Postado dia 21 agosto 2013

Fiz Luzes e meu Cabelo está Quebrando o que Fazer?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Fazer químicas no cabelo é fácil, mas uma questão muito diferente é fazer química e os cabelos continuarem bonitos, saudáveis. E muita gente passa pela química de luzes, mechas, descoloração e acaba quebrando os fios. Nesse caso o que fazer quando você fez luzes e o cabelo está quebrando? E agora?



Aqui no salão onde trabalho, em Belo Horizonte/MG, o pessoal já acostumou: normalmente as pessoas que me procuram pela primeira vez chegam aqui com os fios em estado de dano crônico.


E por anos tenho recuperado cabelos que (sinceramente?) até eu cheguei a duvidar que pudéssemos ter um resultado, no mínimo, satisfatório.

Cabelos que eu não podia sequer passar a mão. Uma das coisas mais importantes para mim é a minha consciência com o Deus que sirvo, e Ele sabe que não minto: já peguei alguns casos onde tive que segurar as pontas para não me emocionar com a situação da pessoa, tamanho o estrago no cabelo!

Cabelos que "não havia o que fazer".

O maior problema tem sido porque as pessoas (mulheres?) simplesmente querem fazer algo nos fios e pronto! Querem por que querem, e daí as vezes pegam um profissional que, sem maldade alguma, faz o procedimento em um cabelo que não tem condição.

O cabelo quebra, se parte, estraga, fica exposto, elástico, emborrachado, deteriorado, com aspecto de (me perdoem) bucha de bombril, espiga de milho!!!

Já me perguntaram sobre cabelos elásticos e já até tinha dado uma esboçada em outra matéria, veja:



Se você passou por esse processo de luzes e seu cabelo quebrou, ou está quebrando, você terá que tomar algumas medidas urgentemente.

Quero logo avisar que "cabelo quebrando por luzes" é diferente de "cabelo danificado por luzes". O cabelo que está quebrando está em um estado mais grave, precisa de socorro urgente sob pena de se partir definitivamente, o cabelo danificado pressupõe-se aquele que ressecou muito, espigou, mas não quebrou ou não está quebrando.

As dicas que dou para que você socorra seu cabelo urgentemente são:

  1. Reponha proteínas e aminoácidos: e o melhor método é a cauterização a frio. Não se engane! Nem pense em escova progressiva de aminoácidos (falsidade pura) ou pense que uma ampola da farmácia que está escrito que recupera o fio, irá adiantar. Não irá!;

  2. Cicatrize: dependendo do estado da quebra será necessário cortar os fios, ainda que 2 ou 3 dedos ( 3 a 4 cm ). Entenda: não quero que você fique com o cabelo curto, nada disso. É que dependendo do estado do fio ele não terá como recuperar as pontas e se você deixa-las lá elas irão quebrar e formar pontas duplas e daí será pior pois o fio continuará quebrando mesmo com a cauterização.


Eu cheguei a elencar uma terceira dica aqui e teria até uma quarta mas não vai fazer diferença para você neste momento. Porque dependerá muitíssimo de uma correta avaliação do profissional que irá lhe atender para fazer os dois procedimentos descritos acima.

Como cada caso é um caso, a indicação de produtos, manutenção, para uma eficiência maior, tem que ser analisada corretamente pelo profissional que também tem que ser capacitado para tal. Por isso que evitei dar mais dicas, para que não corra o risco de você comprar qualquer coisa ou fazer de qualquer jeito o que eu iria indicar e não ter resultados.

E como acredito que viriam perguntas sobre a cauterização a frio, então já deixo a matéria especializada para que você conheça esse tratamento:


E dica de amigo: não queira fazer tudo de qualquer jeito, de qualquer forma, recuperar um cabelo é muito mais dificil e complicado do que destruir.

Talvez você tenha chegado até o blog porque seu cabelo se encontra neste estado. Deixe sua experiência nos comentários.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.