Postado dia 16 maio 2014

Como hidratar o cabelo em casa sozinha




Hidratar o cabelo é uma tarefa bem fácil para um profissional que tem conhecimento. Digo hidratar da forma correta. Mas quando a tarefa é feita pela mulher, em casa, sozinha (ainda mais se o cabelo for longo) essa tarefa pode ficar um pouco complicada. Vamos dar dicas para ajudar nessa questão.




Sozinha, mas, com facilidade...



É comum nos dias de hoje, principalmente para as mulheres, ter uma máscara de hidratação capilar em casa. A maioria tem, eu diria. Mas não basta somente ter uma máscara de hidratação em casa e não saber usa-la de maneira que traga beneficios ao cabelo satisfatorios.

A diferença mais básica entre tratar o cabelo em casa e tratar no salão é que em casa há uma dificuldade maior, porque geralmente as pessoas fazem o tratamento na hora do banho e até mesmo a posição do cabelo (para mexer nele) não ajuda muito.

Só para salientar que hidratar é algo necessário para os fios e sendo assim ideal que você faça a escolha do tipo de produto adequado para seu fio, afinal os cabelos são diferentes e possuem características diferentes, por isso se você não sabe qual o melhor produto para você então não compre uma máscara antes de ler sobre o CCB:



Pois bem. Para quem costuma fazer hidratação em casa o ideal é que a água tenha uma temperatura mais amena, branda, ou seja, não seja quente.

E isso normalmente acontece no banho. Pois no banho as dicas para hidratar o cabelo com facilidade são:

  1. Lavar os cabelos sem embolá-los: ou seja, evite lavar sem objetivo, massageando como se estivesse lavando um carro com raiva (não ria, isso é sério!);

  2. Faça um rabo de cavalo e divida-o: muitas mulheres jogam o cabelo par frente abaixando a cabeça (acontece mais quando se lava no "tanque") o que acaba também por embolar o fio. Prefira fazer um rabo de cabelo e divida-o em esquerda e direita. Aplique o produto somente onde suas mãos juntam os fios, daí para baixo;

  3. Após a máscara sempre penteie: assim você ajuda o produto a penetrar melhor nos fios, também faz com que ele seja aplicado em todos os fios;

  4. Enxágue "penteando": enxágue os fios como se estivesse penteando-os com as mãos, para baixo. Assim você retira o produto e o cabelo já finaliza desembaraçado;

  5. Seque com toalha apertando: não esfregue os fios na toalha para não eriçá-los.

Fazendo assim ficará mais fácil hidratar os fios, desembaraça-los e posteriormente seca-los se for o caso, tendo a certeza de que o cabelo foi bem hidratado.

Se você quiser mais dicas de como fazer uma boa hidratação, de uma forma geral, veja essa outra matéria, mais ampla:





Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.