Postado dia 04 outubro 2013

Pode Fazer Tintura em um Cabelo Quebrado?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

É incrível como muita gente tem duvidas que nem eram para ter, isso em relação a cabelos. Uma dessas duvidas é se o cabelo quebrado tem algo a ver com coloração. Daí acaba surgindo a dúvida de se poder ou não fazer uma tintura em um cabelo com quebra. Pode?




Eu achei que era uma questão batida e superada mas resolvi pensar direitinho e cheguei à conclusão que não é bem assim.


E essa duvida eu pude perceber porque é tao pensada: por conta da "raiz de tintura" e dos cabelos brancos.

Daí vi e entendi a preocupação das pessoas. Imagina que alguem tem uma coloracao marrom no cabelo e essa pessoa fez mechas e quebrou o cabelo todo. E imagina que essa pessoa necessite de fazer o retoque de raiz da coloracao pois tem cabelos brancos ou mesmo porque deu raiz?

Aí podemos entender a preocupação de quem está nessa situação.

Pois bem, não é algo fácil de se resolver. Da mesma maneira que algumas pessoas fazem algo no cabelo que esse vem a ficar elástico e depois querem fazer uma progressiva para amenizar. Isso pode? Veja a resposta:



Se um cabelo está quebrado eu não aconselho fazer uma coloração nele. Isso porque se o cabelo quebrou foi porque o PH dele normalmente foi elevado demais ou ele foi muito acidificado e acabou por "esfarinhar".

Sendo assim esse cabelo está comprometido e se não for recuperado suas proteínas, suas propriedades como é o caso da elasticidade, então esse cabelo se for feito uma coloracao irá se partir ainda mais.

Mas existe alguma possibilidade de fazer coloracao em um cabelo que quebrou?

Sim. Somente de uma forma.

Você terá que primeiro recuperar a parte interna do fio, onde houve a quebra, e também cicatrizar esse fio. Isso você só conseguirá fazendo cauterização e cortando. E não adianta chorar. Eu sei o que falo!

Se você recuperar a parte interna do fio, e der a ele uma base, uma estrutura, e também cicatrizar esse fio, ou seja as pontas, onde normalmente se formam as duplas, então esse fio, com um tempo terá condições de ser mexido novamente.

Quanto tempo? Não sei. Talvez 1, 3, 6 meses. Depende da forma que você vai levar a sério.

Já tive casos no salão onde achei que levaria no minimo 6 meses e após 3 meses, com cauterizações mensais e hidratacões semanais em casa, a pessoa pode fazer outras químicas no cabelo sem dano algum podemos assim dizer.

Outra coisa é querer fazer progressiva em um cabelo quebrado. Já viu essa dúvida por aí? Falei disso também aqui no blog, confira:

Portanto, se você não quer passar por estes apertos com químicas, procure um profissional com indicação, certifique que ele tem capacidade, se oriente.

E trate do cabelo. Um cabelo bem tratado, bem fortalecido será mais propicio a receber mudanças sem danos, sem agressões, e sem depois te impedir de fazer algo novo.

Quer fazer uma coloracao em seu cabelo que está quebrado, a todo custo, então faça! Mas vai colher consequências piores.

Cuide antes, siga as dicas aqui dessa matéria e você aprenderá a manter seu cabelo sempre em um bom estado e jamais necessitará de passar essas chateações de não poder fazer algo nem para dar uma maquiada.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.