Postado dia 03 dezembro 2012

Como Corrigir o Amarelado dos Cabelos?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Levando em consideração que as pessoas quase não ficam com os cabelos amarelado/ovo ou mesmo amarelado/dourado, principalmente quando fazem coloração em casa, resolvi editar essa matéria para dar um auxílio aos profissionais e leitores em geral. Vamos lá?


DIcas uteis e importantes para corrigir a cor do cabelo
Tive que corrigir esse né...

Primeiramente é importante ressaltar que a colorimetria é simples. Basta lembrar do jardim e coisas como: azul + amarelo = verde. Asssim começamos a entender as cores.

Contudo quando falamos de cabelo o teor do assunto sobe de nível, e é onde entram as diferenças entre profissional e profissional. Resultado e resultado.

Para tratarmos de colorimetria em termos de cabelo devemos dominar perfeitamente a questão do fundo de clareamento, que revela vários reflexos de acordo com a altura do tom.

Eu expliquei bem detalhadamente sobre a questão do fundo de clareamente em uma outra matéria, que inclusive teve muitas perguntas, veja:


Se você não dominar o fundo de clareamento provavelmente você terá problemas com cabelos amarelados ou laranjados.

Sobre a matéria em questão, os cabelos acabam ficando amarelados por conta do fundo de clareamento formado na altura do loiro claro ou loiro clarissimo, normalmente identificado pela numeração 8 e 9 respectivamente.

Você estava lá com seu cabelo castanho e comprou uma tinta loiro 100000, aplicou e quando lavou e secou o cabelo parecia o sol ao meio dia!!!

Ou então foi a um "profissional" que "jogou" uma tinta no seu cabelo, fez uma escova linda mas seu cabelo ficou como uma linda "gema de ovo caipira".

E agora quem poderá te defender? Eeeeeeeuuuuuu (desculpe mas não aguentei, vocês me conhecem!).

O problema é que nem você e nem o cabeleireiro sabiam o que é Feomelanina para poder saber como lidar com ela em seus diferentes níveis e com o fundo de clareamento que a altura de tom iria revelar.

Aproveite e aprenda sobre os tipos de melanina e não corra esse risco mais:


Pois bem, sabendo que o cabelo ficou amarelo, e por óbvio ele está na altura de tom 8 ou 9, normalmente, o correto é você saber qual o fundo de clareamento exato para poder neutralizer essa cor. Então vamos tomar por exemplo o 8.

Você tinha lá seu cabelo castanho, por exemplo, e aplicou uma tintura 8 ou 8.0 (loiro claro) ou o cabeleireiro aplicou. E o fundo revelado para esse tom foi o amarelo.

Para corrigir amarelo temos que tonalizá-lo com um tom que seja inversamente proporcional ao amarelo, ou seja, que seja a mistura das outras duas cores primárias, azul e vermelho, sabendo que o amarelo também é uma cor primária.

A mistura do azul e vermelho forma o roxo, que na colorimetria capilar chamamos de IRISADO. Então para corrigir o amarelo dos cabelos devemos usar o irisado. Como? Aplicando um tonalizante Loiro Claro Irisado, que no nosso exemplo, e na maioria das marcas de tintas será o 8.2.

Fazendo isso a cor final será um marrom mais sequinho. Talvez você diga: "mas eu queria um loiro clarinho". Posteriormente basta fazer algumas Highlights, ou uma balayage em 2 tons mais claros que você terá um cabelo maravilhoso.

O cabelo da foto lá de cima corrigido.
Resumindo: para corrigir ou consertar os cabelos amarelados basta usar um tonalizante ou fazer uma nova tintura usando como reflexo o Irisado. Claro que depende da altura de tom 8, 9 ou 10.

Normalmente um profissional desinformado vem e aplica um acizentado nos fios pra escurecer. O cabelo vai ficar verde. E verde Hulk. Inclusive eu falei sobre o verde-hulk nos cabelos:


Eu vou falar também sobre como corrigir um cabelo laranjado e outros tons, e se vocês compartilharem aí que me animo mais, hehehe.

Pergunta rápida e intrigante: já teve o cabelo amarelado?

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.