Postado dia 05 novembro 2012

Eumelanina e Feomelanina dos Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Hoje vou falar de algo mais profissional mas que também aproveitará a quem não é da área no intuito de vocês entenderem algumas coisas que acontecem em relação à cor do seu fio.


Feomelanina

Vamos direto ao assunto, pois esta é uma matéria objetiva.

Os cabelos possuem a pigmentação que é a melanina. E existem dois tipos de melanina: a feomelanina e a eumelanina.

Assim também para as mulheres existem dois tipos de cores de cabelo: pretos e loiros. É ou não é?

Para nós profissionais existem 10 cores naturais, mas para as mulheres, normalmente, ou o cabelo "ficou preto" ou então está loiro. Eu racho de rir no salão com isso!!!

O cabelo quando é castanho, ou mesmo preto, possui eumelanina. E quando o cabelo é loiro possui feomelanina.

Lendo o que você leu até agora talvez se estivesse olhando pra mim pessoalmente você estaria me olhando assim:



Ok, vou explicar melhor.

Cabelos castanhos possuem pigmentos vermelhos, granulosos, o que chamamos de Eumelanina. Já os cabelos loiros possuem pigmentos amarelos, difusos, o que conhecemos por Feomelanina.

O interessante saber é que a Eumelanina tem pigmentos granulosos, ou seja, mais concentrados. Por isso o cabelo castanho clareia com mais rapidez e facilidade. Entenda isso como "o tom do cabelo muda mais rápido de tom".

Contrariamente é a Feomelanina. Quando o cabelo já está na altura de um loiro claro ou loiro claríssimo esse cabelo é mais difícil de clarear para deixar um tom mais claro, pois os pigmentos difusos são menos suscetíveis de serem "arrancados" dos fios.

E percebemos essas distinções quando vamos fazer mechas (decapando ou descolorindo) ou clarear os fios com tintura. Sobre esses 2 temas eu falei com mais detalhes em outras oportunidades que você pode conferir:



Por isso entenda que se o seu cabelo é aquele loiro clarinho então será mais difícil deixá-lo mais claro tendo o cuidado, óbvio, de mantê-lo saudável.

Outra coisa a salientar é que os cabelos que possuem Eumelanina tendem a dar muito mais brilho que os cabelos que possuem Feomelanina. E isso se deve ao fato de que, como já dito, este possui pigmentos granulosos, mais densos, mais concentrados, mais "juntinhos" e isso facilita a dispersão ou reflexão do brilho.

Também quero deixar claro para vocês que se existem 10 tons naturais, então também existem 10 fundos de clareamento (eu diria 9) e se existem somente dois tipos de melanina então obviamente elas se misturarão de uma forma e concentração diferente em cada fundo de clareamento.

Entende o porquê de o cabelo ficar Larajando quando se colore sem ter conhecimento adequado?

Para entender um pouco mais sobre fundos de clareamento leia:


Então pessoal, viu como colorimetria não é só "jogar a tinta" no cabelo? Se não souber um pouquinho mais uma cor pode não sair do jeitinho que queremos.

Perguntinha: Já ficou com cabelo laranjado ou de alguma cor desagradável?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.