Postado dia 30 julho 2012

Acido Hialuronico nos Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Algumas postagens atrás eu falei sobre esse principio ativo que vem sendo muito utilizado na cosmetica capilar por várias empresas. Tal composto tem ganhado cada vez mais conceito e e divulgação por isso resolvi falar um pouco sobre o mesmo em relação ao que interessa aos nossos leitores: os cabelos.

Formula estrutural


O ácido hialurônico é muito utilizado na área da cosmética, principalmente na área mais voltada à, estética em geral. Como não entendo de estética não vou nem entrar no mérito.

Ele é um elemento orgânico formado por outros dois elementos, os quais não vem ao caso falar.

O ácido hialurônico faz com que a integridade das fibras de colágeno presentes no corpo sejam preservadas. Como disse a vocês não vou por o dedo em estética mas o colágeno garante a elasticidade e lisura da pele e sua quantidade na pele é inversamente proporcional à idade, ou seja, mais velho = menos ácido hialuronico = mais rugas.

Na estética (já estou falando demais de estética) é muito utilizado para preencher sucos deixados pelas rugas (que são uma horror nas makes, que também não é nosso foco) e para o cabelo a intenção é também de preenchimento.

Sabemos que o cabelo é formado de várias proteínas como a queratina, a elastina, e também o colágeno. E o colágeno é o que garante a elasticidade do fio.

Então o que temos é que o ácido hialurônico nos cabelos tem o intuito de preencher espaços deixados por trabalhos químicos ou mecânicos e que com o passar do tempo deixaram os fios com "buracos", caso do formol nas escovas progressivas.

Em um aritgo sobre indicação de escovas progressivas eu já tinha citado o elemento:


Particularmente eu tenho gostado muito do trabalho dos químicos contemporaneos na busca por novos elementos quimicos que possam ser inseridos na vida capilar. É uma busca válida uma vez que cada vez mais a estética capilar vem ganhando contornos tão grandes como a informática.

O que não recomendo é progressivas sendo vendidas como "escova de ácido hialuronico" falando para as pessoas que vai deixar o cabelo de uma forma maravilhosa. Mil vezes não!

Um bom profissional ou quem estuda deve saber que um meio que tem o PH muito baixo, ou seja, ácido, tende a se afinar tanto a ponto de se dissolver, assim como acontece quando o PH é muito alto e o cabelo acaba se desintegrando.

Então queridos leitores do Cabelos E Sonhos, produtos com ácido hialuronico para os cabelos somente os shampoos, condicionadores, mascaras e de tratamento. Nada de progressivas que deixam seus cabelos maravilhosos ok.

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Ajude o blog a crescer. Seja Fã da nossa Página aqui ao lado!

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

47 COMENTÁRIOS:

  1. Katia Santos30 julho, 2012

    Olá Bruno, seu blog é excelente, sempre que tenho algua dúvida o procuro para me certificar de estar fazendo a coisa certa!

    Gostaria muito que você fizesse um post sobre mechas em geral em cabelos relaxados/alisados.
    Existe poucos assuntos sobre isso pela internet, e em alguns encontro divergência. Por exemplo: o que é mais recomendado, tinta ou tonalizante? Se a intenção for mechas mais claras, é permitido descolorir? E quanto a água oxigenada?

    As mechas têm feito a cabeça das mulheres, gostaria de ver um post aqui sobre o assunto!!!

    Obrigada e mais uma vez parabéns!
    Beijos Katia.

    ResponderExcluir
  2. Eu uso a mascara substantif kerastase e um leave in lanza, ambos com o ácido hialurônico como principio ativo. Meu cabelo ama... 

    ResponderExcluir
  3. Flavia Goncalves31 julho, 2012

    Sou profissional da área da beleza e a pouco tempo descobri seu site. Tem me ajudando muito, vc é muito claro nas explicações.Parabéns!! Pela sua sabedoria e sua humildade de passar seus conhecimentos para outras pessoas. Porque infelizmente nesse mundo da beleza, as pessoas retem muita inforamação e um quer engolir o outro. abs e obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Edna

    Realmente estao investindo no AH.

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruno, quero te parabenizar pelo blog. A clareza com que expõe o teu conhecimento me tem sido de grande valia, gostei muito. Sou principiante na área da beleza, tenho lido sobre relaxamento, e etc., se puderes indicar algumas marcas de progressivas e comentar o efeito delas, eu ficaria grata. Att, Lisele.

    ResponderExcluir
  6. Lisele

    Leia a materia MINHAS INDICACOES DE PROGRESSIVA e entenderá.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda Ribeiro01 agosto, 2012

    Muito interessante o post! De verdade! Bjs.

    http://pordetrasdoespelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. maria carolina barbosa02 agosto, 2012

    Olá, vc me convidou pra conhecer o CES, mas eu tenho que te dizer que eu já conhecia! hahaah, gostei do post realmente tenho visto por aí produtos com ácido hialurônico, uma tendência que veio dos dermocosméticos acredito eu. Inclusive eu to com uma amostra de uma máscara da Truss que contém ácido hialurônico, e to bem curiosa pra usar ela. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Regina Celi17 agosto, 2012

    ola bruno sou cabeleireira formada pelo senac há 19 anos .
          dando uma voltinha na net encontrei essa pagina e gostei muito de tudo que vc falou 
    e vc estar  certíssimo. continui ajudando quem não sabe e evitando mais danos aos cabelos 
    das pessoas .
         vc como eu o que ver de cabelos estragados . mas a cosmetica e igual a polítca : promete mas não cumpre kkkkkkkkkkkkkkkk

                um grande abraço bruno 

    ResponderExcluir
  10. Kah Santos17 agosto, 2012

    Olá Bruno, 
    Eu uso relaxamento a base de guanidina, meus cabelos estão saudaveis, e gostaria muito de fazer mechas!
    Antes de ir ao salão gostaria de saber sua opinião, sobre como descolorir danificando o mínimo possível. Li sobre uma linha descolorante sem amônia da L'oreal (Majimeches) e achei a proposta interessante, você me recomendaria? 

    Me indique o melhor procedimento!

    Obrigada e parabéns pelo blog!
    Beijos Katia.

    ResponderExcluir
  11. Existe uma linha da empresa Biotropic, a Tut hair que tem uns produtos à base de ácido hialurônico, uma vez vi na prateleira de uma perfumaria fiquei muito curiosa para experimentar, mas não comprei porque estava em dúvida se era disso mesmo que meu cabelo precisava. Acho que vai fazer bem ao meu cabelo que ainda tem escova progressiva da metade para as pontas e anda meio poroso. Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  12. Regina,

    na verdade eu confio e tenho sempre os resultados da cosmetica que quero. Mas depende do produto e da boa anamnese do profissional. Abraço

    ResponderExcluir
  13. Kah,

    majimeches é indicado para bases loiras. De qualquer forma não indico clarear mais que 2 tons em cabelos com guanidina, e ainda assim com produtos sem amonia mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Aconteceu algo que não entendi...
    Bom, aliso meu cabelo com tioglicolato de amônia, da marca blindagem fio e pontas, na realidade eu usei ele da ultima fez que fiz o retoque, mas a maior parte do meu cabelo está com essa quimica, mas em forma de definitiva feita em salão!
     Usei tb umas 4 vezes uma escova progressiva que diz ter acido hialurônico em sua fórmula!
     Então, eu resolvi fzer uma ''caca'', enjoei da cor natural dos meus cabelos que são beem escuros, e resolvi fazer uma californiana, mas como estou com pouco temp$$o, fiz em casa mesmo( sei, sou uma louca varrida) e sozinha, com uma técnica que aprendi na net...kkk
     Para descolorir, usei yamá free sem amônia para cabelos quimicamente tratados e OX da mesma marca vol. 20. Não se passaram nem 10 min, e começou a esquentar assustadoramente, e eu cori e lavei...mas já era tarde...nem sei dizer o que é isso que meu cabelo se transformou...sorte que não foi nele todo!!
     Gostaria de saber pq isso aconteceu, Pensava que o tio fosse compatível com tinturas.
     E o que faço agora, sou morena clara, mas essa cor horrenda que ficou não combina comigo.
     Posso tonalizar de castanho escuro?
     E para recuperar o que devo fazer...perdi a alegria de viver...meu cabelo estava tão bonito e hidratado...
     Desculpe o texto enorme, e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  15. Suze,

    nao continue experiencias em casa. Nao vou dar dica do que fazer porque nao quero ser responsavel por um desastre ok.

    ResponderExcluir
  16. Não queria dicas de produtos químicos, pensei que pudesse me dar dicas de como recuperar  a saúde deles, até mesmo pq depois dessa burrada, química em casa nunca mais...nem em qq salão!!!
    Vc tem ideia exatamente do que aconteceu? se algum produto era incompatível entre si?
    Dps que me tornei seguidora do seu blog e aprendi muitas coisa, é que percebi a extensão da gravidade do que fiz, Obrigada...Estou fazendo o cronograma capilar e final do mês irei comprar esses novos produtinhos que vc indicou. Além disso vc me indicaria mais algum tratamento. Eu cortei eles, escureci e eles já estão bem melhor, dps de algumas dicas que segui aqui!!!
    Bjs e obrigada...

    ResponderExcluir
  17. Suze,

    o que aconteceu foi que o produto que voce usou a base de acido acidificou o cabelo deixando-o fino demais e quando voce usou o persulfato de potassio para clarea-lo voce acabou por elevando a temperatura da queratina desestabilizando-a e partindo assim o fio.

    Eu tenho certeza que seguindo as dicas aqui voce ira recuperar o cabelo.

    SE SEGUIR TUDO eu ponho a prova voce voltar aqui e contar pra todo mundo se sou charlatao ou verdadeiro. Topa o desafio? Voce vai ter um lindo cabelo.

    ResponderExcluir
  18. Bruno, descobri agora seu blog e vc já me passou uma confinça enorme. o problema é o seguinte: meus cabelos são cacheados e muito volumosos e desde os 13 anos fazia relaxamento. Agora tenho 20, e como fiz reflexos, passei a usar progressiva(dizem q é de ac acético, mas com ctz tem Formol!) para não quebrar o cabelo descolorido. Mas são tantas as indagações sobre progressiva, me diga uma coisa: tenho de escolher ser loira ou ter cabelo liso? não posso ter as duas coisas juntas? não queria me desfazer dos meus cabelos loiros, muito menos meu cabelo liso. estava com esperança no ácido hialuronico, mas vc falou q não existe progressiva de ac hialuronico, fiquei na dúvida ... =/

    ResponderExcluir
  19. Clediany,

    pode ter os 2 desde que bem feito.

    ResponderExcluir
  20. Amei seu blog. Os cabelos processados com esse ácido ficam finos e como recupera-los? Também gostaria de saber se todas escovas com ácidos provocam esse afinamento da fibra.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  21. Laninha,

    todos provocam o afinamento.

    ResponderExcluir
  22. Vc está equivocado sobre os ácidos usados em tratamentos capilares...de fato esses tratamentos teem o ph abaixo da fisiologia do cabelo, que chega a 1,0 a 1,5, mas hoje já é possivel estabilizar o ph novamente, permitindo que se faça na mesma semana uma coloração ou até mechas (dependendo de uma anamnese bem feita). Abraço

    ResponderExcluir
  23. Rubens,

    e de que importa estabilizar o Ph depois que o cabelo afinou e perdeu massa capilar e teve sua estrutura alterada permanentemente? A questão aqui é o afinamento dos fios, eu sei que pode ser feito uma coloraçao dependendo do fio, mas aqui a questao é a forma dele, entendeu/ Grande abraço.

    ResponderExcluir
  24. olá, Marlon!

    Sou sua fã! Adoro seu blog.

    Depois das progressivas com formol, meus cabelos afinaram consideravelmente. Estou fazendo o CCB e já estou sentindo melhora significativa!

    Gostaria de saber o nome de alguma máscara com ácido hialurônico.

    Sei que é o conjunto do tratamento que irá recuperar meus cabelos. Para encorpar os fios, qual é o melhor componente?



    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Meire,

    esqueça o acido. Para encorpar o fio voce precisa de item força e nesse caso essa linha é o ideal para voce, principalmente por conta do formol http://bit.ly/XJvt8J

    ResponderExcluir
  26. Letícia Becker25 fevereiro, 2013

    Oi, Marlon!

    Ontem usei o creme de hidratação da Tresemmé e hoje percebi meus cabelos finíssimos nas pontas, a ponto de quebrar. Aí lembrei das suas matérias sobre progressiva e PH ácido, e descobri que o tal creme tem PH 3.3 (segundo o site da marca). Esse PH também é considerado baixo, a ponto de afinar/partir o cabelo? Ahh, e o detalhe é que há pouco eu tinha usado creme de reposição de massa, e o cabelo estava bem mais grossinho...

    ResponderExcluir
  27. Shirley Oliveira21 março, 2013

    Oi gostei do blog muito informativo, e aproveitando queria tirar uma duvida... meu cabelo é encaracolado e seco, fui no salão e fiz esta ta escova que me venderam como escova definitiva a base de Ácido Hialurônico, amei o resultado, meus cabelos ficaram lisos, leves e soltos, porem a cabelereira nao quis me dá o nome do produto e somente da base. Gostaria de saber quais produtos e marcas confiaveis trabalham com este produto... obrigada

    ResponderExcluir
  28. Shirley,

    odeio acidos, entao....

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, estou precisando alisar meu cabelo, e só tenho estas opçoes no momento: progressiva ybera e progressiva infinity liss. Qual delas vc me aconcelha (é a menos pior)?? A primeira é acido hialuronico e a outra é acido latico com acido glicilico. Gostei muito do seu blog. Desde ja, agradeço.

    ResponderExcluir
  30. Samantha Rodrigues03 junho, 2013

    Maerlon não sei se já ouviu falar do Botox da Lola Cosmeticos. Está dando o que falar!! vi que na composição tem Ácido Hialurônico, Toxina Botulínica e

    DMAE. Li sua matéria e fiquei na duvida. Você me indicaria fazer?

    ResponderExcluir
  31. Alessandra14 julho, 2013

    Marlon, então o que uma boa escova progressiva precisa ter em sua fórmula ? Vc disse nada de formol ou acidos, então por favor fale algum componente.

    ResponderExcluir
  32. Alessandra,

    pelo raciocinio lógico, nao tendo esses dois EU MARLON nao tenho nada contra.

    ResponderExcluir
  33. Olá Marlon,
    Primeiramente parabéns pelo blog.
    Li estes artigos:
    http://www.cabelosesonhos.com/2013/06/a-melhor-escova-progressiva-do-mercado.html#uds-search-results
    http://www.cabelosesonhos.com/2013/01/a-escova-cadiveu-e-o-problema.html#uds-search-results

    Vc disse que não recomenda as escovas como as da Cadiveu, por ser à base de ácidos.
    Meu cabelo não tem química (escovas, tinturas etc), mas gostaria de tratá-lo para se manter hidratado etc. Pesquisei e achei mts pessoas indicando o kit de tratamento Cadiveu Plástica de Argila que é à base de Ácido Hialurônico. Este kit contém Shampoo Revitalizante, Máscara e Fluido Finalizador. Pelo que eu entendi é um kit para hidratação, mas ao ler os artigos do seu blog fiquei com dúvida se deveria ou não experimentá-lo. Se você puder, gostaria de saber sua opinião à respeito do tratamento citado e se me recomendaria.

    Obs.: Se vc não quiser expressar sua opinião por conta de citações de marca, eu entenderei. Mas quero pedir-lhe encarecidamente que responda (sim ou não) ao menos a questão: Devo fazer?

    Agradeço.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  34. Kelli,

    faz essa escova progressiva não.

    ResponderExcluir
  35. Stephan Levita04 setembro, 2013

    Marlon, boa tarde! Sou farmacêutico e sempre me interessei muito na área de cosméticos durante a graduação e atualmente trabalho na parte de pesquisa e desenvolvimento de produtos para os cabelos. Estava buscando informações na internet sobre o uso de ácido hialurônico em alisamentos e achei o seu post. Recebemos uma amostra de matéria-prima contendo a substância em questão e estamos estudando a possibilidade de realizar testes quanto à sua aplicabilidade. A título de esclarecimento, o fato de uma substância levar o nome "ácido" não implica que não presta ou não serve para uso (pele, cabelo, enfim...)... para isso existem outras substâncias para ajuste de pH (ácido cítrico e hidróxido de sódio), que respeitam o potencial de liberação de prótons de cada área a qual o produto será aplicado para minimizar possíveis agressões ou irritação local. Caso tiver interesse, posso mandar os resultados dos testes que faremos com o ácido hialurônico, caso realmente resolvamos fazê-lo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia, Pena que eu não more em sua Cidade, um Profissional tão qualificado passa tanta confiabilidade. Eu tenho alergias a Formol e uso Mechas de Oxigenada de 30m, eu poderia fazer uma Escova de Botox? ou algum alisamento sem formol. Obrigada e Parabéns

    ResponderExcluir
  37. OLA BOA NOITE!
    ESTAVA DANDO UMA OLHADA NA TAL PROGRESSIVA DA PORTIER, AI VIM PARAR NO SEU BOLG, ALIÁS ELE É MUITO ÚTIL E INTERESSANTE, PARABÉNS PELA INICIATIVA!

    TENHO OS CABELO GROSSOS, REBELDES,VOLUMOSOS E QUE EMBARAÇAM MUUITO, ENFIM FUI ABENÇOADA.
    GOSTARIA QUE VC ME INDICASSE UMA PROGRESSIVA OU INTELIGENTE OU OUTRO PRODUTO PARA O MEU TIPO DE CABELO, LI SUAS MATÉRIAS, MAS FIQUEI UM POUCO PERDIDA E TAMBÉM COM MEDO, AFINAL CABELO SE CAIR NÃO NASCE DA NOITE PRO DIA.
    SE PUDER ME ORIENTAR, SERÁ DE GRANDE VALIA.
    ABRAÇO E MAIS UMA VEZ PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  38. Marlon tem uma matéria aqui que fala à respeito de como recuperar os cabelos que estão elásticos. Acredito que já li todas as suas matérias, mas sempre volto com alguma dúvida a sanar. Pelo que eu entendi os cabelos que perderam a elasticidade devem ser tratados com produtos à base de colágeno. É isso? Somente colágeno ou também a elastina? Obrig! :)

    ResponderExcluir
  39. Marlon o que vc me diz sobre os produtos da la riccy, vc conhece? http://lariccy.com/

    aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  40. Deri, eles precisam de força. Sendo assim todos aqueles elementos de força citados no item força do CCB são igualmente válidos. Eu tenho usado aminoacidos e proteinas. Assim fica mais facil voce compreender e aplicar. Da uma olhadinha no força do CCB la no menu ok.

    ResponderExcluir
  41. Rosiane Ribeiro Pereira14 novembro, 2013

    Olá! Gosto muito do seu blog, acompanho sempre. Estrou com uma dúvida: cristalização de fios é a tal "progressiva" com acido hialurônico?

    ResponderExcluir
  42. Mucio Arlen Arlen09 dezembro, 2013

    falou quem entende.

    ResponderExcluir
  43. Stephan, gostaria sim de obter o resultado dos testes. E realmente o que você falou é verdadeiro, nem todas substancia cuja nomenclatura seja "acido" é danoso ao cabelo, vide muitos possuirem acido citrico em sua formula. Aqui eu me referi ao tipo de acido que está sendo utilizado nas escovas progressivas com intuito de alisamento capilar, que no caso acabam por alterar as pontes dissulfetos. Abraço.

    ResponderExcluir
  44. Entao está bem,vc quer dizer que acido pra escova progressiva nao é bom.Mais para tratamentos sim.Nao entendi nada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...