Postado dia 22 outubro 2013

O que é Reconstrução Capilar




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muito se fala na internet sobre alguns conceitos de cabelos, dentre eles o da reconstrução capilar. O nome já sugere o que seja mas será que sabemos propriamente o que é reconstruir um cabelo? Ou o que vem a ser a reconstrução capilar e para que serve? Este é o assunto dessa matéria.


Agora só reconstruindo tá...


A palavra reconstruir é bem sugestiva: construir novamente algo. Ou seja, algo existia, foi construído e em um dado momento foi destruído ou desfeito. Por isso a necessidade de reconstruir, certo? NEM SEMPRE.

Veja que acima eu falei em algo que foi destruído ou desfeito. E aqui para nós, da área da beleza dos cabelos, tem sim sua diferença.

Tratando-se de cabelo, quando queremos mudá-lo e o fazemos com consciência e técnicas devidas, mudamos o cabelo mas não causamos maiores problemas. É o caso de um cabelo virgem que queremos colorir ou mudar a forma e ao executarmos o trabalho desfazemos sua condição atual sem maltratar esse cabelo. Isso é desfazer.

E cabelos que tiveram suas estruturas desfeitas, modificadas, mudadas, com consciência e técnica devida devem ser reabilitados e não reconstruídos. Reabilitar é voltar a um "estado anterior".

Para entender sobre reabilitação capilar veja em outra matéria nossa mais rica em detalhes, até para que você entenda melhor sobre reconstrução:


Mas e reconstrução? Reconstrução é um hábito contínuo e duradouro a fim de fazer com que um cabelo que foi destruído possa ser recuperado e não se partir ou se perder.

Isso só é possível para aqueles cabelos que passaram, na maioria da vezes, por químicas mal sucedidas. E quando digo mal sucedidas não quero dizer uma cor que não ficou do jeito que a pessoa queria ou um relaxamento que não chegou ao ponto de alisamento certo. Não!

Quando falo em mal sucedido quero dizer aquele cabelo que ao passar por uma mudança teve sua estrutura alterada e acabou por se partir. É o caso daquele relaxamento que foi agressivo demais e o cabelo quebrou, ou o caso daquele cabelo que passou por um trabalho de mechas e ficou branco a ponto de se desfazer vindo a se partir.


Nestes casos é que devemos proceder à reconstrução capilar. Afinal o cabelo foi destruído.


E por falar em destruído às vezes falamos, falamos e falamos mas...não adianta. As pessoas não aprendem. Sendo assim resolvi usar uma outra estratégia: ensinar como destruir um cabelo. Ficou com curiosidade? Então leia:



Portanto não se iluda, não adiantará fazer tratamentos no fio que necessita de reconstrução usando de produtos e procedimentos para reabilitação. Óbvio que se você usar o procedimento de reconstrução para reabilitar o cabelo você conseguirá.

Contudo eu ressalto que a reconstrução aqui ensinada não tem nada a ver com o que você tem lido por aí. Ou tem? Compare os conceitos e tire suas conclusões. E pode tirá-las abaixo usando os comentários.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 12 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG, também em salões parceiros pelo Brasil esporadicamente. Ex-professor de cabeleireiro, é Especialista Master Redken e educador pela marca. Presta consultoria para empresas e profissionais. Faz do blog Cabelos E Sonhos sua escola virtual onde compartilha o que sabe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...