Postado dia 10 maio 2013

Bons Hábitos Capilares




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Entre tantas dúvidas existentes estão aquelas mais conhecidas como o que fazer e o que não fazer com os cabelos ou nos cabelos. Então vamos falar sobre os bons hábitos capilares.


Olha o sorriso de quem faz a coisa certa...


É fato que na internet as pessoas conseguem achar quase tudo. E neste área que sou apaixonado, cabelos, então nem se fala.


As pessoas procuram como fazer uma tintura no cabelo, como fazer relaxamento, como fazer hidratação, como fazer isso e aquilo, mas muitas não se preocupam com a informação correta e assim vira e mexe se vêem praticando coisas que nem sempre são adequadas.

Já ouvi gente falar que comprou tutano no açougue para por na máscara, que ovo batido com abacate deixa o cabelo brilhante, enfim...

Dizia mamãe: "cada doido com sua doideira"... Sabe que ela tem razão? Cada coisa.

Vejo pessoas com boas intenções mas que por não terem conhecimento adequado possuem maus hábitos capilares, e que destroem o fio a longo prazo. E já falei sobre eles no blog:



Entretanto quero aqui dar algumas dicas do que são bons hábitos capilares para que você, praticando-os, venha obter cabelos mais bonitos, mais brilhantes, mais macios e mais saudáveis.

Vejamos alguns:

  1. Lavar o cabelo com água na temperatura ambiente;
  2. Pentear os fios todos os dias com escova massageadora;
  3. Cortar os fios regularmente de 2/2 a 3/3 meses;
  4. Fazer hidratação semanalmente;
  5. Fazer tratamentos específicos em salão mensalmente;
  6. Fazer testes antes de químicas;
  7. Secar os cabelos para dormir;
  8. Prender os cabelos somente secos e com prendedores de plástico ou pano;
  9. Secar os cabelos sempre com protetores térmicos;
  10. Usar leave-in hidratante;
  11. Fazer pós-química sempre após tintura, relaxamento, mechas;
  12. Lavar os cabelos no máximo 3x na semana;
  13. Usar produtos adequados às necessidades do fio no momento;
  14. Sempre usar condicionador se não for hidratar

Estes são alguns bons hábitos que devemos sempre observar.

Eu por exemplo tenho leave-in em casa e no salão. Quando lavo a cabeça em casa sempre uso leave-in, se lavo no salão eu uso leave-in. E se lavo em casa mas a tarde quero lavar de novo no salão, então leave-in.

Virou hábito.

Quando vou secar me cabelo, está lá o protetor térmico. Se cismo que o cabelo está ressecado nas pontas (difícil imaginar isso pra mim) eu corto.

Não tenho secador em casa (senão eu arrumaria um monte de amigos querendo escovar no fim de semana, e de graça!) então evito lavar a noite, mas se lavo é porque ainda vou ficar 1 ou 2 horas acordado e assim dá tempo de secar naturalmente.

Com isso eu evito destruir meus cabelos. E falando nisso uma vez eu fiquei tão pasmo com algumas perguntas que resolvi fazer uma matéria jocosa ensinando como destruir um cabelo e se você ler vai querer compartilhar no Facebook:

Lá em cima quando falo em temperatura ambiente quero dizer mais fria; os tratamentos específicos são as cauterizações a frio, o botox capilar verdadeiro (já falado aqui no blog); usar os produtos adequados ao cabelo no momento significa de acordo com o CCB, ou seja, se o fio precisa de força não adianta comprar um shampoo de mil reais para maciez que não resolve.

Enfim pessoal, tento o máximo ajudar vocês, afinal o resultado conseguido por vocês é também um resultado conseguido por mim.

Por isso "sigam-me os bons", rsrsrs.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.