Postado dia 08 maio 2013

Maus Hábitos Capilares




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Não há problema algum em fazer duas químicas no cabelo, ou escovar o cabelo toda semana, e até duas vezes na semana. Mas tudo depende de como isso é feito. Por isso vamos observar alguns hábitos capilares que danificam o fio e as vezes não percebemos.


Mau hábito dá nisso...


O homem, por exemplo, lava cabelo todo dia, pelo menos os que tomam banho todos os dias...


Claro que não são todos que lavam os cabelos todos os dias, mas é algo comum. Assim também a maioria das mulheres escovam os cabelos toda semana, e até varias vezes por semana.

Conheço mulheres que escovam os cabelos quase todos os dias. Uma atriz , que não convém aqui falar o nome, quando estava em alta por conta de ser protagonista de uma novela, fazia tanto comercial que chegava a fazer 07 (sete) escovas por dia!!!

E isso não é estoria (com E mesmo).

E o cabelo dessa atriz está bem obrigado. Mas como? Segundo o técnico (humnnn) que teve a oportunidade de cuidar do cabelo dela, e que me falou sobre o assunto, ela fazia 01 tratamento de R$600,00 por dia, da marca (achou mesmo que eu iria fazer propaganda?).

E não é pelo valor, mas pelo tratamento que ela fazia.

Ou seja, ela tinha um bom habito capilar para compensar. E obviamente que ela possuía outros bons hábitos capilares, como proteger os fios sempre que secava e etc.

Dando um exemplo claro para vocês, eu não indicava mascaras profissionais para as pessoas usarem em casa porque considerava que elas não sabiam usar e por isso não tinham o resultado esperado.

Mudei meu conceito com o tempo e o CCB. Passe a ensinar a usar corretamente, e com isso incentivar a hidratacao semanal. Resultado: basta você ler nas matérias sobre resultados do CCB.

Inclusive eu ensinei como fazer uma boa hidratação, seja em casa ou no salão, veja:



Então para seguirmos com o aprendizado vejamos alguns hábitos capilares que se você pratica deve acabar com os mesmos imediatamente:

  1. Lavar cabelo à noite e não secar;
  2. Lavar com água para escaldar (tipo fervendo né);
  3. Prender os cabelos com prendedores de metal (bico de pato e etc);
  4. Escovar os cabelos sem protetor térmico;
  5. Não pentear os cabelos;
  6. Fazer mais químicas do que tratamentos;
  7. Não cortar o cabelo com regularidade;
  8. Molhar o cabelo para "dar uma abaixadinha nos mullets";
  9. Retocar a raiz de tinta e "dar uma puxadinha para as pontas";
  10. Deixar a hidratação secar no fio

Eu faria uma lista maior, mas esses são os mais comuns, e tenho certeza que você que está lendo essa matéria deve cometer alguns deles, ou pelo menos um, e se não comete nenhum deles então parabéns, você tem cuidado bem do seu cabelo, pelo menos em termos de maus hábitos.

Me veio à lembrança agora que certa vez eu escrevi sobre o que não fazer no CCB, pois no começo muita gente tinha duvidas frequentes e resolvi deixar uma especie de receitazinha do que não fazer, e que pode também ser incorporado aos conceitos aqui mostrados, veja:

Como muitos aqui já são de casa, fica aí aberto pra você comentar abaixo sobre algum habito capilar ruim e que não está na lista aqui, mas que pode também ajudar outros que sempre lêem e comentam aqui.

Seja sincero(a): você tem algum mau habito capilar? Conta pra gente aqui em baixo.




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.