Postado dia 19 setembro 2014

Como fechar pontas duplas do cabelo




Que pontas duplas são horrorosas e deixam os cabelos com aspecto opaco, feio, esculhambado, isso ninguém duvida. Quem as tem que o diga. Até eu já tive, e vou contar como. Mas existe uma maneira eficaz e sem lero lero de fechar as pontas duplas do cabelo?


Ai que raiva

Só a título de curiosidade e para melhor enriquecer sua pesquisa, e minha matéria, vou citar aqui alguns dos nomes estranhos que você talvez já tenha ouvido falar em salão ou mesmo na rua, sobre cabelos e não sabia o que era.


Trichorrexis é o nome cientifico dado àqueles famosos pontinhos brancos que se formam nos cabelos e que acabam, de uma forma ou outra, quebrando posteriormente. Já a Trichoptilosis é o nome dado ao tema dessa nossa matéria: pontas duplas.

Um detalhe legal é que o pontinho branco no cabelo, posteriormente à quebra, dá lugar à ponta dupla. Às vezes até mesmo à Trichoclase, que é o efeito "vassourinha".

Onde eu aprendi isso? Tricologia Capilar!

E se você está lendo essa matéria porque seu cabelo tem pontas duplas mas tem também pontinhos brancos, então seria interessante você ler sobre eles para saber como evitá-los:



Pontas duplas não se fecham. Não, não e não! Já vejo os defensores vindo nos comentários falar que não entendo nada, que o produto tal fecha, que a empresa B tem um produto que é mágico, que isso e aquilo. Mas só para reafirmar: pontas duplas não se fecham.

Quem fala que fecha é porque não sabe como o cabelo é formado, e também não sabe o que realmente é o processo de formação de pontas duplas. Após o rompimento do fio, ou melhor, o desfibrilamento da ponta do mesmo, ou ainda, a desintegração das extremidades pilosas (tem pra todo mundo!) não há o que fazer a não ser cortar imediatamente acima de onde há a ponta dupla.

O que pode ser feito é evitar que aconteça o aparecimento das pontas duplas, que não vou falar aqui porque já mostrei como fazer isso em outro post:

Em 2013 havia aqui no blog uma publicidade paga, sobre um produto que prometia fechar pontas duplas, e que era veiculado através de uma agência externa, onde, por não concordar com a propaganda sem eu mostrar minha posição, eu fiz uma matéria falando sobre a questão de produtos que prometem fechar pontas duplas, ainda que isso custasse o cancelamento da propaganda.

Além de não cancelarem, acabaram renovando por mais dois meses. O fato é que não posso deixar de falar a verdade que conheço. Sei que tem gente que tem a cabeça aberta ao novo, eu também tenho, se me provarem que produto fecha ponta dupla e posto aqui. Mas falar é uma coisa, provar é mais embaixo.

Ei tive pontas duplas porque houve uma época que estava deixando o cabelo crescer, coisa de 6 meses. Fatal! Eu sabia que iria acontecer isso mas ver no nosso cabelo é mais bakana do que falar do cabelo dos outros. Solução? Cortei.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.