Postado dia 31 julho 2013

Como Deixar Bonito um Cabelo Quebrado




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Quem passa por uma química mal sucedida e tem os cabelos quebrados pelo procedimento sabe como é duro conviver com cabelos que não ficam bonitos. Mas será que você tem feito o certo para que esses cabelos fiquem com aspecto saudável, recuperado e bonito?

Não se desespere...


Os cabelos quebrados tem a tendência de ficar com uma aparência estranha. Tipo aquela em que as pontas parecem ter sido queimadas no fogão e a o meio parece mais um ninho de Guaxo.


Ok, ok não vou pegar pesado. Mas eu sei bem o que é ver uma pessoa que possui um cabelo assim. Fico sim sensibilizado com a situação de algumas que chegam aqui no salão sem conseguir sequer olhar para o espelho.

É um mix de vontade de ajudar essas pessoas e resolver o problema delas e de revolta por saber que tem colegas de profissão que estão mais preocupados em fechar o caixa no final do dia com metas do que em fazer o que se propuseram quando entraram na profissão: deixar as pessoas mais bonitas e valorizar a beleza de cada uma!

Nessa vontade, nessa ânsia de querer ajudar eu até escrevi uma matéria mais fechada no assunto "stop quebra" para que as pessoas tivessem uma ideia mais rápida de como fazer o cabelo parar de quebrar:




Mas confesso que muitas vezes as pessoas são as próprias culpadas por estarem assim. São aquelas que querem de qualquer jeito fazer aquilo que consideram ser o ideal para elas, sem terem conhecimento algum, e que a todo custo querem por que querem ter o cabelo tal sem fazer considerações inteligentes.

Outrossim é que as pessoas põe toda a força pra fazer a química, a mudança no cabelo mas para recuperar o mesmo fazem de qualquer maneira.

Imagine você mulher que é casada, que o marido queira que você trabalhe para ajudá-lo, e ainda assim espera que você lave, passe, cozinhe, cuide da casa, das contas, administre a vida dele, apoie-o, e depois de fazer isso tudo ele simplesmente chegue em casa e não te dá nem um "boa noite" e ainda te maltrata!!!!

O que tem isso a ver Marlon? É ASSIM QUE VOCÊ TEM TRATADO SEU CABELO!

É isso que você tem feito com seu cabelo quando faz todo tipo de procedimento químico e mecânico nele sem depois dar a ele a devida recompensa por te dar o visual que você quer. Você o trata sem carinho.

E para quem acha que é conversa fiada, só lamento!

É assim que eu, Marlon Bruno, trato os cabelos, com carinho, afinal são eles a garantia do meu trabalho, do meu sustento, da minha alegria de trabalhar. Toda pessoa que chega aqui no salão onde trabalho em Belo Horizonte/MG é uma pessoa especial!

Agora vou dar algumas dicas para que você que está com os cabelos quebrados devido às quebras tenha ou deixe-os mais bonitos, vou dar a dica e em seguida a explicação, para que você entenda, compreenda e não coma mais na mão de ninguém e não fique por aí "testando" e procurando ser feliz com seu cabelo:


  1. Corte >> o corte é o único meio de cicatrizar o fio. Entenda por cicatrizar como uma ferida muito feia aberta jorrando o que está dentro dela para fora e permitindo agentes infectantes entrarem. Você precisa limpar essa ferida e colocar um curativo, ou dar alguns pontos para que ela cicatrize e posteriormente não tenha mais problemas. Assim é o cabelo quebrado. Você precisa cortá-lo para que ele pare de criar trichorrexis nodosa e posteriormente pontas duplas, que posteriormente farão o fio quebrar ainda mais, criando assim um circulo vicioso e infindável;

  2. Cauterize A FRIO >> fiz questão de ressaltar o a frio em letras grandes para não ficar dúvidas. Cauterização à quente normalmente leva queratina, e já falei sobre ela no processo de reconstrução dos fios que estão quebrados, que você pode ler lá em cima na aba CCB onde falo da queratina no programa. A questão é que quando você cauteriza o fio a frio você recupera justamente a parte que foi agredida pela química e que levou o fio a se quebrar, ou seja, o córtex e o cimento intercelular;

  3. Hidrate >> aqui eu recomendo até hidratar em casa, desde que você faça mensalmente a cauterização a frio no salão, pois sai mais barato e você pode/deve hidratar semanalmente, até 2x semana. A hidratação faz com que a parte visível do fio esteja sempre protegida, levando o mesmo a refletir mais brilho quando escovado e dando a ele um toque de maciez, que é uma das coisas que mais fazem falta nos fios com problema de quebra, devida à consequente porosidade. A hidratação garante ainda uma proteção externa ao fio fazendo com que o córtex fique mais protegido;

  4. Penteado >> aqui me refiro ao jeito de deixar o cabelo, seja com escova ou sem. Em ambos os casos procure usar ou um protetor térmico, para escovar, ou um leave-in, quando for deixá-lo natural. Na escova evite usar cabelos retos, com chapinha, prefira os lisos naturais com ondas descontraídas e com as pontas sempre soltas e com movimento. Isso faz com que o visual do cabelo não chame a atenção para a parte que está mais danificada, óbvio que aqui me refiro a uma pessoa que já faz os 3 passos anteriores. Se for usar ele natural procure usar um sérum nas pontas para que elas não fiquem espigadas.

Lembrando que a escovação é um dano mecânico, assim como o simples desembaraçar e que precisam ser feitos de forma correta. Para saber mais sobre os danos mecânicos leia uma matéria especial sobre o assunto:

E não adianta fazer 1 dos procedimentos acima e não fazer os outros. Imagine o marido te dar boa noite quando chega se depois ele sai e vai jogar bola com os amigos e quando volta (fedendo) você já está dormindo a muito tempo!!!

Portanto coloque mais força para cuidar dos cabelos do que você coloca para mudá-los com química, e eles te darão gosto e prazer após todos os procedimentos.

Veja nossa página no facebook e confirme o relato de várias pessoas que tem seguido nossas dicas, além das que são atendidas aqui no salão por mim e que vieram por conta de lerem as matérias e resolverem colocar a força que aqui estou falando.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.