Postado dia 07 abril 2014

Como tratar o cabelo em casa




Muitos acham que cabeleireiro é contra a pessoa tratar o cabelo em casa supondo que o mesmo crê que irá "perder" a cliente ou ainda perder dinheiro com a hidratação. Mentira pura! Eu aconselho e vou aqui mostrar a forma correta de se fazer isso.


Hidratar em casa? Faz parte...



Quem já foi atendido aqui no salão por mim sabe bem disso (e quem dera uns 10~20 comentassem aqui para confirmar isso) que eu indico fazer hidratação em casa. Isso mesmo, eu é quem indico, nem são elas que pedem.


Eu sempre indico fazer hidratação de 1 a 2 vezes na semana para reabilitar o cabelo além de fazer 1 cauterização mensal no salão.

Isso porque a cauterização é um serviço estritamente profissional que a pessoa não poderia fazer em casa e outro porque ninguém hidrata o cabelo semanalmente no salão, que dirá 2 vezes na semana...

Eu falei ali em cima sobre a questão de reabilitar o cabelo, que é um conceito meu, que procuro utilizar em minhas técnicas de recuperação capilar, e seria super indicado que você lesse, pegasse o conceito e mergulhasse nele para seus cabelos estarem sempre maravilhosos, mesmo com química, veja:



Mas vou falar sobre como tratar o cabelo em casa.

Muita gente chega aqui no salão falando que hidrata o cabelo toda semana, que usa bons produtos, no entanto a forma como ela faz e o produto não ser o adequado ao tipo de cabelo acabam comprometendo o resultado final e com isso frustrando a pessoa.

A primeira coisa que se deve fazer para tratar o cabelo em casa de forma correta é saber qual o produto adequado para o problema que seu cabelo está enfrentando. Nesse aspecto eu já apresentei aqui o CCB (Cronograma Capilar Brasileiro) que tem ajudado muita gente e seria ideal que você lesse para então identificar o que seu cabelo precisa:

Posteriormente ao saber os produtos adequados vem a forma de aplicação que aqui vou detalhar bem simples para você entender o passo a passo:

  1. Lave bem os cabelos: para que assim os fios estejam preparados para receber a máscara;

  2. Retire a umidade excessiva: isso faz com que o fio possa receber bem o produto e esse não se perca no meio de tanta água;

  3. Aplique a máscara e espalhe: se possível com um pente ou uma escova, para se ter certeza que o produto foi aplicado de forma eficiente;

  4. Não enxágue em água quente: assim seu cabelo fica com a emoliência verdadeira e não por conta de uma temperatura alta causada pela água.

São passos simples, e talvez você diga que já faz isso e não vê resultado. Te digo que tem algo errado. Veja se o produto é o adequado. Ali no menu PRODUTOS  tem algumas indicações de acordo com o CCB.

Reparei que não falei para fazer aquelas massagens que voam produtos para todo lado nem tampouco para você colocar touca, afinal de contas, na era em que vivemos, produtos bons não necessitam mais de touca. Se uma marca indicar uso de touca, fuja dela!

Quando for fazer a hidratação em casa coloque nessa matéria e veja se você segue direitinho o passo a passo. Faça e depois venha aqui postar o resultado, é um desafio. Eu sei que você ai colher bons resultados.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.