Postado dia 23 agosto 2013

Fiz Relaxamento e Meu Cabelo está Quebrando o que Faço




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Como eu já disse aqui, aplicar química é fácil, mas fazer uma química bem feita sem causar danos irreparáveis no cabelo é outra história. Você fez relaxamento e seu cabelo está quebrando, o que fazer agora?

Sem desespero...


Cabelo não tem segredo: você cuida e ele fica bonito. Você não cuida mas agride e ele fica horrível. Não tem meio termo. Para toda ação existe uma reação igual e em mesma intensidade.


É fácil simplesmente comprar um potinho de relaxamento, entrar em um blog, ver algumas fotos (como aqui mesmo) e dar um de cabeleireiro e fazer em casa. Até aí não há problema algum, o problema é quando acontece algo que o blog não diz e a pessoa não tem conhecimento para sanar.

Igualmente é quando você vai a um salão, imaginando que a pessoa que está lá irá fazer o certo, da forma certa, porque tem conhecimento e capacidade para tal e ela apenas faz o procedimento mas não sabe resolver possíveis problemas, que na verdade deveriam ser previstos, e acaba quebrando o cabelo, no caso, com relaxamento.

Aí a coisa mais fácil é ir para o google e procurar por o que fazer com o cabelo que está quebrando por causa do relaxamento.

E entra em blog e sai de blog em busca de alguma coisinha bem fácil, obviamente para fazer em casa, e faz daqui e ali e....NADA!!!!

Isso é o que mais acontece.

Uma coisa é o cabelo que está quebrando por conta do relaxamento, outra é o cabelo que ficou danificado pelo relaxamento. Se seu cabelo não está quebrando, mas ficou espigado, esticado artificial, um pouco elástico então o ideal é que você leia também essa outra matéria:



Mas indo direto ao assunto, se você fez um relaxamento e seu cabelo está quebrando faça o seguinte:

  1. Cauterize a frio com reconstrução lipídica e proteica: alguns poderiam até dizer que só indico cauterização a frio, mas veja que estou sendo bem específico, tem que ter óleo (lipídica) e ter proteína (fortalecimento), afinal o fio está fragilizado, com pontes dissulfetos rompidas, cimento intercelular desgastado, alcalinizado;

  2. Proteja: aqui a dica tem duas direções, e são as que dou no salão - (1) evite molhar os fios e (2) use leave-ins que tenham alta carga de aminoácidos. Isso para que o fio esteja em constante fortalecimento;

  3. Corte: será necessário na maioria dos casos, uma vez que é o corte que irá cicatrizar o fio nas extremidades e impedir que a quebra se prolongue.


Para cabelos que estão QUEBRANDO devido ao relaxamento isso que citei acima é a "caixinha de primeiros socorros". E não vai adiantar fazer uma cauterização somente, você terá que fazer até recuperar a fibra, poderá ser 1, 2, 4...mas na primeira aplicação o índice "stop" de quebra é muito significativo, ainda mais se você usar em casa bons produtos para manutenção.

E já que falei de usar bons produtos e de tratamento como cauterização e para que você entenda melhor sobre como você deve identificar o que seu cabelo precisa, leia sobre o CRONOGRAMA CAPILAR BRASILEIRO que em nada tem a ver com aquele difundido na internet:


Não adianta vir aqui no blog, ler o que você leu, sair e ir procurar outra dica mais "fácil" em outro lugar. Ou você quer resolver o seu problema ou não quer. E o que tenho observado é que normalmente pessoas que ficam pulando de blog em blog procurando algo mais fácil para fazer são aquelas que nunca resolvem o problema do próprio cabelo.

Quanto a isso não tenho o que falar: os comentários aqui do blog falam por sí mesmos. São centenas e milhares de pessoas que colocaram à prova nossos conselhos e estão colhendo os resultados. Basta para tanto você ler as matérias sobre resultados do CCB que indiquei no link acima e você verá.

E você que chegou aqui nessa matéria, como está o seu cabelo? Ao invés só de perguntar, até porque fazendo o que indiquei você resolverá o seu problema, deixe um comentário contando alguma experiência que você passou com seu cabelo em termos de relaxamento, ou de alguém que você conhece.




Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.