Postado dia 04 dezembro 2020

Como recuperar cabelo emborrachado?




Muitos leitores me perguntam se é possível recuperar um cabelo que passou por química e acabou emborrachando, ficando elástico. E a resposta é sim. Existem formas e vou citar aqui alguns cuidados.




Se você me acompanha nas redes sociais, principalmente no Instagram @cabelosesonhos e no Facebook você já deve ter visto que posto conteúdos lá também, principalmente nos stories onde é que gosto de compartilhar com aquela galera mais intíma.

Se você chegou agora ou já está aqui mas não segue lá, então sinto lhe informar: você está perdendo!

Mas a questão que trato aqui hoje é sobre cabelos que emborracham. Isso acontece muito em cabelos que passam por alisamentos alcalinos ou em clareamentos com pó descolorante que o profissional não controla muito bem.

E o cabelo fica daquele jeito: soltando como se fosse chiclete, quando está úmido quebra facilmente, e escovar o cabelo Deus me livre!

Talvez você esteja aqui porque de alguma forma chegou nesse situação, seja porque foi em um salão com um profissional e apesar de ter acreditado nele você acabou por passar esse perrengue, ou porque fez em casa (o que não devia).

E falando em fazer em casa eu sou um dos que sempre incentivou o tratamento, a manutenção em casa, veja, por exemplo, essa matéria onde ensino como fazer uma boa hidratação em casa:



Mas quando a questão é emborrachamento, cabelo elástico, o "buraco é mais embaixo". Isso porque o cabelo passou do limite, não está em uma condição normal de tratamento, de recuperação, de manutenção.

E nesse caso o melhor a fazer é contar com os tratamentos profissionais, aqueles feitos em salão. Mas preste bem atenção: você que está lendo essa matéria talvez more do outro lado do mundo, ou seja, não estou querendo te convencer a vir aqui no salão onde atendo (se bem que também atendo fora de MG)...

Estou indicando o tratamento profissional no salão porque geralmente esses tratamentos não são indicados para casa nem são acessíveis para fazer em casa, e são diferenciados. É o que vocês costumam chamar de "profundo".

Por exemplo: lavar o cabelo com xampu, máscara, depois usar um leave-in isso eu indico como manutenção em casa para minhas clientes!

Estou falando de tratamentos mais densos, como uma cauterização a frio, por exemplo. Uma escova antrifrizz (tra-ta-men-to), um ritual de reconstrução Therapiste, e outros semelhantes.

São tratamentos que visam resolver o problema ou mesmo ocasionar uma mudança radical imediatamente (como no caso da quebra) para depois você dar manutenção em casa.

Inclusive já expliquei aqui sobre a cauterização a frio, veja só:


Quem conhece e segue o blog há algum tempo sabe que o que eu gosto é de resolver problema, e não de ficar filosofando sobre eles!

Por isso eu afirmo sempre: quem vai na onda de quem fala que tratamento caseiro (aqueles com pó de café, ovo, maionese, bla bla bla) acaba sempre invariavelmente se frustrando, porque o que realmente importa é o resultado.

Eu tenho visto e atendido muitos casos nas minhas ADOs (Avaliação Detalhada On-line) onde muitas me relatam que seguiram blogueiras por anos, fazendo as tais hidratações caseiras, e nunca conseguiram resultados. Por óbvio...

Então, de modo algum, você que está com o cabelo emborrachado, elástico, deve passar esses "caseiros" no cabelo, você corre o risco sim de acabar perdendo o cabelo que pode ser recuperado.

E na minha opinião técnica, teórica, mas principalmente PRÁTICA é que a cauterização a frio é a melhor que tem atualmente para reverter esse processo. Sem dúvida.

Já fiz isso tanto que vez ou outra vou para outros estados para atender algumas pessoas levando os tratamentos que faço aqui, ou melhor: levando o resultado que tenho aqui.

E você, como está seu cabelo? Como está a sua situação atualmente se caso estiver passado por isso com seu cabelo?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.