Postado dia 22 julho 2020

Qual o melhor shampoo para criança




Criança pequena não é muito fã de lavar o cabelo porque cai no olho, arde, aí é um choro danado. Mas os shampoos infantis não ardem os olhos. Então podemos dizer que são bons para todo tipo de cabelo?


Hora do banho...


Primeiramente se você não me conhece eu já escrevo aqui desde 2010 e também publico meus trabalhos no Instagram @cabelosesonhos e tenho um Canal no Youtube também que inclusive tem essa matéria aqui em vídeo que vou deixar no final do post.


Mas quando falamos em shampoo (xampu para os brasileiros) infantil a primeira preocupação que vem à cabeça é se arde os olhos dos pequeninos ou não. Preocupação muito sensata pois ninguém gosta de ver os "pituquinhos" com a boca aberta chorando (ok quando eu era pequeno eu gostava de ver outros chorarem também!).

Com a tecnologia e pesquisa foi até fácil para a ciência descobrir que se fizesse um shampoo com o mesmo PH (potencial hidrogeniônico) da lágrima então provavelmente não arderia os olhos. E foi o que aconteceu.

O PH de um shampoo hidratante, que trata os cabelos, obviamente que é próximo ao PH do cabelo que gira em torno de 4,5 a 5,5. Sendo assim esses produtos são mais ácidos. Já os shampoos infantis possuem PH alcalino, mais próximo da lágrima que gira em torno de 7,2.

Eu até falei um pouco sobre PH dos shampoos neutros em um outro post, confira:



A questão que você deve ter observado, se for um leitor atento, acima é que se o PH do cabelo é em media 4,5 a 5,5 portanto ácido e o shampoo infantil tem PH médio de 7,2 alcalino então esse shampoo é bem mais alcalino que o fio.

E é isso mesmo! Sendo mais alcalino obviamente que ele não é bom para o cabelo, pode ser bom para o neném não chorar, ou mesmo um adulto que toma banho e lava o cabelo de olho aberto...

Mas usar produtos alcalinos nos fios faz com que o cabelo acabe ressecando, por isso não é incomum ver cabelo de criança ressecado, embaraçando muito, difícil de pentear, áspero...

Por isso a minha indicação (que faz mais sentido com o titulo deste post) é que seja usado no cabelo dos pequeninos um shampoo hidratante tal qual é usado em adulto. Você usa um shampoo (profissional por favor tá) no seu cabelo e ele fica ótimo? Então ok, que tal usar ele no seu filho também?

Não, eu não estou errado e de cabelo aqui quem entende sou eu, e para você engraçadinho/engraçadinha que ousou pensar em dizer "é mas quem entende de criança sou eu" e blá blá blá, fique sabendo que sou pai desde 2009 e dei o primeiro banho no meu filho já saindo da maternidade.

Ah sim, também cortei o cabelo dele pela primeira vez, ah e também cortei a unha dele a primeira vez, ah e também dei o primeiro banho de chuveiro nele, enfim... aqui não estou trazendo pra você apenas teoria não, é prática e experiência também, sempre alinhado com a ciência.

E para justificar (se é que ainda precisa) quando eu digo pra você usar shampoo e produtos profissionais eu vou sugerir que você leia essa matéria falando da diferença de dois tipos:

Talvez você esteja procurando por marcas de shampoo infantil, ou mesmo produtos para cabelo infantis. Siga a dica que estou dando, eu faço no meu filho desde bebezinho, e o cabelo dele sempre foi bem tratado (olha lá no Instagram).

Mas se você quer mesmo agredir os fios do seu pequeno então faça por conta própria tá, porque o tio Marlon não vai indicar produto que vai tratar mal do cabelinho do seu baby não. De nada!

Ah, abaixo vou deixar aqui o banner dessa matéria no Youtube caso você queira saber como desembaraçar fácil o cabelo do seu pequeno após o banho, dou a dica no final do vídeo (e se inscreva no canal hein, tô de olho em você!).





Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.