Postado dia 30 junho 2014

Como recuperar cabelos danificados por selagem




Muitas mulheres, e até homens, procuram a selagem para diminuir o volume dos fios. Mas quando o assunto é recuperar ou tratar os fios que foram danificados por esse procedimento faltam conselhos e boas dicas para ajudar. Vamos ajudar nessa questão agora.


Calma...há solução!!!


Primeiramente, já para abrirmos mais a cabeça e nossa visão, vamos colocar o que realmente o nome selagem significa.


Selagem, selagem térmica, blindagem, tudo isso é usado hoje (infelizmente) para designar escovas progressivas, e na maioria das vezes escovas progressivas feitas ainda no método antigo (e proibido) de se usar formol com queratina ou formol com algum outro emoliente. O cabeleireiro manipula o formol.

Então quando alguém chega no salão dizendo que não quer alisar mas, "somente abaixar o frizz e diminuir um pouco o volume" então acontece de se indicado esse procedimento.

Não vou entrar no mérito de ser certo ou errado isso. Certo é que a selagem deveria ser um gênero de tratamento do qual partissem espécies de tratamentos tais como a cauterização, o botox (verdadeiro, claro!) dentre outros que visassem a proteger algum aspecto do fio, como a cor por exemplo.

Veja que falei em uma outra oportunidade sobre a blindagem capilar, que até foi citada em uma revista que demos entrevista:



O fato é que como esta "selagem" tem sido apresentada como tratamento (uma vez que, sendo progressiva, não trata) as pessoas fazem e posteriormente não procuram tratar os fios.

Daí percebemos uma deterioração dos fios e até mesmo quebra. Fácil de entender isso, afinal a pessoa acredita que fez um tratamento nos cabelos quando na verdade fez uma progressiva, e por isso não vai procurar tratar.

Geralmente as características dos cabelos danificados pela tal selagem são: cabelos porosos que embaraçam muito, cabelos quebradiços, afinados, dentre outras. Estas geralmente são as principais.

Para recuperar esse tipo de fio faz-se necessário entender que o fio passou por um ressecamento, e que este fio está danificado por dentro, e não somente por fora.

Partindo desse pressuposto vemos que existe a necessidade da triplice atitude: cortar, hidratar, cauterizar.

Por que? Veja bem.

O corte, porque fios porosos tendem a formar pontas em suas extremidades como também aqueles pontinhos brancos que posteriormente formam outras pontas duplas.

A hidratação (semanal, em casa mesmo), posto que ela vai devolver água para o fio, e é a responsável pela flexibilidade do fio correspondendo a 10/15% de sua composição.

A cauterização, porque é o procedimento que trata a parte interna do fio, também danificada neste tipo de procedimento, qual seja, a selagem.

Se você está aqui lendo e seu cabelo está quebrado veja uma matéria, aqui do blog mesmo, que irá te ajudar também:

Então é importante que você entenda que: cabelos necessitam de cuidados. Ok, se você foi enganada, ou se não levou a sério isso, e agora necessita de recuperação para os fios, siga os passos descritos acima com seriedade.

Para as hidratações em casa eu sugiro que você leia as matérias contidas na aba "CCB" localizada no topo do blog. Ali você encontrará um conceito criado por mim e que aplico a mais de 8 anos e cujos resultados vão além das fronteiras do Brasil.

Vale a pena conferir.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.