Postado dia 05 novembro 2012

Eumelanina e Feomelanina dos Cabelos


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje vou falar de algo mais profissional mas que também aproveitará a quem não é da área no intuito de vocês entenderem algumas coisas que acontecem em relação à cor do seu fio.


Feomelanina

Vamos direto ao assunto, pois esta é uma matéria objetiva.

Os cabelos possuem a pigmentação que é a melanina. E existem dois tipos de melanina: a feomelanina e a eumelanina.

Assim também para as mulheres existem dois tipos de cores de cabelo: pretos e loiros. É ou não é?

Para nós profissionais existem 10 cores naturais, mas para as mulheres, normalmente, ou o cabelo "ficou preto" ou então está loiro. Eu racho de rir no salão com isso!!!

O cabelo quando é castanho, ou mesmo preto, possui eumelanina. E quando o cabelo é loiro possui feomelanina.

Lendo o que você leu até agora talvez se estivesse olhando pra mim pessoalmente você estaria me olhando assim:



Ok, vou explicar melhor.

Cabelos castanhos possuem pigmentos vermelhos, granulosos, o que chamamos de Eumelanina. Já os cabelos loiros possuem pigmentos amarelos, difusos, o que conhecemos por Feomelanina.

O interessante saber é que a Eumelanina tem pigmentos granulosos, ou seja, mais concentrados. Por isso o cabelo castanho clareia com mais rapidez e facilidade. Entenda isso como "o tom do cabelo muda mais rápido de tom".

Contrariamente é a Feomelanina. Quando o cabelo já está na altura de um loiro claro ou loiro claríssimo esse cabelo é mais difícil de clarear para deixar um tom mais claro, pois os pigmentos difusos são menos suscetíveis de serem "arrancados" dos fios.

E percebemos essas distinções quando vamos fazer mechas (decapando ou descolorindo) ou clarear os fios com tintura. Sobre esses 2 temas eu falei com mais detalhes em outras oportunidades que você pode conferir:



Por isso entenda que se o seu cabelo é aquele loiro clarinho então será mais difícil deixá-lo mais claro tendo o cuidado, óbvio, de mantê-lo saudável.

Outra coisa a salientar é que os cabelos que possuem Eumelanina tendem a dar muito mais brilho que os cabelos que possuem Feomelanina. E isso se deve ao fato de que, como já dito, este possui pigmentos granulosos, mais densos, mais concentrados, mais "juntinhos" e isso facilita a dispersão ou reflexão do brilho.

Também quero deixar claro para vocês que se existem 10 tons naturais, então também existem 10 fundos de clareamento (eu diria 9) e se existem somente dois tipos de melanina então obviamente elas se misturarão de uma forma e concentração diferente em cada fundo de clareamento.

Entende o porquê de o cabelo ficar Larajando quando se colore sem ter conhecimento adequado?

Para entender um pouco mais sobre fundos de clareamento leia:


Então pessoal, viu como colorimetria não é só "jogar a tinta" no cabelo? Se não souber um pouquinho mais uma cor pode não sair do jeitinho que queremos.

Perguntinha: Já ficou com cabelo laranjado ou de alguma cor desagradável?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 9 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

10 COMENTÁRIOS:

  1. Gisele Andrade05 novembro, 2012

    uma aula pratica e rápida melhor que do meu curso que fiz kkkk objetiva sem muita complicação .. mas é fato.. não curto coloração nunca fiz em meus fios o que será de mim quando ficarem brancos :(  !! 

    ResponderExcluir
  2. Oi Marlon. Gostaria de usar o espaçopara esclarecer uma dúvida: botox capilar é menos agressivo que a selagem?. Bom, eu tenho os cabelos cacheados e fui ao salão fazer uma cauterização a frio. Lá comentei com a cabeleireira do fato de as vezes me incomodar um pouco com o volume do meu cabelo, embora só receba elogios com ele rsrs...daí ela falou sobre o botox capilar da YBERA, que poderia tirar isso..daí eu falei da selagem pq os dois me pareceram amesma coisa. Então ela falou que a selagem era bem mais agressiva que o tal do botox. Isso é mesmo verdade? E qual a diferença dos dois processos afinal? Desde já, grata! Deus abençõe!!

    ResponderExcluir
  3. Eii Marlon...

    Sou ruiva natural e fico impressionada com o qto que esquecem de nós, rsrsNo catálogo das pessoas só existem loiras e morenas... No meu caso, terei alguma dificuldade em mudar para o loiro?Já pensei em fazer ombré hair/ californianas mas acabei desistindo.Bejos

    ResponderExcluir
  4. boa noite marlon
    o que vou te perguntar não tem nada a ver com assunto,de hoje.
    Tu recomendarias os produtos Mari Solti para ser usado no salão, e
    indicado para clientes.Pois quero adotar uma linha de produtos
    que sejam bons porém axcessíveis.
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!!!Gostaria k fizesse materia sobre ACIDO HIALURONICO, em alisamentos:Eficiencia, beneficios e/ou diferencial do produto(?) e, marcas confiaveis no mercado...Agradeço antecipadamente...Braulio Rocha

    ResponderExcluir
  6. Braulio,

    grande abraço meu amigo. Ja temos uma materia aqui sobre o acido hialuronico, dê uma olhadinha ali na pesquisa a direita. De todo o modo vou fazer uma sobre alisamentos com o produto ok.

    ResponderExcluir
  7. Wanessa,

    botox pode ser o mesmo que selagem, depende do produto.

    ResponderExcluir
  8. Jessica,

    dificuldades nao. Falarei dos ruivos ok.

    ResponderExcluir
  9. pattybacellar09 novembro, 2012

    Uma vez recebi de presente de aniversário de uma amiga cabelereira umas luzes de "tróia", na verdade primeiro meus cabelos ficaram  azuis e depois tentando fazê-los sair do azul, ela conseguiu um verde hulk, resultado: Passei meu aniversário como irmã do Hulk. Difícil foi a zuação, isso sim me deixou Hulk de raiva. Mas coitada, pelo visto ela não entendia nada de colorimetria e por isso não conseguiu arrancar aquele verde das minhas madeixas. Eu não fiquei com raiva dela não até pq ela queria me fazer uma surpresa, apesar que "foi" uma surpresa!!! E, outra, adooorrroooo esta carinha de opaca ou lhama que você coloca. Fala a verdade, se a filmagem continuasse esta lhama ia fazer algo mais com este câmera não?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...