Postado dia 13 agosto 2012

O que é Mordaçagem Capilar?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Voltando um pouco sobre os aspectos técnicos aprendidos ainda em fase de formação quero falar aqui para vocês um assunto relacionado à tintura. As vezes você quer saber sobre como passar a tinta no cabelo mas de que adianta saber passar a tinta se não souber como conseguir a cor. E os cabelos que não pegam tinta? Como fazer para ficar bonitinho? Isso é o que a mordaçagem quer resolver.


Lembrou do machucado?

Mordaçagem é uma técnica bem antiga, não que eu seja antigo, mas é uma técnica que visa preparar cabelos muito queratinizados que não fixam tinta corretamente.

Normalmente cabelos assim são os cabelos grisalhos que foram muito queratinizados pelo próprio organismo humano. São fios extremamente brilhantes e na sua maioria grossos.

Quando se aplica a tinta nesse fio ela acaba por não cobrir o branco e este acaba por ficar manchado ou com uma cor muito aquém da cobertura prometida, exemplo: aplica-se uma loiro escuro mas a cor fica um loiro clarissimo.

Eu ensinei como cobrir um cabelo branco perfeitamente em outra matéria:


Nestes casos o ideal é fazer a mordaçagem. Técnica utilizada para fazer com que o cabelo inche a acaba por dilatar as cutículas ou escamas, que é a parte externa do fio, permitindo assim que o pigmento artificial penetre e com o oxide dentro do córtex capilar.

Se você não entende muito de cabelo e gostaria de estar sempre por dentro das notícias de cabelo quando forem lançadas aqui no blog então assine nosso FEED.

Em outra oportunidade eu falei sobre como cobrir cabelos brancos com a tintura inclusive ajudando na técnica, se se você não leu pode conferir logo abaixo:


A mordaçagem nada mais é que a aplicação de peróxido de hidrogênio a 3% líquido em cabelos brancos antes da tintura. Traduzindo: água oxigenada líquida de 10 volumes.

Deve ser aplicado o líquido nos fios esperar secar. Após isso a coloração deve ser aplicada em cima da mordaçagem normalmente como normalmente se faz.

Hoje as tinturas estão muito mais modernas. A química cosmética evoluiu muito nos últimos anos, o que permite que em sua grande maioria não haja a necessidade de fazer a mordaçagem para cobrir os fios brancos.

A pergunta que deixo para vocês responderem abaixo é: já fizeram a mordaçagem ou pretendem fazer ou ainda indicar para alguém que não consegue cobrir os brancos do jeito que gostaria?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

35 COMENTÁRIOS:

  1. No caso meu cabelo é grosso, porém não tenho fios brancos mas nunca consigo chegar ao tom desejado a tinta "Não pega", posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  2. Angela Hyyrynen13 agosto, 2012

    Marlon

    Em um cabelo castanho médio (aquele que no sol fica com os reflexos bem avermelhados) é preciso descolorir ou pode jogar a coloração normalmente? É que tô querendo pintar de um castanho claro com reflexos dourados, tipo: um 7.13 da richesse.

    No salão em que fui me disseram que não era preciso, que meu cabelo não era tão escuro e blá, blá, blá.... 

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria, pois tenho esta dificuldade em colorir cabelos brancos sem que com algumas lavagens já comece a  aparecer, não sabia desta técnica,  está sendo muito instrutivo para mim ler as matérias do seu blog, pois estou aprendendo muito com elas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a materia!!! Marlon tenho muitas duvidas sobre cabelos brancos e essa era uma delas q acabei de tirar,obrigada.
    Mas uma coisa q fico muito na duvida e relaxamento em cabelos brancos, pessoas com a raiz 100% branco pode relaxar normalmente ou tem algumas tecnicas?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Marlon,
    O correto seria pintar o cabelo antes ou depois da progressiva?

    ResponderExcluir
  6. Amei a matéria, tirou minha dúvida.
    Muito Obrigada!!!
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  7. Afortunatta26 agosto, 2012

    Vou utilizar a técnica e retorno para te contar, ok!!!Muito bom o Blog !!!

    ResponderExcluir
  8. Cakes hill,

    lembre-se que tinta nao clareia tinta. E outra: voce so consegue clarear um cabelo 4 tons com tinta, acima disso somente com descolorante ok.

    ResponderExcluir
  9. Angela,

    se quer castanho claro dourado entao não é 7.13 e sim 5.3.

    Nao so o castanho medio tem reflexo vermelho mas o escuro e o claro tambem. Independente das duas tonalidades que indiquei use com oxidante de 40 volume. Dica: richesse nao adianta, tem que ser tinta.

    ResponderExcluir
  10. Manoela,

    pode sim mas o melhor é com amonia pois com guanidina os fios ficarão verdes.

    ResponderExcluir
  11. Afortunatta,

    estarei aguardando

    ResponderExcluir
  12. Utilizei a técnica indicada e tive os cabelos brancos cobertos !!!Uma maravilha, inclusive lavei os cabelos e a tinta nao saiu !!! Oubrigada!!!!

    ResponderExcluir
  13. Ola Marlon, minha dúvida não tem a ver com essa matéria, mas não achei nenhum post que fala a esse respeito por isso questiono aqui. Estou tingindo ha algum tempo meu cabelo de ruivo acobreado, uso tinta 7.4, mas ela desbota extremamente rápido e por isso tem que tingir de 15 em 15 dias oque está acabando com meu cabelo. Gostaria de saber se vc tem alguma dica para que a tinta desbote menos, alem das que ja ouvi que é lavar menos, evitar sol e agua quente e usar xampu para cabelos coloridos ? Tem 3 mese que uso essa cor e não consegui ficar nem uma semana com a cor desejada, pois ela muda a cada lavada. É verdade que com o tempo desbotará menos pois o pigmento ja terá fixado mais ? Se meu cabelo tiver mais hidratado desbotará menos doque a tintura nele todo danificado ? Me ajuda por favor, meu sonho é ter o cabelo parecido com o tom ruivo natural, mas to quase desistindo pois to acabando com o cabelo de tanto tingir. Abs e muito obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Afortunatta,

    que legal. Bom esse comentario aqui, vlw.

    ResponderExcluir
  15. Priscila,

    está usando tinta ou tonalizante?

    Nao, sim.

    ResponderExcluir
  16. Estou usando tinta, só não sei a marca que minha cabeleireira usa.

    ResponderExcluir
  17. Priscila,

    esse é o problema. Quanto mais tinta mais poroso menos fixação com o passar do tempo. Faça a raiz com tinta e no comprimento use tonalizante.

    ResponderExcluir
  18. Exclusivacosmetics17 setembro, 2012

    Olá, adorei o seu blog e suas dicas maravilhosas. A única coisa que não gosto é a cor do blog, este fundo preto com letras brancas doem muito nos meus olhos o que causa um grande desconforto na leitura. Vale a pena mudar! Realmente um fundo branco ou bege e letras pretas são melhores! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi marlon, por favor, essa ox de 10 Vol. tem que ser a líquida, ou seja, a que se usa em machucado? Não podemos usar a cremosa? Desde já, agraço. Abs

    ResponderExcluir
  20. oi eu gostei dessa tecnica da amordaçagem  e bem interessante vou uzar pra pintar o cabelo da minha mãe rsss, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Marynika715606 novembro, 2012

    olá eu adorei estou estudando colorimetria amei  obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  22. Marlon , me ajude pois eu fiz uma marroquina na freguêsa e não pegou nada da quimica . Acho q é por ser um cabelo bem queratinizado e hidratado. Lavei com antiresíduo 3 x e não abria a cuticula dos fios e assim mesmo tentei e não surgiu efeito . Me ajude o que fazxer neste caso por favor.

    ResponderExcluir
  23. olá gostei muito de seu blog parabéns ! tenho uma filha de 3 anos com um cabelo afro muito seco ou ressecado o problema ´q que ainda não consegui encontrar um produto adequado pro seu cabelo .Quanto mais hidratante um creme de pentear eu uso mais ressecado ele fica sera que vc pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  24. Thata Oliveira03 março, 2013

    Olá Bruno, meu nome é Thamires e eu gostaria de tirar uma dúvida contigo. Tenho cabelo castanho médio e gostaria de chegar a cor ruivo natural, como da Marina Ruy Barbosa, que tinta ou tonalizantes eu devo usar? Ressaltando que meus cabelos tem progressiva e um pouco de guanidina ainda, pela metade do comprimento dos fios, sendo que eles batem nos meus ombros. Tem algum problema usar tintura em fios com guanidina ou progressiva? Devo usar tintura ou tonalizante? Que cor devo usar?

    ResponderExcluir
  25. Thata Oliveira03 março, 2013

    Olá Bruno, primeiramente quero te parabenizar e agradecê-lo por seu blog, pois tem ajudado muita gente. Eu gostaria de tirar uma dúvida contigo. Meu cabelo é castanho médio, e eu quero pintá-lo de ruivo natural, como a cor do cabelo da Marina Ruy Barbosa, mas lembrando que meu cabelo tem progressiva por inteiro e guanidina pela metade. Gostaria de saber se pode usar tintura ou tonalizante com progressiva e guanidina sem problemas? E qual cor eu posso uma pra chegar nesse tom que eu quero tanto *----* Beijuu!

    ResponderExcluir
  26. oi, vc pode me dizer se posso fazer isto antes de aplicar hena? uso hena loiro sueco pra dar reflexos loiros nos brancos!

    ResponderExcluir
  27. Monique Barbosa20 setembro, 2013

    Olá! muito bom o seu blog. Parabéns! Bom, meu cabelo passou por um processo de descoloração e após esse procedimento não fixa mais tinta nenhuma. Eu pinto o cabelo, ele escurece, mas poucas lavagens depois desbota tudinho e fica avermelhado. Uso loiro escuro mate pra tentar tirar o fundo vermelho, mas não pega! o cabelo continua do mesmo jeito. Não sei mais o que fazer!

    ResponderExcluir
  28. Juscelina Campos09 outubro, 2013

    Gostaria de fazer a mordacagem. No meu caso pra cobrir fios brancos, vai funcionar?

    ResponderExcluir
  29. Adorei esta técnica!
    Irei fazer no meu cabelo.

    ResponderExcluir
  30. Vanda Fuentes17 março, 2014

    Oi, gostei muito da mordeçagem, vou fazer tenhomuitocabelo branco na frente. e gostaria de saber sobre a tinta cor e tom . cor 7.0 se posso misturar ela com qual cor fantasia.? obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...