Postado dia 07 novembro 2012

Pode Fazer Progressiva em Cabelo Quebrado?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Devido ao alto numero de perguntas sempre no mesmo sentido visando saber se pode fazer escova progressiva em cabelos quebrados resolvi falar um pouco sobre esse assunto aqui no blog.


Qual o problema de se fazer uma progressiva em cabelos quebrados
Vai uma progressiva aí?

Para ser breve e objetivo a resposta é NÃO.

Vamos pensar no porque.

Normalmente o cabelo quebra por química ou por falta de corte regular. Na maioria das vezes, que tenho visto, se deve ao fato de corte químico por conta de experiências mal sucedidas.

Se um cabelo está em situação de stress, ou seja, debilitado, quebrado, ressecado, fatigado então esse cabelo precisa de algo que lhe de condições favoráveis à sua reestruturação. Sendo assim fica fácil entender por que que a progressiva não deve ser feita em tais cabelos mas mesmo assim vamos um pouco alem.

As pessoas geraram um costume de dizer que progressiva hidrata cabelo. Sobre isso eu já falei em outra matéria e portanto não vou falar aqui, se quiser obter mais conhecimento sobre veja:


A progressiva tem o único objetivo de diminuir, ainda que temporariamente, o volume do cabelo. Isso não quer dizer alisar. E as progressivas de hoje, na maioria das vezes, são formuladas com bases extremamente ácidas. Como poderia algo assim fazer bem ao cabelo?

Seguindo essa linha de raciocínio fica fácil entender porque não se deve fazer uma escova progressiva em cabelos que estão quebrados. O que aconteceria é simplesmente uma maquiagem do fio. Daria a impressão de estar tudo bem, só que não estaria.

É claro que algumas pessoas podem contestar, como eu não sei. E digo isso mais como "humanitário" do que profissional, pois para o profissional é fácil dizer que pode sim fazer uma progressiva com o cabelo nesse aspecto simplesmente com o intuito de ganhar dinheiro e depois vender uns produtos, umas hidratações...

Contudo eu tenho um principio básico: o mal se corta pela raiz! Assim não se fala mais em malefícios.

A questão de fazer progressiva é a mesma que fazer em cabelos elásticos, que também já perguntaram muito e até fiz uma matéria sobre o assunto, veja:

Por isso pessoal não acreditem em pseudo-milagres em relação aos cabelos. Seu cabelo está quebrado e você não está suportando o aspecto dele? Faça hidratações, um bom corte para diversificar no visagismo e não tome uma atitude que possa no futuro piorar a situacao.

Ao invés disso conheça mais sobre o programa CCB logo ali em cima e aproveite para assinar nosso FEED e receber as novidades no seu email sempre que postarmos.

E você, já fez progressiva estando com os cabelos quebrados ou elásticos achando que iria resolver o problema? Se sim, qual foi o resultado?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.