Postado dia 30 junho 2012

Peroxido de Hidrogenio nos Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quero falar para vocês hoje um pouquinho sobre o Peróxido de Hidrogênio. Para que serve? O que é? O peróxido de hidrogênio e a água oxigenada.


Formula do peroxido de hidrogenio
Formula estrutural

Todo mundo fala assim: "meu cabelo não pode com água oxigenada", "se usar água oxigenada meu cabelo vai ficar branco", "se passar água oxigenada no meu cabelo ele fica muito claro" dentre tantas outras frases que estamos acostumados a ouvir quando se trata de coloração e/ou descoloração.

E se você precisa saber um pouco mais sobre descoloração ou decapagem te aconselho a ler este outro post antes:


O peróxido de hidrogênio em solução aquosa é conhecido como água oxigenada. Portanto agua oxigenada nao é peróxido de hidrogênio. O H2O2 só levará este nome de agua oxigenada se estiver em solução aquosa.

A água oxigenada leva esse nome porque é a molécula de água que possui uma molécula a mais de Oxigênio (H2O + O = H2O2). E o que isso tem a ver com o cabeleireiro?

É que ao fazer descoloração ou tintura o peroxido de hidrogênio por ser instável tende a liberar uma molécula de Oxigênio para voltar a ser agua novamente.

E é exatamente esse processo que nos interessa, a liberação do oxigênio. Essa transformação que conhecemos por "oxidação" é que (a grosso modo) faz a tinta e o pó descolorante (persulfato de potássio) agirem no fio clareando o pigmento ali existente.

Quanto maior o nível de peroxido de hidrogênio, maior a volumagem da agua oxigenada. Daí porque as pessoas dizem agua oxigenada de 40 volumes e nós profissionais preferimos falar em 12%, que quer dizer que aquela água oxigenada tem 12% de peroxido de hidrogênio.

O peroxido de hidrogênio também é utilizado como neutralizante em relaxamentos de amônia. Já fiz experiências de ao invés de usar o neutralizante próprio para parar a ação do relaxamento usar água oxigenada. Até dá certo mas não é indicado não.


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

9 COMENTÁRIOS:

  1. Ta complicado... Mas significa então que a emulsão da richesse é diferente de todas as ox? Porque, se usar ela no seu salão é só com a ox dela né? Ou melhor emulsão. 

    Tem diferença nas agua oxigenada? Ativos, essas coisas? Qual clareia mais, a marca faz diferença? Porque toda vez que vou comprar me indicam as marcas que são mais caras e também mais conhecidas.

    Alias, eu usei a OX30 com a 10.0 e como você disse não teve la o resultado que esperava, mas até que ficou legal com um matizador... Vou esperar, um tempo e depois passar a OX 40 (ou12%) com a 9.0 que tinha me indicado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gisele Andrade30 junho, 2012

    que bacana saber mais... pra mim aprender é sempre bom.. gostei

    ResponderExcluir
  3. Olá adorei a dica então eu queria saber se depois que eu fazer as Luzes com pó descolorante mesmo lavando com shampoo ele fica ainda reagindo no cabelo por ser muito forte e vi dicas de usar o Neutralizante Universal para o pó sair totalmente do cabelo e não ter quebra e queria saber se voce concorda em fazer isso se pode mesmo usar um neutralizante universal ja que imagino que tenha Peroxido de Hidrogenio e se vai agridi o cabelo se eu usar ou se realmente é muito bom depois de usar uma quimica forte como pó descolorante usar o Neutralizante Universal já que depois de ter usado
    Água oxigenda no processo de Luzes e se seria melhor eu usar um acidificante ph 2,5 para as escamas fechar depois do processo de luzes que dizem que fecham as escamas abertas qual voce acha melhor por favor me ajuda se eu estou no caminho certo ou se vou agridir ainda mais meu cabelo pois vou retocar minhas luzes e estou com vontade de comprar o neutralizante universal e acidificante para usar depois da luzes e adoro o blog e suas dicas e um otimo Domingo para ti Bjãoooo :):):)

    ResponderExcluir
  4. Lucy;

    a emulsao tem 2,7% de peroxido de hidrogenio e as outras ox podem chegar atá 12%.

    Para usar Richesse é somente com a emulsao dela sim, pois tem menos poder oxidativo.

    Nas águas oxigenadas, os ativos sao os mesmos, o que muda é a volumagem que é a quantidade de oxigenio em cada uma. A que tem maior poder de oxidação é a ox de 40 volumes e a marca faz sim toda diferença pois há marcas com OX estabilizada e outras não. Sempre te indicam as mais caras e mais conhecidas porque essas já foram mundialmente reconhecidas pelos maiores coiffeurs e porque as marcas investem milhoes em pesquisas dos prodoutos para terem uma menor probabilidade erro nas aplicacoes.

    Se voce teve que usar um matizador entao foi porque ficou um tom indesejado. Seu cabelo sendo castanho claro e a OX tendo poder de clareamento só de 3 tons seu cabelo parou na altura de 8 que foi loiro claro e tem fundo de clareamento amarelo (na loreal) ou amarelo alaranjado (em outras marcas).

    Vou te dar uma dica se nao quiser usar um matizador depois: use 9 + 9.2 de Loreal 1/2 a 1/2 com ox de 40. Assim nao precisará usar matizantes ok.

    ResponderExcluir
  5. Eu pensei nisso mesmo... Marlon posso misturar a richesse 902 com a 901? Alias, se não sabe a ... que fiz!! Comprei aquele imedia koleston dizendo que clareia sem descoloração prévia e no meu ficou apagado a 01 e no da minha cunhada que tem a raiz loura escuro ficou dourado!!!

    Nossa precisava de vc nesse dia!! kkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Lucy;

    se misturar voce vai obter apenas um tonalizante mais azulado ainda.

    Nem comento sua peripécia....

    ResponderExcluir
  7. PEROXIDO DE HIDROGÊNIO ENTÃO É PÓ DESCOLORANTE?

    ResponderExcluir
  8. jaqueline olioveira25 abril, 2014

    também tenho a duvida se é considerado o po descolante ou não.

    ResponderExcluir
  9. ÁGUA OXIGENADA ESTABILIZADA ESTRAGA O CABELO??? ME RESPONDE POR FAVOR, ESTAVA QUERENDO PINTAR O CABELO MAS MORRO DE MEDO DE QUEBRAR OU DEIX-ALO RUIM :(

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...