Postado dia 25 junho 2014

Como abaixar o PH do cabelo




Cabelos que passam por químicas tendem a ficar com os fios com um ph alto e isso danifica os mesmos a níveis que podem chegar até mesmo à quebra. E existe uma maneira de controlar o ph do cabelo fazendo com que o mesmo esteja sempre bem condicionado.



Cabelos: Ph normal x Ph alcalino


A um tempo atrás em uma matéria sobre cabelos quebrados eu falava que uma das coisas a serem feitas para o cabelo ficar no estado adequado era baixar o ph do fio.


Após essa afirmação, verdadeira, começaram a surgir perguntas dos leitores sobre como abaixar o ph do cabelo. Cada um dava sua opinião e muitos começaram a falar coisas que não tinham muito a ver, o que levou-nos a editar essa matéria que você, leitor, está agora acompanhando.

A matéria a que me referi era a de como cuidar de um cabelo quebrado. E já logo vou ressaltar que para abaixar o ph do cabelo não basta apenas usar um produto com o ph baixo. Se assim fosse seria então adequado fazer uma progressiva de ácido glioxílico (por exemplo) que tem o ph em torno de 1,0 e estaria tudo tudo bem.

Mas o que acontece nesse caso é a acidificação do fio e isso é péssimo. Em outra oportunidade eu falei sobre a acidificação dos fios causadas por esse tipo de progressiva e os males que ela faz, se você já fez esse tipo de procedimento, ou mesmo que não, seria interessante ler, veja:



Mas para abaixar o ph dos fios não podemos usar um ph de produto menor do que 3,5 a 3 (no máximo). Com um produto com ph em torno de 4,5 a 5,5 (ph do cabelo natural) é o necessário às vezes para conseguir essa estabilização.

Para cabelos que passaram por químicas, seja luzes, mechas, relaxamento, alisamento, progressiva, ou outro procedimento químico qualquer, o ideal é que se usem produtos hidratantes, com bom conceito, para que os fios abaixem o ph progressivamente até se estabilizarem nos nives de natural citados acima.

Interessante citar é que a intervenção com procedimentos como a cauterização a frio é indispensável, pois esse tipo de procedimento faz com que os fios sejam tratados de dentro para fora. Ora, o cabelo quando passa por química ela acontece dentro dos fios, então necessário se faz que os fios também sejam recuperados de dentro para fora.

E é de dentro para fora que a cauterizacao a frio age. Para saber melhor sobre ela veja esta outra matéria:

Por isso dicas como: usar vinagre no cabelo, fazer progressiva, usar produtos acidificados demais (misturas estranhas) estão completamente fora dos padrões de tratamento dos fios.

A melhor coisa a se fazer é usar produtos que tenham o ph em torno de 4,5 a 5,5 como dito anteriormente, aliados aos procedimentos como cauterizações a frio, para que os fios que estejam com o ph alterado para mais venham a se acidificar da maneira correta e no nível correto.

Produtos com o emblema "neutro" são produtos ruins para o cabelo (só para lembrar!) pois o ph natural do cabelo gira em torno do citado acima e então por isso os shampoos neutros possuem ph alcalino em relação ao cabelo (7.0).

E seu cabelo está poroso, ressecado, quebradiço? Provavelmente está com o ph acima dos níveis adequados.

Aqui em Belo Horizonte (MG) tenho feito tratamentos aos montes com o intuito de recuperar os fios que tiveram o ph alterado e acabaram por quebrar, ressecar e estão com frizz dentre outros problemas.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.