Postado dia 12 novembro 2012

Diferencas entre luzes, reflexos, balayage e mechas




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Recentemente me sugestionaram para fazer uma matéria sobre essas diferenças. Hoje resolvi fazer esse post para abordar rapidamente um pouco sobre cada item e suas diferenças.

Será um bom aprendizado para todos, profissionais e também para quem gosta de ficar por dentro das tendências.


Mechas feno com fundo amendoa que fiz no salão

A questão da colorimetria é muito mais envolvendo do que se possa imaginar. O único problema da colorimetria dos cabelos é que, os então alunos, quando começam a lidar com essa arte se esquecem que já sabem dela desde a época do jardim de infância (a maioria).

Sim, isso mesmo, desde o jardim! Lembra de já ter brincado com tinta guache ou lápis de cor e a "tia" falava: "misturem o azul com o amarelo. O que deu?", Aí você, como se tivesse descoberto a oitava maravilha do mundo respondia: "verdeeeeee". Pois é...

Tempos passaram e aqui vamos falar sobre as mudanças e modernizações que surgiram com a colorimetria para os cabelos.

Muitos questionam a diferença entre LUZES, REFLEXOS, BALAYAGE E MECHAS. Isso é o questionamento básico sobre estilos.

LUZES é um "clareamento" que se faz nos fios em pouca quantidade (20, 40%) para iluminar todo o cabelo mas garantindo um efeito suave. É ótimo para quem quer mudar um pouquinho mas tem receio da mudança.

REFLEXOS é também um clareamento feito nos fios, contudo o que o diferencia das luzes é a quantidade (50, 70%) o que causa uma maior iluminação. Neste procedimento a cabeleira fica bem loira. É ideal para quem quer, por exemplo, esconder uma grande quantidade de brancos, sem no entanto, fazer uma coloração global.

BALAYAGE é o termo que utilizamos para quem quer fazer um ton-sur-ton (tom sobre tom) de colorações utilizando um tom sobre um fundo pré definido. É ideal para quem tem um tom de cabelo definido, faz tintura, e quer diferenciar causando um efeito mesclado de cores de no máximo 2 tons mais claros que o fundo escolhido.

MECHAS é parecido com a balayage. A diferença básica é que as mechas são mais marcadas (eu diria posicionadas) para criar em efeito maior do que o real. Isso não tem nada a ver com espessura das mechas e sim do local onde elas são posicionadas, por exemplo, somente no alto da cabeça, fazendo com que pareça ser e todo o cabelo.

Nestes casos é muito importante se verificar a necessidade de tonalização ou não das mesmas. Inclusive eu falei de tonalização em outro post:


Os conceitos são mais importantes para o profissional do que para o publico em geral. O profissional deve ficar atento ao que a pessoa pede para então saber o que realmente ela quer.

Aqui em Belo Horizonte onde trabalho chegam pessoas pedindo para fazer "luzes" querendo clarear 80% dos fios. Então eu verifico na hora que o que ela quer não é luzes. Agora vocês já sabem o que ela quer, não é? Viu como trabalha um profissional?

Existem muitos tipos de procedimentos, e eu vou falar deles aqui para vocês, e vou mostrando as diferenças. 

Espero que agora fique um pouco mais claro sobre os tipos de procedimento em colorimetria relacionada a mechas, que é um pouco diferente da tintura de cabelos brancos, por exemplo, que às vezes o mais importante não é a coloração e sim a mordaçagem.

Se você quiser saber um pouco mais sobre mordaçagem veja:


Quero também lembrar que mais complicado do que entender os procedimento é faze-los propriamente. Por isso não façam aventuras sozinhas ou em casa sem um profissional qualificado ok.

Vejo muitos sites ensinando como fazer mechas em você mesma, ou como cortar o próprio cabelo... Eu nem acho ruim, pois pra corrigir é mais caro que pra fazer.

E você, sabia das diferenças? Qual delas já fez ou pretende fazer no cabelo?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.

Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.