Postado dia 25 novembro 2014

Qual o óleo ideal para o cabelo




Nunca se viu falar tanto em óleos nas formulações de produtos capilares como atualmente. É raro encontrarmos produtos que não tenham algum tipo de óleo em sua formulação. Isso por conta das necessidades de cada cabelo. Mas qual o óleo ideal para o cabelo ressecado, o cabelo sem textura e etc?



O brilho do óleo...

Muitos questionamentos há na internet em relação aos óleos. Gente falando que o bom é o óleo que tira direta da fruta, do legume, da madeira, e é usado puro, enfim. Outros falando que o óleo bom é aquele que está nos produtos. E outros ainda dizem que óleo é tudo ruim.

É fácil entender porque nem JESUS agradou todo mundo!

Mas o que temos a falar aqui é que cada tipo de cabelo pede um tipo de óleo. Os óleos podem ser para ressecamento, antioxidantes, brilho, nutrição...

Para que você possa entender como a função dos óleos vai de acordo com cada necessidade dos cabelos vou aqui indicar uma espécie de "curso" que objetivamente são matérias agrupadas falando sobre o CCB, onde mostramos em cada uma delas que tipo de óleo serve para quê:


E dou a dica: leia sobre o Cronograma Capilar Brasileiro (todas as matérias) e você passará a enxergar cabelos de uma forma completamente diferente, principalmente você profissional não pode deixar de ler.

Para cabelos que têm problema de textura, óleos como o de Argan (que é muito versátil) é uma boa pedida, assim como o óleo de côco.

Para cabelos mais finos, ou cabelos que pesam com facilidade, mas necessitam de nutrição, a dica é investir em óleos sem silicone pois os óleos mais refinados, apesar de não terem proteção térmica, são bons porque são mais puros.

Quem nos segue no Instagram (@cabelosesonhos) tem visto os cabelos que sempre finalizamos com algum tipo de óleo e proteção térmica.

Óleos como o de amêndoas, macadâmia, moringa, são indicados para cabelos que estão ressecados e necessitam de nutrição e disciplina.

Anteriormente eu já até tinha falando sobre a questão tão falada na internet sobre a umectação capilar com óleos vegetais naturais, que uns gostaram e outros não, mas é nossa opinião, é o modo com que trabalhamos e temos resultados extraordinários. Quer conferir? Veja:



Para cabelos cacheados e ondulados, o óleo de moringa, o óleo de abacate são boas pedidas por serem óleos que também são antioxidantes. Para cabelos que já são naturalmente ressecados são boas escolhas.

Existem muitos óleos e se fossemos aqui falar de todos ficaríamos uma eternidade falando de cada um. Geralmente as marcas falam para que serve os mesmos dentro da fórmula, mas saliento que ler sobre o CCB no link lá em cima seria de grande valia pois lá falamos de mais óleos e componentes.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.