Postado dia 03 junho 2013

Tonico Capilar Faz o Cabelo Crescer?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Na onda de fazer os cabelos crescerem as pessoas tem procurado várias alternativas: mega hair, monovin, glicopan, fazem trança, escova, enfim... É cada uma! E uma dessas é o tônico capilar. Será que funciona?

Será que o Kojak usava tônico?



Eu li um tempo atrás sobre uma escova progressiva que faz o cabelo crescer?


É o cúmulo da tansidade!

Não vou nem entrar no mérito dessa questão porque eu não aceito gastar meu curtíssimo tempo para falar de uma coisa tão lógica. Escova progressiva fazer o cabelo crescer, aff....

O que revoltou nessa questão é simplesmente o fato de não ser um assunto corriqueiro e costumeiro que ainda não foi realmente tratado como deve por quem é profissional e tem capacidade para tanto.

O que realmente me invocou quando li sobre essa questão foi ver a indústria cosmética capitalista usar de artifício e ardil para ludibriar o consumidor a ponto dele esperar uma coisa que não virá.

Daí você pensa assim: "mas então porque eles fazem isso se não vai dar resultado?".

A resposta é bem simples: eles dão a notícia, divulgam rapidamente, vendem, por baixo, 100 mil escovas dessa a 500 reais cada uma, daí o que vai acontecer depois é fácil contornar dizendo que tal componente não será mais usado ou mudar o procedimento de aplicação, enfim....

Mas aí já ganharam rios de dinheiro, e seu cabelo, como era de se esperar, não cresceu o que deveria.

Não me entristece ouvir as pessoas falarem, por exemplo, que escovar os cabelos os fazem crescer. Isso porque é um costume mais antigo, criado pelas pessoas com boa fé, que acreditavam nisso.

Sobre isso já até fiz uma matéria:


Se você quer aprender mais e sempre se atualizar então assine nosso FEED e receba as matérias direto no seu mail. Não esqueça de confirmar a inscrição ok.

Mas e o tônico capilar funciona? Depende!

O couro cabeludo, melhor dizendo, o bulbo capilar deve ser alimentado, para que assim possa produzir fios de cabelo em boas condições e este venha a ser expelido através do folículo piloso, quando então vemos o fio.

O bulbo capilar é alimentado através dos nutrientes presentes no sangue, ou seja, o bulbo é alimentado a partir do nosso sangue, ou corrente sanguínea.

E sabemos que quanto maior for a irrigação do bulbo melhor resultado terá na produção do cabelo, se este sangue também estiver em boas condições, sem anemia por exemplo.

Aí que vem a questão do tônico capilar.

Se ele for um tônico que possa causar a vasodilatação então será um auxiliador na luta contra a queda e contra a má produção do cabelo.

Sim.

Uma vez havendo uma maior dilatação dos vasos sanguíneos, mais sangue irão correr por eles e mais irrigado será o bulbo capilar, produzindo assim cabelos melhores.

Óbvio que não basta pegar um bom tônico, usar e pronto. Nada disso!

Dependendo do caso, maioria homens, há que se verificar com um endocrinologista a atuação dos genes da calvície, porque neste caso há que se fazer uma intervenção até mesmo com remédios.

Portanto a tecnologia nos tônicos e investimento também farão a diferença. Hoje já existem shampoos masculinos, por exemplo, que possuem extratos vasodilatadores em sua fórmula. Show de bola.

Outra matéria bakana sobre crescimento foi sobre a questão da velocidade do crescimento que falei por aqui:


Portanto não há problema algum com os tônicos capilares, que são PRÓPRIOS PARA USO HUMANO. E quem já conhece o blog entendeu bem porque eu coloquei em letras garrafais.

Mas lembrando que o tônico capilar tem que ter o poder vasodilatador e não resolverá o problema sozinho, sendo assim um auxiliador no combate à queda e à produção capilar.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.