Postado dia 23 setembro 2013

Secador Estraga ou Danifica os Cabelos?



Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Secar o cabelo, para as mulheres, é algo super normal nos dias atuais. A maioria, eu arriscaria dizer que escova o próprio cabelo e excelentemente bem. E uma dúvida tradicional dentro dos salões de beleza é em relação ao uso do secador, se ele estraga os fios ou não.

Preparar, apontar...



O secador é uma excelente invenção!


Imagina as pessoas que tinham que lavar os cabelos e eles acabavam secando por horas a fio no sol ou durante o dia? 

Agora vou além, mais além mesmo: imagine você, hoje, tendo que sair para encontrar com seu namorado, de surpresa, e seu cabelo está sujo, mal cheiroso e com um aspecto repugnante. E imagine que o convite dele se deu por volta das 20:00 hs?

Fala sério, você faria o quê? Iria com aquele cabelo que parece que passou manteiga e jogou um doce de leite por cima com um cheiro de pum?

Mas hoje em dia não. Você diz sim ao convite, entra no banheiro, toma banho, lava o cabelo, pega o secador e escova e param-param! Charmosa, com os cabelos lisos, ou lisos ondulados lindamente para fora, como se fosse a maravilhosa Camis Q, você sai pra arrasar naquele dia!!!

Sobre secador uma dica bakana que não posso deixar de dar é a do jato frio, veja:


O secador, ou melhor, o seu uso constante pode sim danificar os fios se estes não forem corretamente protegidos. Afinal de contas estamos falando em um tipo de dano mecânico, já falado aqui no blog e que também seria bakana você ler.

O ar quente do secador simplesmente desidrata o cabelo afinal o cabelo possui água e para que esta água seja retirada do fio é necessário que ela venha ebulir e quanto maior a ebulição maior será a desidratação deste fio, assim sendo o secador pode desidratar o fio.

A solução para isso é hidratação constante e também a proteção térmica dos fios com bons defrizantes e protetores especiais para escovação e brushing (é a mesma coisa mas eu quis ser fino!) para um bom desempenho dos fios. 

Tem gente que não gosta e prefere secar os cabelos com bobes, ou o rolinho, e muitos acreditam que ele hidrata o cabelo por conta da textura que querendo ou não fica bem diferente da escova. Mas essa história é verdadeira ou é só mais um mito? Veja a seguir:

Por isso cuide do seu cabelo, não o maltrate, use protetores térmicos sempre que for secar seu cabelo, não custam caro, e dão segurança à integridade dos seus fios.

E você tem costume de secar os cabelos sempre que lava? Protege eles? Como está o estado deles hoje? Fala pra gente.

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

12 COMENTÁRIOS:

  1. Nossa eesa sempre foi uma dúvida pra mim. Amo seu blog. Meus parabéns pelas super dicas!

    ResponderExcluir
  2. Diana Ribeiro de Jesus23 setembro, 2013

    Eu costumo intercalar... Fico duas ou tres semanas usando sempre o secador, e fico uma semana usando o cabelo com lave in rs Gostaria de saber se essa substituição é bacana, ou dá no mesmo pro cabelo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Teresa Fentanes28 setembro, 2013

    teste..... meus comentários não estão saindo

    ResponderExcluir
  4. Teresa Fentanes28 setembro, 2013

    Estou escrevendo novamente, pois não estou vendo a postagem e nem resposta, caso tenha.

    Eu sempre faço escova após a hidratação.

    Marlon tenho duas dúvida, espero que você possa responder. Estou seguindo o CBB. Estou usando a máscara mano ceramida da Vivace, e shapoo e condicionador Shampoo Proteína do trigo e Aminoácidos - sem: sulfato, silicone e

    parabenos. Dúvidas, quando faço a hidratação devo usar o mesmo shampoo ou usar um de limpeza profunda ou hidratação, tenho luzes. Segunda dúvida, quando hidrato eu preciso usara o condicionador, já vi duas resposta no blog, sobre PH, não entendo e não acho, agora partindo dos produtos acima devo usar ou não.

    Espero que você possa me responder.

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Teresa Fentanes28 setembro, 2013

    Marlon, pq as minhas dúvidas aparece nos comentários e depois some?meu teste ficou agora as dúvidas não. Saberia me dizer porque? estarão pesas na triagem?

    ResponderExcluir
  6. Teresa Fentanes28 setembro, 2013

    digo "presas na triagem"

    ResponderExcluir
  7. Teresa, você deve usar o mesmo shampoo de costume. Quando voce hidratar não tem necessidade também de condicionar. Para a escova sempre use um defrizante termoprotetor ok

    ResponderExcluir
  8. Teresa era mesmo questão de quantidade mesmo, muita pergunta para a moderação.

    ResponderExcluir
  9. Que bom que gostou no layout Cristiane

    ResponderExcluir
  10. Diana na verdade dá na mesma desde que proteja o cabelo para secar

    ResponderExcluir
  11. Vânia Oliveira09 abril, 2014

    Marlon boa noite... por favor me tire uma dúvida... eu tenho q usar o protetor antes escovar e depois usar novamente na hora de passar a chapinha? e se puder indicar um bom protetor térmico eu agradeço muito... Ah, e o novo layout ficou SHOW... Parabéns!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...