Postado dia 10 março 2014

Quando o Botox Capilar é falso




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Você está com os cabelos danificados, detonados (me desculpe a expressão), que parecem necessitar de uma UTI e daí você pensa em reestruturá-los quando alguém lhe indica o Botox Capilar. E aí? É uma boa opção? Até onde? Saiba o que realmente acontece às vezes com quem procura melhorar mas acaba piorando a situação.


Parece....mas não é!


Olha, me perdoem, mas eu estou cansado de receber emails com as mesmas histórias:


"Marlon, fiz isso ou aquilo e meu cabelo tá danificado, detonado, estragado (ou outra coisa) e não aguento o volume dele, posso fazer um BOTOX CAPILAR pra abaixar o volume?"

É por isso que cada dia mais tem mais e mais pessoas procurando o Cabelos E Sonhos para saber sobre cabelos quebrados ou químicas mal sucedidas. São centenas de milhares e milhões de pessoas (isso mesmo, pasmem!) que procuram como resolver um problema mas criando outro problema maior.

E já vou logo avisar: se você veio aqui para achar minha matéria grosseira, ou qualquer adjetivo parecido, saiba que seus comentários não serão aprovados e não irão aparecer aqui e eu ainda irei bloquear seu IP para não acessar o blog mais!!!!

Tudo que tenho feito nestes últimos 3 anos e meio de blog é lutar com todas as forças para atingir o maior numero de pessoas para abrir-lhes os olhos a fim de não mais serem enganadas, e tal qual não é a minha surpresa que ainda entram pessoas aqui (na certa profissionais que não concordam com minha posição) para difamar, xingar, caluniar-nos.

Não quero que aceitem minhas idéias, assim como não aceito as idéias de muitos, mas as respeito e vivo tranquilo.

Nesta matéria quero deixar bem claro o que eu já disse várias outras vezes: BOTOX CAPILAR NÃO REDUZ VOLUME. NENHUM!

Veja que em outra oportunidade eu falei sobre o botox falso e verdadeiro, e que milhares de pessoas todos os dias acessam:


Pessoal, é sério, enquanto ficarem tentando acordo irão cada vez mais piorar o cabelo. Botox capilar não alisa, nem reduz volume. Se alguém falar com você que o botox capilar reduz um pouquinho, ainda que seja 10%, 20% do volume do seu cabelo, duvide. Corra.

Aqui no salão onde trabalho, em BH/MG, eu sou direto e objetivo: se é pra reduzir dou duas opções logo, ALISAMENTO ou PROGRESSIVA.

Nem falo "inteligente", "selagem", nada disso! Por que é o que é. E se você que está lendo é profissional e acha que não é bem assim, então é porque você não tem conhecimento do que faz, e aí eu lamento por você de verdade. Talvez um dia estejamos em um curso juntos, eu falando e você ouvindo.

Eu sei que por esse modo "bruto" de falar eu possa ser visto como arrogante, mas ciente desse risco ainda assim prefiro correr o mesmo do que tentar com palavras bem articuladas e cheias de erudição, acalentar (agradar) alguns, mas não atingir meu objetivo que é o de abrir os olhos de tanta gente que tem sido enganada.

Me revolta sim, se é a sua pergunta. Ao mesmo tempo que fico feliz em atender tanta gente nova todos os meses aqui no salão, por conta dos cabelos danificados, gente de todo o Brasil, também fico triste em ver que tanta gente da minha área atua simplesmente "deixando a vida levar".

Eu sei que muitos profissionais não estão nem rasgando para o cliente, só que querem o dinheiro e dane-se. Mas sei também que existem muitos que são honestos e quando fazem algo ruim, como um botox que não é botox, o fazem porque desconhecem a verdade. E é para esse tipo de profissional que escrevo.

Eu escrevo para o cliente que não quer mais cair na lábia do lobo, que quando o profissional falar que a "cauterização", ou o "botox" dele vai reduzir o volume, vai se levantar e ir embora.

Recebo emails de profissionais que dizem: "Marlon, eu fazia esse procedimento sem saber que era ruim, prejudicial". E é por esse tipo de profissional que tenho alegria de escrever. 

Em uma outra oportunidade eu pude fazer as pessoas entenderem melhor como cuidar do cabelo ensinando-as a destrui-los do que falando bem, veja (mas não vai rir hein, não tem graça!):

Portanto, cliente, profissional: se um tratamento causa redução de volume esse tal não é botox. Botox trata, recupera. NADA MAIS!

Espero de alguma forma, ter podido, definitivamente, mostrar que botox capilar só trata o cabelo, se for verdadeiro...

¨ (Atualização 2017:) o botox da L'Oreal, Fiberceutic, saiu de linha no final de 2015. Os que talvez ainda existam podem estar vencidos, cuidado. Aqui no salão não faço mais, substituí pelas cauterizações a frio.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.