Postado dia 02 abril 2015

Usar shampoo desamarelador ou não




Vejo as pessoas falarem de cabelo platinado, ou mesmo os loiros mais "normais" como se fossem super fáceis de ter e cuidar, e não é bem assim. Tratando de cabelos mais claros um produto que muitas loiras usam por aí é o tal shampoo desamarelador. Mas essa prática pode ser muitíssimo danosa aos fios. Por que?




Photoshop né

Vou fazer um desafio a você que se interessou em ler essa matéria: procure em blogs, instagrams e facebooks por aí, de loiras que usaram ou usam frequentemente esse tipo de produto.

Mas já aviso: qualquer semelhança com um cabelo grisalho não será mera coincidência!

Isso se dá a um fator pouco dito por quem usa, até porque muitas das vezes quem usa não sabe ao certo o que está usando. Pense comigo: porque os cabeleireiros mais badalados do Brasil e do mundo não indicam o uso constante desses produtos, ou até mesmo sequer indicam esses produtos? Alguns mais desprovidos de raciocínio responderiam: "é porque não querem perder clientela e blá, blá, blá". Acorda!

Fato é que há uma grande diferença entre manter um loiro e outra em corrigir um loiro. Veja, por exemplo, o que eu falei sobre correção de loiros que ficaram amarelados, diferentemente de platinado o amarelado deixa o cabelo com um aspecto horrivel, confira:


O problema é que, normalmente, os shampoos vendidos como "desamareladores" são pigmentadores e possuem uma química neles que reage com o fio. Já vi várias blogueiras com os cabelos brancos, horríveis, de tanto usar esses produtos.

Cada um é cada um, inclusive se você está aqui lendo essa matéria e é um defensor, defensora, destes produtos, isso é uma opção sua.

Não sou melhor que você nem você é melhor que eu. Mas a questão é: pense na sua profissão (se você tiver uma e trabalha, entende...), e pense quando chega alguém que não é da mesma área que você, chega, e começa a falar de coisas do seu dia a dia no trabalho. Você escuta tanta besteira e acaba pensando: essa pessoa não sabe nada do que está falando!

É assim ou não é?

Eu falo aqui do que entendo. Veja se esse blog tem alguma matéria copiada de outro lugar. Pelo menos uma. Não! O que eu falo aqui é do meu dia a dia de 11 anos de profissão (em 2015).

Há produtos que causam um desamarelamento nos fios mas no sentido de DEVOLVER a cor dos fios que já eram claros (não brancos) e que por conta de oxidação natural ficaram amarelados (não alaranjados).

É o caso da cauterização desamareladora Redken, que é um tratamento que fortalece os fios e em segundo plano desamarela os mesmos até certo ponto. Mas não clareia, diferente desses shampoos desamareladores vendidos por aí como solução para as loiras com cabelos mal feitos.

Veja essa matéria sobre a cauterização desamareladora:


Existem produtos que são desamareladores. Ora, não se desamarela o que não está amarelado. E existem produtos que clareiam, e não "desamarelam". Isso é clarear o cabelo, retirar pigmento, e não desamarelar. Não sei se estou sendo claro.

Uma coisa é um cabelo que era claro, e ficou amarelado, ser desamarelado e voltar a ficar claro. Esse cabelo já era claro.

Outra coisa é um cabelo que foi feito mechas, por exemplo, e ficou amarelado nas mechas, e depois ser usado um produto para clarear os fios a fim de retirar o amarelado deles, contudo, clareando o cabelo, ou seja, aumentando o tom.

Se você gosta de usar o shampoo azul, violeta, daquele que você usa e o cabelo fica "branco" e você discorda de mim, ok, o cabelo é seu. Depois procure alguém pra te ajudar. Por que eu falo algo que vejo acontecendo direto e uns ou outros me aparecem aqui como assombração para falar mal do meu ponto de vista (diga-se de passagem, técnico).

Fazer besteira no cabelo, comentar que não é bem assim como eu disse, e depois ficar mandando email com "por favor não divulgue isso no seu blog" é fácil.

Uma dica simples: produtos desamareladores que não são quimicos, normalmente fazem tratamento nos fios. O shampoo "desamarelador" que sua amiga, ou você usa, deixa seus cabelos macios, nutridos e fortalecidos? O desamarelador da cauterização desamareladora que eu citei acima (e que qualquer um pode comprar em qualquer lugar da internet) sim.

Para que fique bem explicado: sou contra shampoos desamareladores? Desde que sejam preventivos, que não sejam aqueles que prometem clarear os fios, não. Não sou contra.

É daqueles que prometem horrores, que deixa um loiro ovo platinado? Sim, sou contra. Pois esses possuem química e cedo ou tarde irão trazer o resultado maléfico aos fios.

Em tempo: não irei responder sobre tal marca de shampoo ou tal outra marca. Não tenho grande conhecimento de marcas e com o ensinamento dado aqui na matéria fica fácil identificar o que é bom é o que não é.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.