Postado dia 07 março 2014

O que fazer com as pontas ralas do cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muitos questionamentos são feitos no salão por quem tem cabelos com pontas ralas ou mesmo cabelos onde as pessoas reclamam que são ralinhos, finos e sem volume. Mas o que fazer com os cabelos que tem pontas ralas?


Tá no ralo ou tá ralo?...

E não basta somente ter pouco volume ou ter pouca densidade de cabelo: as pontas ralas incomodam.

As pontas ralas se originam por vários motivos dentre os quais:

  1. Quebra;
  2. Queda;
  3. Falta de corte.

Só para citar alguns.

Uma coisa é a pessoa ter o cabelo ralo porque tem baixa densidade, e outra totalmente diferente é ter os fios ralos por falta de cuidado (corte, hidratação, cauterização) ou mesmo por intervenções externas mal sucedidas, tais como relaxamentos, descolorações, mechas, luzes que acabam quebrando os fios ou deixando-os quebradiços.

No primeiro caso o que pode ser feito é adaptar o volume do cabelo à sua densidade, ou seja, cortar os fios e penteá-los (escovando ou mesmo prendendo de outra forma) a fim de dar mais suporte aos fios, levando os mesmos a "parecerem" mais encorpados e em mais quantidade.

Eu sei que estou falando em volume e densidade e talvez você confunda um pouco o que é um e outro, para isso eu já falei em outra matéria a diferença entre esses dois aspectos e seria muito importante que você lesse, seja você profissional ou não, aproveite:




Já para os casos em que as pontas dos cabelos estão ralas por contas de intervenções externas, já citadas acima, e/ou falta de cuidado, o que se tem para fazer, e que é o que realmente irá funcionar, é mudar o comportamento.

Se você percebe que seu cabelo afinou nas pontas após ter feito uma progressiva, luzes, mechas (e isso é bem perceptível porque você pega o cabelo na raiz e meio e tem uma quantidade e quando compara com as pontas vê que nelas a quantidade é menos, embora seja o mesmo fio) então a solução é tratar o cabelo ou então cicatriza-lo.

No caso de pontas ralas por falta de corte o que deve ser feito é cicatrização. Como se faz? Cortando o cabelo!!! Calma, calma, não me xinguem! 

Quando digo cortar pessoal não estou dizendo RASPAR a cabeça, mas sim cortar. Dois centímetros, três centímetros (2 dedos) já é um corte legal. Há casos em que o cabelo é grande e cortar 5 dedos não irá afetar o comprimento e irá dar uma boa solucionada temporariamente.

O certo é que todo cabelo deve ser cortado de 3/3 meses NO MÁXIMO. Goste você, ou não, seu cabelo irá formar pontos brancos e pontas duplas após esse período.

Outrossim é quando os cabelos são ralos por consequência de químicas mal sucedidas, e nesse caso a questão é que houve, naturalmente, quebra dos fios na extensão do seu comprimento, o que prejudica o visual.

E isso é algo muito comum quando, por exemplo, é feita uma progressiva que causa afinamento dos fios, que já foi até mesmo assunto abordado aqui no blog, confira:



Nesse caso o que deve ser feito é, além do corte regular de 3/3 meses, a manutenção com cauterizações a frio para que o fio seja recuperado de dentro para fora e não haja mais quebras na extensão do cabelo.




Sei que não é fácil, mas ninguém disse que seria! Mas com certeza o adequado cuidado fará com que com o tempo, seja ele curto, médio ou longo, seu fio esteja fortalecido e cicatrizado o que impedirá de continuar ocorrendo quebras ou mesmo a mostra visual de pontas ralas.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.