque é difícil (e outras coisas que passou a pequena vida toda ouvindo adultos falarem) então as opções são outras, definitivas, que não irão diminuir o volume, mas sim retirar o mesmo.

Nesse caso farei uma matéria, que depois irei "linkar" ela aqui para tratar desse assunto mais complicado, levando em consideração que estamos falando de crianças.

Mas por favor, entenda uma coisa: não queira que seu pequeno tenha um cabelo só porque VOCÊ se sente incomodado(a), a opinião dele é a mais importante de todas.




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.