Postado dia 08 novembro 2012

O Que é Tonalizacao e Pra Que Serve?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Por indicacão de um colega de profissão hoje eu vou trazer para vocês um pouco mais sobre tonalizacão de cabelos com suas especies. Falar um pouco sobre ela, quando deve ser usada e pra que serve. Vamos conferir?


O olho foi tonalizado também?


Basicamente tonalizar significa dar tom. E é altamente importante definir isso porque daí já eliminamos o conceito de que tonalizar é o mesmo que pintar, ou colorir.


Na colorimetria tonalizar basicamente está relacionado ao ato de "dar tom em mechas" após a descoloracão e/ou decapagem dos fios. Só que o conceito é mais profundo do que julgam muitos, por desconhecimento ou mesmo por generalizacão.

Basicamente temos tipos de tonalizacao:


  1. Aquela que é feita para dar tom às mechas, seja no modo corretivo ou no de preenchimento;
  2. Aquela que é feita para maquiar os primeiros fios brancos;
  3. E aquela feita para simplesmente alterar o tom de um cabelo em mesma altura de tom.

Então podemos ver que o conceito de tonalizacao é bem amplo não é mesmo?

A tonalizacao não deve ser usada com o fim especifico de cobrir cabelos brancos, pois sendo uma coloracao DEMI PERMANENTE ela atua superficialmente e não tem poder de fixacão. E se agora você tomou um susto com essa questão da DEMI então você precisa saber da diferença entre coloracões:

Explicando para que serve a tonalizacao, e levando em conta os 3 itens citados acima, temos que ela é muito usada para corrigir um tom indesejável quando se faz mechas. É o caso por exemplo de um cabelo que ao descolorir ficou muito amarelado, então usamos um tonalizante que tenha um tom irisado, por exemplo.

Ela também serve simplesmente para realçar o tom de mechas, no caso de preenchimento, é o caso por exemplo quando se faz uma balayage e o tom da mecha fica do jeito que queremos, no entanto é preciso preencher de cor para que no futuro não fique verde ao entrar na piscina ou não oxide ficando amarelada, por exemplo.

E temos ainda aquela que serve para esconder os primeiros fios brancos. Digo esconder porque as Demi permanentes não tem o poder de cobrir brancos, e, sendo estes em pouca quantidade, ao tonalizarmos o cabelo com canície criamos um efeito ótico capaz de fazer com que os fios parecem coloridos.

Falando em canície e em cabelos brancos que tal aprender um pouco mais sobre eles?

Nas próximas matérias falarei mais sobre a tonalizacão: como tonalizar, como obter o tom correto dentre outras questões relativas à tonalizacao em geral. Vocês vão gostar, principalmente profissionais.

E você já tonalizou o cabelo alguma vez? Para que?

Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.