Postado dia 23 julho 2014

Como deixar os cabelos com mais volume




Quando falamos em volume de cabelo logo vem na mente cabelos esvoaçantes que quase não cabem dentro do carro. Mas volume não é isso para muitas pessoas, afinal o que elas procuram é alguma forma de lidar com o cabelo de maneira que esse tenha mais leveza e forma.


Uh, uh, uh, ela tá de volumom!

A foto acima é uma forma de protesto bem inteligente e engraçada, mas que não deixa de ser uma realidade aqui no Brasil e também no mundo quando o assunto é forma de cabelo.

Pois pense bem comigo: o que chama mais a atenção das pessoas, um cabelo liso escorrido, reto, ou um cabelo com ondas trabalhadas e esvoaçante transmitindo poder?

Claro, é uma opinião profissional seguindo a maioria que tenho visto e presenciado nos salões, obviamente muitas pessoas, mulheres principalmente, dirão que preferem até a morte um cabelo liso escorrido!

Mas para aquelas que necessitam ou querem mais volume nos cabelos é necessário se adaptar a alguns requisitos e práticas. É interessante que antes de continuar lendo essa matéria aqui, você dê uma passadinha em uma outra antes para entender bem a diferença entre volume e densidade, que irá mudar completamente a forma de olhar o modelado do cabelo, veja:



Para quem tem cabelos lisos e naturalmente baixos e/ou pesados, é necessário que se adapte o corte ao efeito desejado na cabeleira (não confunda com cabeleireira hein). Esse é o caso, por exemplo, de uma cliente minha que é descendente de japoneses e portanto possui cabelos mongolóides (abertura do folículo) e por isso fios lisos e pesados.

Corte da japonesa para dar volume
Ela pediu um corte que desse mais volume nos fios e a deixasse com um aspecto mais ousado e ainda que tivesse que arrumar os cabelos que eles ficassem com mais volume e não escorridos.

Optamos por fazer um corte com graduação no posterior (atrás) e efilado em degradè no frontal para dar corpo aos fios e para que o peso fosse retirado e não sentido quando o cabelo secasse.

O resultado você vê na foto ao lado.

E na escolha do corte é interessante que se pense em como o cabelo será usado, pois assim é mais fácil pensar em que tipo de graduação se deve trabalhar o corte e também a sua finalização.

Para melhor explicar o que acabei de dizer aqui sugiro que você dê uma breve lida na matéria sobre como escolher o tipo de corte adequado ao que você irá usar:

Sei que você deve estar se perguntando: " mas e os produtos, não existe nada indicado para isso? ".

Sim, é que você é apressado(a) e não deixa eu nem terminar uai (sim sou mineiro com alegria)! Existem produtos adequados para quem quer dar volume ou mesmo aumentar e ainda realçar o volume dos mesmos.

Dependendo do tipo de volume que ser quer dar no fio irão também variar os produtos. Por exemplo, cabelos finos e com baixa densidade (ralinhos) pedem produtos mais leves e com mais fixação, como as mousses. 

Já os fios mais pesados, como o da foto em que fiz o corte acima ao lado, o indicado são produtos mais líquidos como o Iron Shape 11 da Redken que inclusive falei aqui no blog a pouco tempo atrás.

Os géis não são tão indicados para esse caso por pesarem o fio enquanto seca, mas se você utilizar com um difusor para secar os fios bem rápido você terá cabelos com volume, definidos e duradouros, o contra fica por conta de após dormir o cabelo embaraçar mais.

Há ainda opções bem versáteis de produtos que são aqueles que são uma mistura de liquido com gel, que acaba se tornando uma textura em loção, como o Ringlet da Curvaceous Redken, que também falei aqui blog, que para mim, é um dos melhores para cabelos cacheados. Tanto disciplina, aumenta o volume e trata do fio.

Enfim, dar volume ou aumenta-lo nos fios é uma questão tríplice: corte, produto, modelado.

Assim vale a pena investir em um bom corte adequado, em bons produtos e gastar um pouquinho de tempo para dar a forma adequada nos fios.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.