Postado dia 24 setembro 2010

Cortes Longos e Adaptáveis




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Estamos aqui outra vez para, desta, virmos a falar sobre cortes em cabelos longos. Em um primeiro momento irei salientar aqui a importância de se conhecer os tipos de rosto ou face existentes, sejam eles: oval, redondo, quadrado e cordiforme (em forma de coração).

Miriane


Muitos cabeleireiros dizem não ser relevante essas considerações, então imaginemos uma mulher de estatura baixa, acima do peso e que tenha o rosto redondo.

Se ao cortar o cabelo desta mulher o cabeleireiro o encurta muito e o deixa com base reta essa mulher irá “aparentar” estar ainda mais acima do peso. Tomemos como outro exemplo uma mulher com rosto oval e com o cabelo longo. 

Se cortarmos esse cabelo em degrade na parte frontal e partirmos o mesmo ao meio ou seja, se pentearmos esse mesmo cabelo ao meio estando ele liso, teremos uma mulher que irá “aparentar” uma pessoa com cabeça semelhante à um ovo de galinha.


Parece engraçado e se formos olhar até é engraçado, desde que não seja conosco, não é verdade?  Pois bem, vamos ao que interessa pois sei que quem lê uma matéria como essa no mínimo quer saber como deve cortar o seu cabelo ou busca um norte, uma indicação de como cortar o seu cabelo.

Longe de mim impor aqui regras, até porque cada um é cada um e como diz o ditado: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.


Tenho visto de 2009 para cá um aumento por parte das mulheres na busca por cabelos com efeito natural, não foi abandonada a escova, muito menos as progressivas, inteligentes e afins mas já não impera as escovas chapadinhas lisinhas partidas ao meio e coladas na testa. Mil vezes NÃO!

Se você ainda é dessas ou se você ainda é um cabeleireiro(a) que ainda assim o faz, então digo-lhe que seria agradável rever seus conceitos.


Um dos cabelos mais comentados nos últimos 3 ou 4 anos é o da já famosíssima Gisele Bündchen. O cabelo de Gisele é um maravilhoso longo  em degrade desconectado na parte frontal com um UP na franja e madeixas feito com os famosos bobes.

O que seria esse corte? O corte é feito a partir da parte posterior (de trás) com uma base que pode ser reta ou não, e na parte da frente (frontal) há duas maneiras de se fazer o degrade: a primeira seria a de se fazer uma franja (corte) e a partir da franja “emendar” o corte descendo em forma de “escada” “degrau” até encontrar com o comprimento da parte posterior.

Esse é o mais clássico dos degrades, o qual pode ser lembrado quando usado pela atriz Malu Mader.
Porém em tempos de modernidade o que se pede é que a franja em nada tenha a ver com o degrade, que ela não se conecte com o resto do corte, e que o degrade não mais seja aquele certinho, mas que seja efilado, desfiado ou ainda repicado.

Você pode também aprender como cortar um cabelo com navalha quente:


Lembrando que o repicado serve para dar volume e o desfiado para retirar volume e o efilado para desconectar o corte. Efilados são aqueles cabelos que tem uma assimetria com bom senso, as mechas são umas maiores que as outras criando ora mechas para dentro ora mechas para fora. 

Normalmente para quem tem cabelos volumosos ou muito densos costumo indicar um desfiado, justamente para tirar parte da densidade do cabelo deixando-o assim mais leve ou para “domar” o volume das madeixas uma vez que os fios desfiados são sobrepostos pelos fios não desfiados. 

Lembrando que para retirar volume do cabelos como um todo é necessário processo químico como o relaxamento.

Um Up que costumo usar em cabelos longos é a franja desfiada com a técnica conhecida como Twist  na altura da boca ou do queixo.

Essa técnica consiste em medir a franja até onde se deseja cortar e torcer toda ela e desfiar com tesoura fio navalha ou com a própria navalha (e aqui indico a navalha quente elétrica) de cima para baixo, criando assim uma desconexão perfeita para se usar a franja.

Escovando essa e posteriormente prendendo-a com bobes grandes, dando assim aquele efeito da franja da Gisele Bündchen.


O titulo do post se refere àqueles cortes que ficam bons com escova, natural, com chapinha, baby liss, ou seja, o cabelo se adapta bem à qualquer estilo que for colocado.

Miriane (Degrafilado/Desfiado Semi Reto)

Nessa matéria o cabelo da foto pertence a Miriane, primeira participante do blog CABELOS E SONHOS, que possui naturalmente cabelos anelados, e que foram cortados com base semi-reta no posterior, degrade efilado com alguns fios desfiados com navalha quente na parte frontal e franja desfiada com efeito Twist usada de lado.

Cabelo feito por mim.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.