Postado dia 02 outubro 2013

Tenho Relaxamento posso Fazer Progressiva?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Muitas mulheres fazem progressiva para domar os cabelos, outras recorrem ao relaxamento, mas tem muita gente que quer fazer os dois. E existe a tal da "ordem dos fatores altera o produto" que é onde entramos pra mostrar se pode ser feito progressiva em cabelos que já possuem relaxamento.

Quer?


No principio era o relaxamento, bruto. Com o passar do tempo e evolução da química cosmética no mundo todo foi desenvolvida a chamada escova japonesa, ou definitiva, tanto faz.

Posteriormente vieram as progressivas/inteligentes. Sempre mudando. E mudando também a cabeça das pessoas (literalmente, risos).

Uma coisa é fazer progressiva em um cabelo com relaxamento e outra bem diferente é fazer relaxamento em um cabelo que já tenha progressiva. Sobre esse último tema controvertido eu já tinha me manifestado aqui mesmo no blog, senão veja:


Entretanto o que aqui nos interessa é saber se cabelos que tenham relaxamento, ou seja, já passaram por alisamento e ainda possuem a química nos cabelos, pode passar por uma escova progressiva.

Normalmente sim. O cabelo que foi alisado, e a maioria é feito com algum hidróxido, seja de guanidina, litio, sódio, se foi feito um bom relaxamento não ficará muito poroso.

Normalmente pessoas que fazem alisamentos/relaxamentos costumam cuidar mais dos cabelos, são pessoas mais habituadas a hidratar os cabelos, ainda que somente em casa, mas procuram usar bons produtos pois sabem que dependem disso.

Essas não terão muitos problemas com a progressiva após o relaxamento se tiverem um profissional que se importe com o cabelo de verdade, afinal ele olhará o cabelo como um desafio e não como uma quantia em dinheiro prestes a entrar no seu bolso.

Mas se o seu cabelo foi feito relaxamento e está danificado, então antes de fazer uma progressiva você tem que tratar o cabelo. E nesse caso é necessário que seja através de cauterização, que é o tipo de tratamento adequado para quem fez alteração estrutural nos fios.

Se você quer entender melhor o porquê então leia sobre a ação da cauterização a frio:


Então veja que nesse aspecto e ordem, de fazer relaxamento e progressiva é admissível, mas alguns pontos devem ser levados em consideração como o tratamento do cabelo, o tipo de progressiva que estará a fazer nos fios, pois as de ácidos irão afinar esse fio e isso é prejudicial...

Feitas essas considerações, com profissionalismo e cuidado não vejo problema o uso dos dois procedimentos nessa ordem.

E você já fez os 2 procedimentos no cabelo? Em qual ordem? Como ficou o cabelo?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.