Postado dia 02 julho 2013

2 Danos Ambientais nos Cabelos




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Existem vários fatores danosos aos fios de cabelo Dentre eles observamos os danos ambientais. Parecem simples ou inofensivos mas são grandes causadores de males nos fios se não evitados preventivamente ou corrigidos.

Não cuidou, agora chora!


Quando falamos em danos ao cabelo logo vem à mente cabelos quebrados, principalmente, por relaxamentos, alisamentos e/ou luzes, mechas mal sucedidas.


Mas quando me refiro a danos eu estou a falar de uma amplitude maior.

Os danos citados acima são alguns tipos. Eu diria uma espécie de danos.

Recentemente eu falava dos danos mecânicos nos fios, que na minha opinião é o tipo mais perigoso posto que as pessoas não o identificam facilmente tampouco sabem que ele existe. Nesse sentido seria interessante  que você lesse a respeito para saber identificar os danos mecânicos, talvez você esteja praticando um e não sabe que é justamente por causa disso que seu cabelo está quebrando:



Eu creio que você nunca ouviu falar em danos ambientais para o cabelo. Se já ouviu, ou se, como profissional você sabe, então parabéns! Poucas pessoas, infelizmente, tem acesso a isso.

Os danos ambientais são aqueles que ou independem da atuação humana ou a atuação humana é transformada após ser concebida para outro fim. 

Nesse aspecto temos dois tipos:

  1. Poluição
  2. Raios Solares

O primeiro tipo é aquele que o homem causa, não com esse fim mas que posteriormente acaba afetando os fios. Quando a pessoa fabrica um carro e esse expele gases que agridem a atmosfera acaba por afetar os cabelos também.

Quando falamos em poluição não falamos somente na fumaça visível que salta das usinas ou das chaminés de churrascarias. Estamos falando também da água mal tratada, ou daquela água que tem que ser tratada de uma forma tão bruta para ser adequada para o consumo que o seu PH fica alto, até mesmo alcalino.

Sem contar nas águas que são potáveis mas tem sulfato de enxofre em excesso e outros metais, sais...

O segundo tipo e tão comum quanto a humanidade são os raios solares.

E aqui estão inclusos os UVA, UVB e UVC. As pessoas imaginam que estes estão presentes somente na praia, quando na verdade estão em todos os lugares onde exista incidência de sol e até mesmo nos lugares mais desérticos e com pouco sol como os Pólos.

O problema dos raios solares é que os mesmos são nocivos aos fios por causarem oxidação dos mesmos, por conta até mesmo do oxigênio presente no ar, como também por acelerar o envelhecimento dos fios.

Existem maneiras de tratar os cabelos que passam por esses tipos de danos. No caso do primeiro tipo lavagens com shampoos anti resíduos é uma boa solução. No segundo caso um bom leave-in com filtro solar ou mesmo um protetor solar para os cabelos ajuda bastante.

Obviamente que são procedimentos que visam mais o preventivo pois para corrigir o ideal é uma cauterização a frio.

E querendo saber um pouco mais sobre os danos causados por raios solares veja:

Estarei falando ainda de outros tipos de danos aqui mesmo no blog. Portanto leia mais e adquira mais conhecimento. Somente assim você poderá evitar danos futuros e ter que gastar cada vez mais para recuperar os fios.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.