Postado dia 20 novembro 2013

O Mal das Pontas Duplas




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Eu creio que a maioria das mulheres já teve, ao menos uma vez, as famosas pontas duplas nos cabelos. E sei que isso é chato e que incomoda. Sem contar que, quem tem pontas duplas, vive olhando para elas, tentando melhorar de um jeito ou de outro. E elas são péssimas para os cabelos, sabe por que?

Só olhar não adianta...


 

As pontas duplas, que tecnicamente são chamadas de Trichoptilosys, atrasam a vida de qualquer cabelo!

Digo isso porque o maior problema das pontas duplas não é, nem de longe, a aparência do cabelo, que fica com as extremidades opacas, foscas, e sem formato. O maior problema das pontas duplas é que elas impedem o cabelo de ganhar comprimento.

Veja que não falei que elas impedem o cabelo de crescer, pois isso é um mito, todo cabelo cresce, por mínimo que seja ele cresce. E quando eu falo em mínimo que seja, estou falando em algo em torno de 1 cm (hum centimentro) por mês. Isso mesmo, por mês.

Isso não é algo extraordinário não gente, sério! Para se ter uma idéia, o que chamamos de "1 dedo" de cabelo é algo em torno de 1,5 cm. Um cabelo com bom crescimento, cresce aí coisa de 2,5 cm ao mês!!!

Talvez você esteja aí dizendo: "mas meu cabelo não cresce!". Cresce sim. Mas para te ajudar um pouco mais nessa caminhada, vou sugerir você ler um outro artigo sobre crescimento de cabelo que vai lhe auxiliar no entendimento:




Agora a questão são elas: as pontas duplas! Talvez você diga: "as minhas são triplas, quadruplas, parece uma vassoura!". Mas o fato é que as pontas duplas por serem irregulares e se partirem ou abrirem facilmente, são covardes em termos de comprimento capilar.

Isso porque se um cabelo leva 1 mês para crescer, digamos, 1 dedo (1,5 cm), as pontas duplas podem um um único dia, uma única penteada ou escovada, abrir uns 4, 5, 6 cm.

Você deve estar com horrores agora né? Por isso que você vê aquela pessoa que você conhece a 10 anos e nunca viu ela com o cabelo maior. Sempre do mesmo tamanho, e normalmente um cabelo curto. Por que isso hein?

Porque o cabelo cresce em cima, mas quebra e se desfaz em baixo. E existe alguma maneira de mudar essa situação? Boa notícia: SIM!

Depois que o cabelo formou pontas duplas, aí já era, só mesmo o abrir e fechar das hastes  nervosas da tesoura (tá bom, não teve graça alguma!). Mas é verdade. As pontas duplas são o efeito final da falta de cicatrização do fio.

O que pode, e deve ser feito é a prevenção. O cabelo forma pontas duplas dentro de um prazo médio de 60 a 90 dias. E a questão do corte deve ser encarada como algo bom, pois o corte regular, ou seja, aquele feito de tempos em tempos, 3/3 meses, cicatriza os fios, e impede que eles venham a formar pontas duplas assim como os pontinhos brancos, outra praga para o crescimento.

E se você tiver interesse em saber um pouco mais sobre aqueles pontinhos brancos que ficam nas pontas dos  cabelos, aproveite que você está concentrada(o) e veja:




Por isso, se você está fazendo de tudo para o cabelo ganhar comprimento e não tem conseguido, pode ser que esteja quebrando o cabelo por conta de pontas duplas ou dos pontinhos brancos. Observe se você não tem sempre deixado para cortar depois, e depois...



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.