Postado dia 25 setembro 2013

Como Age ou Funciona a Cauterizacao a Frio




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Já falei muito aqui no blog sobre diversos tipos de tratamentos de cabelo, dentre eles a cauterização a frio que é a bam bam bam dos salões na atualidade. Mas uma coisa ainda não falada é sobre a ação dela, como ela age?


Uma das cauterizações Redken

Quem lê o blog com assiduidade sabe o quanto eu indico a cauterização a frio. Sim ela é isso tudo que já falei e mais um pouco.

Minhas clientes aqui em Belo Horizonte/MG sabe que não estou exagerando. São pessoas que viram o resultado e optaram sabiamente por fazer mensalmente esse tratamento para poder ter os fios sempre bem cuidados e aptos para passar pelas químicas que a maioria faz.

A cauterização a frio leva esse nome não por conta de não escovar o cabelo e sim porque ao invés de usar uma chapinha para fazer a molécula de queratina, principal ativo na cauterização a quente, ser absorvida nos fios nós usamos um selante de PH, que faz com que os nutrientes depositados nos fios fiquem dentro dele.

Muitos até confundem a cauterização a frio com o botox capilar. Sobre essa dúvida eu já falei aqui no blog:


Vou relatar aqui e simplificar a ação da cauterização a frio.

A cauterização é uma forma de transformação de algo usando de um meio ou método enérgico. Forçado.

Assim sendo a cauterização a frio age de dentro para fora. Depositamos dentro do fio o que o cabelo necessita, para sabermos disso dependemos apenas de fazer a perfeita e correta análise do fio, obviamente que se não entendo de produto ou de fio, de nada adiantará.

Após a aplicação de produtos que tratam a parte interna do fio devemos fazer a selagem, e essa selagem se dá com algum produto que tenha o PH menor que o PH do cabelo.

Vou dar o exemplo pela marca da Redken. No caso da Redken o PH do selante gira entre 3,5 (químicos) e 5,5 (naturais). Quando aplicamos esse selante por cima dos produtos anteriomente aplicados fazemos com que o cabelo, pela força, se feche mantendo assim as propriedades dos produtos anteiormente aplicados dentro do fio.

Eu falei acima de fazer uma "selagem" no cabelo, isso me referindo a baixar o PH do cabelo para ele reter os nutrientes, o que não tem nada a ver com a selagem ou blindagem que andam falando por aí é que é progressiva. A esse respeito leia sobre a tal mentira:



Posteriormente tratamos a parte de fora do cabelo, que é a cutícula.

Observe que a cauterização trata o fio no córtex e na cutícula. Por isso eu falar tanto em cauterização a frio, e para quem é mais espertinho basta observar que eu não estaria falando tanto de algo a toa.

Se as luzes, mechas, relaxamento, alisamento, progressiva de ácidos, progressiva, definitiva, coloração dentre outras químicas agem dentro do cabelo então precisamos, para recuperar esse cabelo, também agir na parte de dentro.

E isso somente é feito com cauterização. De dentro para fora.

Cabelos com quebra, com danos químicos e outros mais graves só irão serem recuperados com cauterização.

E você, já fez cauterização a frio? Conte pra nós sua experiência. 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.