Postado dia 04 julho 2013

Danos Psicofisicos no Cabelo




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Você já ouviu falar em vários tipos de danos no cabelo. Desde aqueles causados por fatores ambientais, falado aqui mesmo no blog, até os danos mecânicos, também falados aqui. Mas e os danos psicofísicos nos fios você conhece?

Isso que é "cabelo fumo"...


Pois bem pessoal, os danos psicofísicos nos cabelos existem, são um fato, mas muitas vezes são ignorados pelas próprias pessoas que os tem. Isso dificulta bastante os tratamentos.

Quando falei sobre os danos ambientais nos cabelos muitas pessoas ficaram surpresas. Algumas chegaram até a falar no facebook que gostaram mais de saber sobre esse tipo de dano do que outros.

Sobre os danos ambientais causados nos cabelos você pode ler mais sobre:




Os danos psicofísicos mais conhecidos são:


  1. Stress;
  2. Depressão;
  3. Cigarro


O stress tem sido considerado como uma doença no século XXI.

Eu tenho falado que o stress é o inimigo terrorista dos cabelos. E isso se deve ao fato de que o stress causa alterações várias no organismo, desde alterações hormonais até o colapso das funções vitais, o que, em tese, influencia na  produção dos fios.

A depressão é apontada pelos médicos como fator preponderante para ocasionar, inclusive, baixa no sistema imunológico.

Neste sentido temos que os fios acabam também sendo atingidos por esse estado emocional vez que um sistema imunológico baixo é menos resistente à bactérias e fungos que sabemos estarem presentes no couro cabeludo e são causadores de caspa e seborréia podendo até mesmo causarem a queda.

O cigarro...o cigarro... Tenho memórias de pessoas com problemas nos cabelos por conta do cigarro. Posso contar uma? Posso mesmo? Então tá.

Eu estava iniciando na profissão. Estava no terceiro mês de curso quando atendi uma mulher que fumava, se não me engano, dois maços de cigarro por dia. A experiência foi horripilante!

Eu lavei o cabelo dela e o cheiro de cigarro exalou em todo o redor. Ao escovar o cabelo dela eu quase chamei o Juca, o Arthur, o Vítor. Quase vomitei mesmo.

O odor era algo in-su-por-tá-vel!

E os gases expelidos pelo cigarro em contato com os fios causam vácuos dentro do córtex fazendo com que esse perca até mesmo parte do cimento intercelular, que sabemos ser o que liga as cutículas ao próprio córtex.

Agora imagina um cabelo assim, com estes danos mencionados acima, sendo também danificado mecanicamente. Será que você não danifica mecanicamente seu cabelos? Confira:




Nessa série incrível sobre os tipos de danos nos cabelos o que desejo é que cada um aprenda um pouco mais sobre danos e saibam como cuidar dos cabelos. Somente tendo conhecimento é que pode-se neutralizar tais males ou preveni-los.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.