Postado dia 20 março 2013

Qual a Real Importancia do Condicionador de Cabelos?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quanto mais aprendemos sobre cabelos mais teremos que aprender. No que tange a produtos então nem se fala. Condicionador é necessário ou não? Com ou sem sal? Pode usar em cabelo oleoso? Duvidas serão sanadas nesta matéria.

Condicionar ou não?

Vamos esclarecer a dúvida: qual a real importância do condicionador de cabelos?

Primeiramente vou deixar claro que condicionador e máscara são totalmente diferentes, apesar de os dois deixarem os cabelos macios e com um toque gostoso.

A máscara deve ser utilizada para evitar que os fios fiquem secos ou ressecados. Sobre isso, e, para não deixar a matéria muito grande, você pode ler mais nessa outra:


Já o condicionador deve ser usado sempre que você lavar os fios, mesmo se seus cabelos forem oleosos, daí vale a máxima de você usar somente no comprimento e pontas.

O condicionador, como sugere o nome, serve para condicionar, ou melhor, dar uma melhor "condição"aos fios. Vamos explicar melhor.

Os fios quando são lavados com shampoos perdem sua oleosidade normal e a adquirida com agentes externos. Isso se deve pelo fato de os shampoos conterem substancias derivadas do Sódio, o que obviamente eleva o PH do cabelo deixando-o mais "aberto" e consequentemente com aquele aspecto áspero e embaraçado.

Parece ruim mas não é. É necessário que aconteça assim com os shampoos. Mas saliento que de modo algum o cabelo pode permanecer dessa forma. Eu costumo aplicar condicionador até mesmo lavando um cabelo para fazer progressiva, quanto mais para reabilitar o cabelo após a lavagem.

É super importante usar o condicionador para que os fios voltem ao seu PH normal, o que não acontecendo pode acabar danificando e muito os fios. Não sabe o que é PH? Então vamos conhecer um pouquinho mais sobre ele no shampoo.


E sobre usar o condicionador no dia que se faz hidratação vai depender de cada marca. Quem sou eu para falar e ditar normas! Se a marca indicar então use, se não indicar então é porque não há necessidade.

Mas atenção: não use a mascara como se fosse condicionador! Essa historia de que usando a mascara no lugar do condicionador vai deixar seus fios mais bonitos e tratados é apenas um monólogo grátis para acalentar bovinos (conversa fiada para boi dormir!).

Matéria estendendo-se #ficaadica: se você tem procurado tratar seus cabelos, tem comprado produtos e produtos por anos e não tem conseguido obter os resultados desejados, então pode ser que você esteja comprando errado.

Para isso o ideal é você saber como seu cabelo está e consequentemente do que ele precisa. Assim na hora de comprar um condicionador, por exemplo, você saber qual é o melhor para seu cabelo.

Por isso eu aconselho a você aprender a identificar o que seu cabelo precisa, por isso aprenda sobre o cronograma capilar brasileiro, que é diferente e tem sido seguido por varias pessoas:

E como de costume gostaria de saber: você sabia dessa importância do condicionador? O que gostou de ter aprendido nessa matéria?

Deixe seu comentário.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

12 COMENTÁRIOS:

  1. Natacha de Mendonça20 março, 2013

    Marloon!


    Parabéns pelo blog, me ajuda muito.
    Dúvida: não pode usar a máscara no lugar do condicionador, então isso danifica meu cabelo? Usar só a máscara? Porque eu faço isso! rs


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Natacha,

    danificar não danifica.

    ResponderExcluir
  3. Natacha,

    danificar nao danifica.

    ResponderExcluir
  4. Pq somente agora descobri seu Blog???
    Super valioso!
    Sou professora de curso tecnologico em estetica e canso de repetir essa maxima do condicionador para as alunas! Super bem explicado! Parabens!!

    ResponderExcluir
  5. Ola Bruno! Preciso de ajuda urgente!!!
    Ha dois anos uso uma tal plastica capilar em meus cabelos. A profissional q me atendia nunca me infornava a marca do produto ate a ultima aplicacao ( Life Hair). Sempre diziam q faziam essa tal plastica capilar, mas pesquisando o produto descobri q eles n tem isso! O mais proximo e uma cauterizacao com aminoacidos, colageno e queratina.
    Querendo abandonar esse processo q era muito sofrido inclusive ao meu couro cabeludo ( chegava a ferir) dei um tempo e optei pelo relaxamento con guanidina da loreal, mas me dei mal!!! O que pode ter acontecido??? Li.q escovas com aminoacidos n tem imcompatibilidade....
    Agora estou com os cabelos com muito corte quimico, opacos e com a quimica na raiz.vencendo... Ou seja, cabelos na uti. Me da uma luz!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber o que vem primeiro, o condicionador ou a mácara.

    ResponderExcluir
  7. posso usar só o shanpoo e a mascara??? ou preciso usar condicionador?? pq gosto de usar shampoo e mascara

    ResponderExcluir
  8. Sirleny,

    mascara somente uma vez por semana e as outras condicionador

    ResponderExcluir
  9. Aliandra,

    mascara quando fizer hidratacao.

    ResponderExcluir
  10. maria cleuza carneiro17 maio, 2013

    Gostei do seu comentário,porque o que existe de gente falando o contrário é muito. Eu queria a sua opinião sobre cremes sem enxague para usar em cabelos com muitos brancos, que colore no louro 8 e que são usados encaracolados ao natural. Inclusive tem o creme absolut control da loreal que é caro e eu não sei se ele faz o que tem de melhor

    ResponderExcluir
  11. Juliani Monteiro24 fevereiro, 2014

    Marlon, bom dia.


    apos a aplicação da mascara eu li em um blog que é legal na hora de lavar os cabelos para retirar a mascara, passar condicionador, pois o mesmo fecha as cutículas.
    é verdade isso ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...