Postado dia 15 fevereiro 2013

Prender o Cabelo Estraga os Fios?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Eu sempre explico para meus clientes que certos hábitos podem danificar os fios, como lavar com água quente excessivamente, não usar condicionador, dentre tantas outras coisas. Mas e prender o cabelo? Fazer um coque? Prender o cabelo pode estragar ele?


I do not comment on this photo ...



Sempre que as pessoas chegam até mim eu dou algumas dicas para o dia a dia, a fim de levá-las a cuidar melhor dos fios e consequentemente se aliarem a mim para juntos mantermos os cabelos delas cada dia mais bonitos.


Afinal cuidados básicos irão garantir que os fios estejam sempre mais bonitos, e sendo uma pessoa que passou pelas minhas mãos obviamente que irá atrair a atenção de outras pessoas para o meu trabalho.

Pois bem...

Uma das dicas que dou é em relação ao prendedores de cabelo e o modo de prender o cabelo no dia a dia.

O cabelo possui uma qualidade chamada de "elasticidade" que é a capacidade do fio de se esticar e voltar à sua forma natural sem se arrebentar.

Alguns prendedores são inimigos mortais do cabelo. E o que mais odeio com todas as minhas forças é o famoso bico de pato, esse é o holocausto capilar.

Sério pessoal, quando alguém chega no salão com esse prendedor eu fico com essa cara:



Como dizemos nós mineiros "o trem" é feroz. Ele parte os fios com uma facilidade incrível.

Existem tantos prendedores bakanas. Os que eu mais gosto são aqueles grandões tipo "piranha" mas que parecem uma borboleta gigante, chega a ser um acessório muito bonito. Sem contar nas buchas de cabelo grandes, plissadas...enfim, existem tantos bakanas.

Mas fujam dos bicos de papagaio...sério!!!

De repente você está quebrando os fios e por conta da pouco densidade que ele fica nas pontas, ou por sempre você perceber fios saindo, você acaba achando que ele está caindo. Só que eu já falei quais as causas da queda de cabelo, inclusive feminina, veja:



Outra questão é em relação a prender o cabelo com coques e tranças.

Não há problema algum, se feitos de forma consciente. E digo isso porque vejo pessoas que sempre dormem "só mais 5 minutinhos" e quando acordam dão aquele nó de carreteiro no cabelo, saem correndo e ficam o dia todo com ele.

Isso daí é #fail...

Mas se você pentear os fios, deixando eles alinhados e depois fizer um coque, tipo banana, donut, trança, não tem problema algum.

O que oriento é que não deixem os fios repuxados na raiz, pois isso pode causar um dano mecânico e até causa forçar um queda.

Para os cabelos que passaram por esses danos e estão fragilizados o ideal é que sejam fortalecidos, afinal todo cabelo precisa de força. Todo!!

E por conta disso é que sempre oriento as pessoas a terem itens de força em seus cosméticos capilares. Veja mais sobre o item força:

Agora que você sabe como pode e como não pode prender os fios, aproveite e crie estilos que melhor se adaptem ao seu dia a dia.

E você, tem costume de prender os fios? Já teve danos mecânicos por conta disso ou ficou como a lhama lá em cima ao ouvir sobre o bico de pato? Comente.

P.S = fujam do bico de pato. Sério!



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.