Postado dia 27 fevereiro 2013

Tinta Clara Afina o Cabelo?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Ouvi falar sobre questões de afinamento de cabelo e uma delas é justamente sobre as tintas clareadoras e/ou descolorantes afinarem os fios. Seria isso mito ou verdade? Até que ponto a coloração tem o poder de influenciar na espessura do fio?


Então...



O cabelo possui uma espessura (sério??? não diga!!!).


Alguns fios são mais finos, outros mais grossos. E isso influencia no volume, não na densidade dos fios como muitos acreditam.

Para não ter que explicar detalhadamente qual a diferença entre densidade e volume eu sugiro outra matéria:



A tinta clara, compreendida entre o loiro escuro e o loiro clarissimo, ou extra claro em algumas marcas, normalmente é aplicada se valendo de oxidantes superiores a 9%.

Isso quer dizer que para que aquela coloração tenha efeito será necessário uma maior liberação de oxigênio e que também a coloração possui uma quantidade maior de amoníaco para que o fio seja aberto e tenha o córtex exposto, que é onde ocorre a mudança da melanina ou do pigmento cosmético.

Pois bem.

Muitos dizem que os fios após passarem por um processo de clareamento com coloração ficaram mais finos.

ISSO NÃO É VERDADE.

O que ocorre é que na coloração há um ressecamento natural, devido à própria química, e que faz com que os fios fiquem mais expostos e também mais frágeis, muitas vezes ficando com frizz.

Isso dá a impressão de afinamento.

Por isso eu ressalto a extrema importância do pós química e da reabilitação capilar, que aliás eu já falei e já mostrei aqui porque deve ser feita e como pode ser bem executada:

Portanto meus amigos, a tinta clara não afina os fios.

Há também os casos de pessoas que fazem o clareamento e depois fazem uma escova progressiva de ácidos e os fios acabam ficando finos. 

Mas isso é consequencia da progressiva de ácidos e não do clareamento capilar.

De todo caso é extremamente necessário que quem faça o clareamento dos fios use os itens força e cor do CCB.

Se você der uma pesquisada aqui no blog sobre progressivas verá o problema da acidificação dos fios causada pelas progressivas de ácidos.

E você, já teve a impressão de ter os fios afinados depois de um clareamento. Como foi?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.