Postado dia 07 setembro 2012

O que é Pre-Pigmentacao no Cabelo


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Recentemente falei sobre algumas técnicas aqui no blog para coloração. Técnicas estas que são feitas anteriormente à aplicação de um modo em geral para ajudar na coloração ou melhorar o seu aspecto. Nesse diapasão venho apresentar para vocês mais uma técnica: a Pré-pigmentação.


Foto: Mark Mawson



A pré pigmentação, como o próprio nome já diz, constitui uma contribuição de pigmentos anterior à uma pigmentação. 


Nos cabelos usamos a pré pigmentação para preparar um cabelo para receber uma coloração a qual possa resultar em um cabelo com uma cor indesejada.


Essa técnica também pode ser usada para cabelos brancos que querem ficar vermelhos por exemplo, assim como a mordaçagem, que é outra técnica.

Eu falei dela e de como cobrir brancos aqui:




Vamos a um exemplo prático: a pessoa tem o cabelo na altura de 9 (loiro clarissimo) e deseja ter o cabelo castanho claro 5 que é a cor do seu cabelo natural. Em um caso semelhante à esse se a pessoa aplicar diretamente a cor desejada (castanho claro) o cabelo ficará laranja. Por que?

O cabelo loiro tem pigmento amarelo e o castanho claro pigmento vermelho. Vermelho + amarelo =  laranja. Simples assim.

Se você não quer somente teoria mas também aprender como fazer essa técnica então veja:



A pré pigmentação evita esse tipo de comportamento. O correto é pigmentar o cabelo, em regra, com o mesmo pigmento que se quer alcançar a cor final.

No caso descrito acima então deveríamos pegar o pigmento vermelho, aplicar no cabelo, que iria ficar laranjado do mesmo jeito, para então após o tempo de pausa aplicar a coloração da forma tradicional.

Isso explica um pouco porque a pessoa tem o cabelo loiro platinado (descolorido) e após aplicar o loiro escuro diretamente o cabelo acaba por ficar chumbado (verde/azulado) mas isso é caso de fundo de clareamento reverso, questão para outra matéria que falarei mais para frente.

E se algum cabeleireiro, profissional, técnico, blogueiro quiser vir aqui falar o que é o fundo de clareamento reverso então vou encontrar um novo sócio para o blog (acho difícil) mas fica aí o desafio.

Uma pergunta para você: já fez pré pigmentação alguma vez? Agora que sabe o que é pretende fazer para conseguir aquela cor tão desejada?



Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

38 COMENTÁRIOS:

  1. Amelia corlaite07 setembro, 2012

    e se a pessoa está com fundo escuro e quer clarear tipo 5.4 para 9.4 , dá pra pré-pigmentar?

    ResponderExcluir
  2. Pattybacellar07 setembro, 2012

    Oi Marlon! Vou fazer a pré pigmentação na próxima vez que for colorir as madeixas, inclusive já tinha até falado com você anteriormente por e-mail. Meus cabelos não seguram mais a coloração que eu coloco, por já ter feito diversas descolorações, conforme o tempo passa a tintura vai clareando até quase ficar loira de novo. Aí optei pela pré-pigmentação. Só estou curtindo um pouco as últimas luzes que fiz, para depois voltar a ser morena (por tempo determinado é claro!) Abraço.

    ResponderExcluir
  3. magna de lima silva santos07 setembro, 2012

    Bruno gostaria que vc me indicasse um matizador..pois meus cabelo esta muito acobreado ...grata bjs 

    ResponderExcluir
  4. Você é definitivamente um Guru!!!
    eu só fazia isso quando quero usar alguma mecha colorida, nas cores "normais" nunca tinha tentado, na próximas que for mudar de cor vou fazer como você explicou, porque é super chato querer uma cor e ficar completamente diferente.

    Beijos!!
    http://www.cacau-makeup.blogspot.com.br/ 

    ResponderExcluir
  5. Leticia Mulher De Fases07 setembro, 2012

    kkk rindo muito aki, pois eu já fui loira, e uma vez fiquei com o cabelo verde, pintei em casa sozinha no dia do meu niver ainda, foi um desastre kkk 

    Ai Bruno se vc vier ao RJ quero muito deixar meu cabelo em suas mãos, percebo o seu grande conhecimento e amor pelos cabelos, num deixa de avisar se vier hein?! 

    http://www.umamulherdefases.com.br/ 

    ResponderExcluir
  6. Pigmentar é com tonalizante ou com a tinta? Não entendi direito.

    ResponderExcluir
  7. Suzana Mogari08 setembro, 2012

    Amo todas as matérias, e fico sempre atenta, e quando é alguma matéria que vai interessar pra alguém, já logo compartilho, afinal amo o blog cabelos e sonhos, pode continuar que está muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Leticia,

    quem sabe eu nao vá em Outubro. Terá uma feira aí.

    ResponderExcluir
  9. Cacau,

    mas veja que nem sempre será necessário pre pigmentar. Tudo dependerá da cor que está e da cor que pretender fazer ok.

    ResponderExcluir
  10. Amelia,

    nesse caso não há necessidade.

    ResponderExcluir
  11. Magna,

    terá que tonalizar de acizentado.

    ResponderExcluir
  12.  Marlon.meu caso é meio complicado...usei preto azulado 8anos,retirei com dekap color todo o excesso,ficou avermelhado pois debaixo do preto tinha luzes(a cor natural do meu cabelo castanho escuro 3)...depois do dekap avermelhou bastante! fiz uma descoloração com ox 20...clareou mais um pouco...cobri com 7,2. Mais meu objetivo era chega o cabelo num castanho claro acinzentado....entao pretendo fazer mais uma descoloraçao com ox40 dessa vez... mais vai ficar akele laranjao né...como chegar num castanho claro frio...socorro vai!!!!! to perdendo o sono de pensar nisso

    ResponderExcluir
  13. Ava,

    isso nao é assim de explicar por internet, só mesmo vendo o cabelo.

    ResponderExcluir
  14. eu so não entendi o tempo de pausa. Se fizer a pré-pigmentação no cabelo devo lavar e passar a coloração depois? Ou esperar o cabelo secar e passar a tinta por cima?

    ResponderExcluir
  15. Rayannebr,

    não se deve lavar a coloração mas sim esperar em torno de 20 a 30 minutos e aplicar a coloração por cima logo em seguida e proceder ao tempo de pausa indicado pelo fabricante.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Marlon, meu nome é Bruna
    Ainda não sou profissional, mas faço curso
    com uma profissional da área.
    Vamos ver se eu entendi, se temos um cabelo
    na altura de 7.0(FD laranja) e quiser como resultado final um
    4.0, neste caso não haveria necessidade de pré-pigmentação né??
    Se estiver errada me corrija.
    Outra coisa, pelo que já li, a pré pigmentação deveria ser feita
    aplicando a tinta pura cerca de um tom mais claro que o tom base, comprimento e pontas e depois do tempo de pausa, aplica-se a coloração como de costume, com o intuito não de neutralizar tons indesejados e sim deveria ser aplicado essa técnica em cabelos danificados que ficam repelindo a cor ou não a absorve de maneira uniforme.Com todo o seu poder de me fazer entender o que minha professora não consegue, sei que o seu procedimento é o correto, teria alguma explicação para essa técnica que aprendi??

    Ahh e por favor estou seca na matéria de Fundo de Clareamento Reverso, please publique!!

    Vc não teria um email para responder perguntas?
    Desculpa o tamanho comentário, mas tenho vontade de falar muito com você, pois é o mestre da área que em breve estarei me inserindo!!

    Amuuuuuuuuuu CABELOS E SONHOS

    ResponderExcluir
  17. Milalimalopes16 outubro, 2012

    se um cabelo estava metade preto(tingido) e a parte da raiz totalmente branca e a pessoa nao quer mais preto e sim loiro na altura de um 6 (loiro escuro) devo proceder descolorindo a parte preta certo?depois dele descolorido como contem coloraçao preta nao fica totalmente loiro e sim um acobreado q,Qual tinta devo aplicar depois da descoloraçao?

    ResponderExcluir
  18. Mila,

    esse tipo de informacao nao posso dar, pois é tecnica e seria bom ver pessoalmente.

    ResponderExcluir
  19. a pré pigmentação é feita com tinta normal?

    ResponderExcluir
  20. Olá, meu cabelo anteriormente era loiro platinado, ja pintei três vezes de vermelho mas a cor não fixa,
    para fixar o tom 666, eu teria que fazer a pré coloração com que tom? Será que funcionaria?

    Se possivel me responda, não aguento mais pintar o cabelo e depois de uma semana ele estar com "cor de burro quando foge" hehehe :)

    ResponderExcluir
  21. Simone Emmerich13 fevereiro, 2013

    Marlom, por favor...passei 8.1 e meu cabelo está louro dourado, está bonito mas ficou um pouco avermelhado em algumas partes de uma tinta antiga. Gostaria muito de voltar à cor natural, que acho ser um louro escuro mate ou castanho (só sei q não puxa pro vermelho). Devo pré-pigmentar com 6.2 para matizar o dourado e, em seguida, usar a coloração 6.01, 6.1, 6.32 ou 6.7(mate), (cores da Alfaparf), para deixar um castanho claro meio esverdeado, que acredito ser o meu natural? Aguardo sua ajuda. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Oi Marlon, rsrs então, recentemente, recebi uma cliente com cabelo altura do 10.0, e o desejo da mesma seria retornar a base 5.0. Apliquei um ton abaixo com agua morna em toda extensão do cabelo, e em seguida apliquei o 5.1/5.0. o Resultado foi satisfatório.

    ResponderExcluir
  23. Amiga, tem duas formas pra resolver esta questão> a 1ª. faça or etoque na raiz, com 6/ 6.1 e depois faça mechas em todo cabelo, até alcançar a cor desejada. OU faça uma descoloração em toda parte preta., até alcançar o fundo necessa´rio para tonalizar igual a raiz, ous eja altura do 6.0, ok? clareou algo ai? rsrs .

    ResponderExcluir
  24. Silvia,

    e com o passar do tempo como ficou?

    ResponderExcluir
  25. Simone,

    nao tenho como falar isso por internet.

    ResponderExcluir
  26. Ola Marlon,tudo bem?gostaria de saber uma coisa,minha mae colore o cabelo com preto a muitos anos,so que de um tempo pra ca.ela vem usando estas escovas sem formol,ai vai desbontando muito,ela apos um periodo da escova,colore o cabelo com preto,e ele quando fica preto fica só nos dias,depois começa a puxa pra vermelho no sol ou ambientes mais claros,ou seja ele nao ta fixando mais o preto,esta aparecendo aqueles acaju,que de longe parece castanho escuro,e no sol vermelho,ai queria saber o que ela tem que fazer,colorir de castanho escuro ajuda?o que deve ser feito,obrigada.Jaqueline

    ResponderExcluir
  27. Não entendi muito bem, mas acho que deve explicar porque meu cabelo sempre puxa a cor para laranja que eu odeio. Fiz uma tonalização com keraton prata mas não mudou muita coisa; vou partir pra tinta de novo...gostaria muito de fazer com alguém com seus conhecimentos, que pena!

    ResponderExcluir
  28. Jaqueline,

    o que o profissional ja falou disso?

    ResponderExcluir
  29. oi! meu cabelo é castanho, eu pinto o meu cabelo de 7.0 e 7.1( metade de cada) com ox 30 ele fica um loiro meio acobreado, o que eu tenho que fazer para tirar esse acobreado? obg

    ResponderExcluir
  30. Juliana C M Eiras23 agosto, 2013

    Marlon, eu tenho passado tintura vermelha no meu cabelo...maaaaaaaaaaas eu quero não passar mas pois queria mudar pra loiro acizentado so que todos falam que pra isso eu vou te que descolorir ... sera que a pré- pigmentção daria pra mim colocar loiro acizentado?

    ResponderExcluir
  31. fernandavilarino18 setembro, 2013

    Parabéns pelo blog! Eu estava com um tom irisado indesejável após colocar tonalizante 7.32 e, para neutralizar, foi aplicado o 7.73. Não entendi porque ele permaneceu irisado, se o reflexo 3 neutraliza o 2. Vc pode comentar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Oi Marlon me ajuda...

    Eu tenho o cabelo castanho com californianas.. quero pintar de ruivo alaranjado. O que preciso fazer??

    ResponderExcluir
  33. Luciana Pereira29 outubro, 2013

    Marlon, como vc desafiou alguém que soubesse o que era fundo de clareamento reverso, fui procurar na net pra ver se tinha algum site sobre o assunto e cheguei nesse do link http://www.portalstudiorp.com.br/blog/pre-pigmentacao-saiba-o-que-e/ que copiaram seu texto. Dá uma olhada. Nem sei se isso é ilegal, mas se for vc vai saber que tá te copiando agora.

    ResponderExcluir
  34. Juliana Araujo04 novembro, 2013

    VC E AMOR SEU BLOG EA TUDO DE BOM TUDO QUER EU QUERIA SABER UM BEIJO JULIANA ARACAJU-SE

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...