Postado dia 22 maio 2013

Por Que Meu Cabelo Fica Alaranjado?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Já ouviu alguém dizer: "seu cabelo puxa pro laranja" ou então "sempre que pinto meu cabelo ele dá esse reflexo alaranjado" ? Mas por que isso ocorre? Como resolver?


Se ficasse assim maravilha!


Não adianta, enquanto não houver conhecimento não haverá solução!


Se com conhecimento existem dificuldades, imagine então quando não se tem conhecimento e se vive na base do "vou tentar pra ver o que dá" e "eu acho que" ?

Só existe um único motivo pelo qual o cabelo fica com reflexo laranjado, (ou alaranjado, como prefiram): o fundo de clareamento.

Isso é a coisa mais simples na colorimetria capilar. É tão simples como bebendo água se mata sede ou como o céu ser azul.

Existem vários fundos de clareamento capilar, dentre eles o alaranjado, assim como o vermelho/alaranjado e o alaranjado/amarelo.

Traduzindo mais profissionalmente vamos chamar o alaranjado de cobre, afinal o profissional vai falar que seu cabelo ficou mais "quente" ou "acobreado" e nunca alaranjado. Isso porque a palavra alaranjado causa tic nas mulheres.

Tic!!!

Para aprender mais sobre fundo de clareamento capilar (seria bom para entender o resto da matéria) leia diretamente em:



Bom, vamos logo para a prática que é o que vocês gostam.

Você tem o cabelo castanho (independente de qual), daí você vê a Fulana Bragança e Bourbon III, ou a Ciclana Torres Del Piero com um loiro fazendo propaganda e pensa: "Nossa, quero meu cabelo assim".

Entra no google, e digita "cor da Fulana", daí é redirecionada a um blog que te diz para você entrar na nova onda do loiro Ciclana. Você corre até a farmácia, compra a tinta, chama uma amiga pra ajudar (ou então faz sozinha mesmo, porque vai dar mais moral) e aplica a tinta. Maravilha!!!

A única parte ruim é que normalmente aquela atriz não usa aquela cor, as fotos do produto são photoshop, e na caixinha não vem falando sobre o fundo de clareamento. No máximo vem aquelas 3 fotos mostrando: "se seu cabelo é assim vai ficar assim, ou se é assado vai ficar assado", daí quando você lava fica acobreado.

Mas por que?

Simplesmente porque ninguém te contou, nem a marca, que o cabelo quando clareia passa por tons de clareamento (e se você não leu a matéria que indiquei lá em cima você NÃO VAI ENTENDER o resto) e na maioria das vezes a água oxigenada que vem com a tinta não é suficiente para clarear os pigmentos do cabelo acima do loiro médio.

Agora você está pensando: "Mas Marlon, por que o loiro médio?", leia a matéria lá de cima...

Mas já respondendo, é que o fundo de clareamento do loiro médio é o acobreado, e o do loiro claro acobreado/amarelo, sendo assim é necessário que, ou se clareie acima de loiro claro, seguindo as regras de quantidade de clareamento de cada oxidante (20, 30, 40v), ou ao colorir os cabelos já neutralize o provável fundo de clareamento de acordo com a altura de tom que a tinta está propondo e o oxidante irá alcançar.

Traduzindo: (eu não sei mais o que fazer para que vocês entendam!!!) se o seu cabelo é um castanho médio, não adianta comprar uma tinta mega, ultra, hiper clareadora, que essa tinta com água oxigenada de 40 volumes não irá passar do loiro claro, e o fundo de clareamento dele é acobreado/amarelado.

E o pior é que as tintas normalmente colocam água oxigenada de 30v junto da tinta, sendo assim seu cabelo irá clarear no máximo 3 tons, e se ele é castanho médio como no exemplo acima, ele vai clarear no máximo até o loiro médio. Pergunto: qual o fundo do loiro médio?

É aí que muito erram e começam a procurar saber como voltar os cabelos para a cor natural de antes. E pensando nisso foi que eu ensinei em outra matéria:

Sei que a essa altura tem inúmeros leitores pensando:

  1. "Mas e eu que sou profissional e o cabelo da minha cliente sempre puxa pro laranja?";
  2. "Mas e eu que pinto no salão e meu cabelo puxa pro laranja?"

As respostas:

  1. Você não domina colorimetria! Se dominasse saberia que ao colorir um cabelo que você sabe que vai parar no loiro médio ao invés de usar o loiro médio você usaria o médio acinzentado, ou se sabe que vai para no loiro claro usaria o loiro claro irisado/acinzentado ou loiro claro irisado;
  2. O seu cabeleireiro não domina colorimetria! Então sugira a ele esse blog aqui ou diga a ele pra dar um up em cursos de colorimetria avançada ou participe de um curso meu. Sério.

"Marlon você se acha né", sei que alguns vão dizer! Nem ligo! Não muda nada. Seu cabelo continua ficando alaranjado.

Eu também errei pessoal, e tive que ver que precisava aprender mais e mais, e vou contar um segredo para vocês, e que fique só entre nós: eu tenho que aprender todos os dias!!!

E ao invés de ficar questionando a mim, questione a sí próprio.

Eu fui professor de make up, e fazia makes no salão onde trabalhava em um dos bairros mais ricos de BH, mas por considerar que as makes não eram top eu resolvi parar. Fiquei com o que eu fazia de melhor, e investi nisso, como faço até hoje.

Quero voltar ao make, mas só volto à ativa quando estiver, no mínimo, como os 10 melhores de Belo Horizonte.

Simples assim.

Deu para esclarecer agora porque seu cabelo fica alaranjado? 



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.