Postado dia 22 maio 2014

Como usar o leave in corretamente




Dentre tantos produtos que existem no mercado voltados para tratar os fios estão os leave-ins. Esse tipo de produto é conhecido também como "sem-enxágue"  e serve para ficar nos fios e sua utilidade é de uma importância impar. Mas como usa-lo adequadamente?


Faz um bem....


O leave in é um produto que consideramos mais "potente" do que os condicionadores e/ou shampoos. Quando falamos em potencia nos referimos às quantidades de um determinado composto ou elemento dentro do produto.


Para exemplificar melhor: digamos que uma linha seja de aminoácidos e proteínas. Dentro dessa linha a concentração desses ativos segue uma ordem e nessa ordem o leave-in tem maior concentração que o condicionador ou o shampoo porém menos que as máscaras. Assim é normalmente entre as boas e melhores marcas de cosméticos.

Para saber mais a esse respeito, se você quiser entender um pouco mais de produtos e como identifica-los, então veja a ordem dos itens de cada produto no Cronograma Capilar Brasileiro e aprenda a discernir entre produtos:



Óbvio que não adianta saber como usar o leave in se não você não possuir o produto adequado ao seu fio, por isso sugiro que você também leia sobre o CCB aqui no blog para saber qual o melhor produto para o seu tipo de cabelo.

Tendo um leave in adequado para seu tipo de cabelo existem duas maneiras de usá-lo: uma para cabelos anelados e outra para cabelos que secarão normais ou lisos.

Independente do tipo de cabelo e da maneira a ser usada a técnica ideal é a mesma:

  1. Após lavar os cabelos desembarace os fios antes de aplicar o leave in: ou seja, não use o leave in como um desembaraçante, o resultado final não irá agradar e atingir o resultado desejado;

  2. Sempre condicione os fios: é nessa hora que os cabelos devem ser desembaraçados;

  3. Aplique o leave-in começando pelas pontas: é a parte mais sensível por isso carregue mais nessa área;

  4. Aplique uma quantidade menor no meio se o cabelo foi mais liso e uma quantidade igual das pontas se o cabelo for ondulado/cacheado;

  5. Penteie: esse é o maior segredo do leave-in. Quando você penteia o cabelo fica uniformemente com o produto;

  6. Finalize: é aqui que você define o cabelo mais liso ou cacheado. Se liso penteie com um pente mais fino e deixe reto, se ondulado amasse o cabelo ou faça um pequeno coque por alguns minutos (quantos? depende do seu cabelo, 15, 30, 40...)

Fazendo dessa forma você conseguirá mais definição no seu fio e obterá resultados melhores com a finalização.

Lembrando que o leave-in é um tipo de hidratante, e na minha opinião, todos deveriam usar um tipo de leave in, sem exceção.

Lembrando que leave in é diferente de defrizante, e sobre isso eu também já felei, o que você pode conferir nessa matéria:



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.