Postado dia 30 outubro 2012

Pode Fazer Progressiva em Cabelo Elastico?


Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muitos tem me perguntado sobre a possibilidade de se fazer uma escova progressiva em um cabelo que esteja elástico, seja para retirar o volume do mesmo ou então para recuperá-lo já que ele fica com uma forma diferente.

Hoje vou falar dessa possibilidade.


Saiba dos riscos de se fazer uma progressiva em cabelos elasticos.
Estique e....elásticos?



É fato que os cabelos acabam ficando elásticos, na maioria das vezes, por conta de químicas mal sucedidas e/ou mal executadas. Quando isso acontece os fios ficam disformes, ou seja, sem forma definida.


Os fios que passam por esse estado ficam bem frágeis, e algumas pessoas relatam nos comentários que chegam a ficar "com medo de pentear ou lavar os cabelos" e de eles caírem ou quebrarem.

Bom salientar que há uma grande diferença entre queda e quebra de cabelo, veja só:



Agora a questão é: esse cabelo que se encontra elástico pode ser feito progressiva nele? A questão é mais ampla, veja porque.

O cabelo quando está elástico tende a ficar mais mole e consequentemente mais fácil de arrebentar, e obviamente que dependendo do caso, ou na maioria das vezes, ele acaba por dar um certo volume a mais tendo em vista que o cabelo fica com certas "ondas" anormais.

Contudo esse volume não é o tipo de volume para ser retirado por alisamentos mas sim pela recuperação do fio. E como progressiva nenhuma hidrata ou recupera fio então NÃO PODE SE FAZER PROGRESSIVA EM CABELOS ELÁSTICOS.

Não vou aqui citar o que é um cabelo elástico ou como recupera-lo da maneira certa, se você quiser entender um pouco mais então veja outra matéria sobre o assunto:

Se você está com o cabelo elástico, ou seja, sem elasticidade e aplica um produto de progressiva nele, o minimo que pode acontecer é você romper o fio, seja pelo tracionamento do mesmo na hora da aplicação, seja por conta do produto que acaba por mexer com o fio, ainda que não altere sua estrutura.

E levando em consideração que a maioria das escovas progressivas hoje em dia estão usando ácidos em sua formula a coisa tende a piorar. Isso porque estas escovas acabam por fazer uma "acidificação dos fios" reduzindo assim a micra dos mesmos e em alguns casos fazendo com que eles venham até a se desintegrar com o tempo.

Portanto não faça. Invisa em tratamentos. A dica que dou é você usar o item Força do CCB em abundancia, em um primeiro momento. CCB é a sigla de Cronograma Capilar Brasileiro que eu desenvolvi e você pode saber mais no intuito de dominar seu cabelo:

Pergunto: você já esteve ou está com os fios elásticos?


Gostou da Matéria? Comente e/ou Pergunte, mas antes de perguntar siga o blog.

Compartilhe no FACEBOOK e divulgue a matéria lá.

Clique em "LEU?" na barra abaixo e seja um Top leitor.


Siga o Cabelos E Sonhos no Twitter: @cabelosesonhos

Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro a mais de 10 anos e atua no bairro Belvedere em Belo Horizonte/MG. Ex-professor de cabeleireiro em uma das maiores escolas de BH, é Especialista Master Redken e educador pela marca e presta consultoria sobre produtos e para profissionais. Tem se destacado na internet através do blog Cabelos E Sonhos por levar conhecimento com fundamento e técnica para o público consumidor e profissional.

13 COMENTÁRIOS:

  1. Parabéns pelo seu blog sempre que tenho tempo dou uma passada por aqui para retirar algumas dúvidas. Afinal de contas, estavamos precisando de alguém que pudesse desmitificar algumas crendices.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,


     


    Já estive e estou novamente com os cabelos elásticos, a
    primeira vez foi porque ñ tratava os cabelos da forma certa e a segunda porque
    fui ao salão e confiei na cabeleireira, que tem muitas clientes e trabalha
    muito com luzes, eu queria fazer ombré hair, mas ela disse que meu cabelo (que
    no caso vem sendo pintado de loiro há quatro anos, tem progressiva) iria
    emborrachar e disse que eu fizesse luzes que dava certo. Fiz e emborrachou (ela
    deixou o pó descolorante cerca de 50 minutos na raiz!)! Eu queria que
    predominasse o loiro nas pontas e ele está mais loiro na raiz, se soubesse que
    ia ficar assim não teria feito.


     


    E agora com o cabelo frágil como clarear a cor? Já pensei em fazer
    decapagem, só não sei se daqui a alguns meses ele consegue passar novamente por
    química.


     


    Seu blog está me ajudando! Obg!

    ResponderExcluir
  3. Gente esse fundo preto é terrível para se ler!

    ResponderExcluir
  4. Diana Ribeiro DiMulata09 maio, 2013

    Eu estou... Tenho cabelos crespos quimicamente tratados com guanidina... No inicio de dezembro eu fiz luzes e, como não gostei, escureci ele novamente (ou melhor, estou escurecendo rs pois uso tonalizante todo mes :-\, já q não posso usar tintura permante) Dois meses depois, quando fui alisar, protegi todo o meu cabelo como de costume com a pomada Avocado da Salon Line. E logo a coitada da parte da frente não foi protegida devidamente e agora está toda elástica... Minha sorte é que eu tenho muuito cabelo, e o que quebrou dá pra esconder com o resto que sobrou, mesmo assim continua elático... Semanalmente lavo o meu cabelo com a linha pantene reconstrução, uso o creme de arginina da elseve pra deixar uns 20 min na toca térmica. Uso o protetor termico da pantene antes da escova e antes da chapinha passo oleo de argan inoar. Finalizo com um reparador de pontas com queratina (esqueci a marca). E agora, dia sim dia não estou pasando aquele novo serum dove (o que tem o conta gotas) para pontas duplas. Dai eu passo na franja toda, pois apenar de tanta surra que dou no meu cabelo, pontas duplas eu não tenho rs Estou sentindo a frente do meu cabelo menos elástica, mas ainda não está totalmente recuperada. Bom, estou cuidando direitinho, pois já passou da hora de eu alisar meu cabelo novamente e estou com medo de ele ficar mais molinho ainda ou pior, arrebentar todo rs bjus!

    ResponderExcluir
  5. Meu cabelo esta elasticos e eles ja foram decoloridos e pintando de preto mais esta fraco mais posso da luzis o ele vai cair todo
    Mim rep por farvor

    ResponderExcluir
  6. Debora,

    talvez nao caia todo, talvez caia só uns 80%

    ResponderExcluir
  7. elisangela02 julho, 2013

    meu nome elisangela marlon gosto muito de suas dicas se eu podesse eu ficaria o dia todo lendo suas dicas que deus te abecoe sempre

    ResponderExcluir
  8. olá,meu cabelo era vermelho e resolvi ficar loira então comecei fazendo luzes digamos que meu cabelo estava com uns 90 por cento ja loiro ,dai resolvi pintar com umton 8.0 mais acabei escurecendo meu cabelo não gostei da cor voltei no salão e a cabeleireira resolveu fazer uma decapagem resultado depois que lavei meu cabelo constatei que ele esta elastico, ia fazer uma progressiva que foi o que a cabeleireira havia indicado mais lendo seu blog vi que isso terminaria de detonar meu cabelo então queria saber o que posso fazer se devo fazer uma cauterização e quanto tempo devo espera pra fazer a progressiva?

    ResponderExcluir
  9. Gisele,

    o tempo necessário. Enquanto isso faça cauterizações.

    ResponderExcluir
  10. Therezinha Mello17 julho, 2013

    Já tive esse problema e posso dizer que foi um período horrível da minha vida!

    Meu cabelo ficou hiper sensível quando uma pessoa amadora descoloriu meu cabelo até esbranquiçar. Nem gosto de lembrar da ocasião!!

    Ficou hóórríveeeel!!
    Dava medo de fazer qualquer coisa nele, até passar a mão.

    Meu cabelo era um palmo abaixo da altura dos seios e tive que cortá-lo chanel pra melhorar a situação.

    Na época não sabia que não podia fazer a progressiva, e fiz logo em seguida para baixar o volume.

    Ficou melhor que sem progressiva, mas lembro que tive que ir ao cabeleireiro pelo menos uma vez por semana por 2 meses direto para reconstruir, cauterizar e hidratar.

    Foi um absurdo!!

    ResponderExcluir
  11. Estou com o cabelo elastico e preciso fazer uma progressiva daqui 1 semana (não tem como desmarcar), o que que eu faço?

    ResponderExcluir

Deixe seu comunicado, comentário. Seja educado (a) e objetivo (a).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...