Postado dia 22 junho 2012

Pontas Ressecadas O que Fazer?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos. Muitas mulheres, principalmente, já tiveram os cabelos quebrados e agora se pegam com as pontas ressecadas e feias. Aí você se pergunta: O que fazer com as pontas ressecadas? E é pra isso que vim aqui hoje: para dar solução...

Como recuperar pontas ressecadas
Tá ressecado tá?



Primeiramente eu te pergunto: Você sabe qual a diferença entre cabelo seco e ressecado? Se você não sabe ou não tem certeza, então precisa identificar se o seu está seco ou ressecado, para isso veja essa matéria:


Sabendo agora que realmente seu cabelo está com as pontas ressecadas continuemos...

Normalmente as pontas ressecam após passar por processos furiosos de química. Sim, sim, aqueles em que a descoloração é muito forte, ou o relaxamento.

Para piorar você não CORTOU nem hidratou, ou seja, fez o pós química. Aí você se pega com as pontas ressecadas e espigadas, e se tem progressiva aí sim a coisa ficou feia. Eu sei que você deve estar desesperada(o) mas tem solução e é até fácil.

Ah, antes vou sugerir que você siga nosso Instagram @cabelosesonhos para você ficar por dentro de fatos e fotos que não são publicadas aqui.

O cabelo ressecado precisa, além de água, de ÓLEO. Sim, lipídeos. Para que? Para se reidratar, ou seja, hidratar duas vezes mais. Mas há casos em que somente a hidratação não resolverá. Então aqui alguns passos, explicados, pra você fica feliz com suas pontas que estão ressecadas:

  1. Cortar as pontas: "ahhhh mas não quero cortar"! Mas é necessário, pois se está ressecado provavelmente o córtex já está todo dinamitado, então se não cicatrizar irpa acabar quebrando e aumentando o ressecado. Corte ainda que seja 1 dedinho hoje e outro daqui 2 meses;
  2. Cauterize: a cauterização trata o fio de dentro para fora, restaurando o cimento intercelular, que é a grosso modo "o músculo do cabelo" e quem dá força ao fio;
  3. Hidrate: assim você evita que as pontas fiquem novamente ressecadas;
  4. Use defrizante ou leave-in: SEMPRE. Isso mesmo, vai escovar, leve o seu defrizante, não espere pelo cabeleireiro ter no salão. E o leave-in você deve usar sempre que for deixar os cabelos ao natural. Há leave-ins que servem como defrizante também, basta ver se na embalagem aconselha que pode escovar ou secar. E que ambos sejam termo ativados, para proteger do secador.

Se o cabelo ressecar e não for feito o que foi falado acima seu cabelo poderá se encher daqueles pontinhos brancos. Se você não sabe o que são então leia:


Talvez você já até sabia de tudo que falei acima, mas não sabia que tudo deveria ser observado e feito junto.

Volto a dizer: tratamento preventivo é melhor do que o recuperativo, e gasta menos. Corte 1 dedo de 3/3 meses. Hidrate de 15/15. Use sempre protetor para secar os fios.

Fazendo assim você sempre terá fios lindos.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.