Postado dia 08 dezembro 2014

Pode pranchar o cabelo sem escovar ou não




Seja final de semana ou mesmo no inicio, o fato é que a maioria das mulheres arrumar os cabelos para ficarem mais belas e também para terem menos trabalho no dia a dia com os mesmos. Nisso algumas acabam por optar só pela chapinha, sem escovar. E aí?



Nem adianta achar ruim...


A moda de cabelos escorridos já não é tão maior assim no Brasil. Houve uma época que a mulher que não tivesse um cabelo chapado era considerada um E.T! Sério.


Lembro que quando comecei na área, em 2004, era raríssimo alguma mulher não usar chapinha. Confesso que eu não gostava de passar chapinha, pois ficava aquela sensação de que o trabalho não era bem feito, e eu fazia uma escova bem caprichada só para depois argumentar contra a chapinha com a cliente. Enfim...

E para não dizer que sou do contra, eu já até dei dicas aqui no blog sobre como fazer uma boa chapinha, confira comigo:

Mas o fato é que fazer chapinha nos fios sem antes escovar os mesmos pode danificar, e muito, os fios, que ficam sensibilizados. Veja que a relação de calor entre o secador e a chapinha é bem larga, ou seja, a chapinha é muito mais quente, emite muito mais calor que o secador.

Dessa forma muitos podem questionar que então sendo assim o secador também danifica os fios. E eu concordo com essa afirmativa desde que os fios não sejam protegidos adequadamente. Aí sim o estrago é algo iminente.

Quando secamos o cabelo com o secador este eleva a temperatura dos fios gradativamente fazendo com que, com o passar do tempo, a água evapore dos fios e deixe os mesmos na forma mais lisa e reta. Sendo o uso da chapinha primeiro que a do secador o dano pode ser tremendo.

Inclusive se o seu caso já é o de alguém que danificou os fios por conta da chapinha então veja essa outra matéria:

Quando se usa a chapinha direto nos fios, sem ter escovado os mesmos antes, o dano será gigante. Pense bem: o cabelo está ali com a umidade natural dele (não quero nem imaginar que você, que está lendo essa matéria, é louca o suficiente para passar chapinha em um cabelo molhado!!!), daí você vem logo em seguida, com uma ferramenta de calor que pode chegar aos 230 ºC, e aplica nos fios!

Pronto, parabéns!!! Você acabou de praticamente "fritar" o seu cabelo. Também não vou nem comentar daquela situação onde a pessoa escova o cabelo no sábado, e lá pela segunda, terça feira, resolve fazer a escova "durar" mais. E para isso ela faz o que? Acertou!

Mesmo ao se fazer a chapinha do modo usual, após a escova, devemos proteger termicamente com produtos específicos, que já até dei dica aqui no blog falando do Iron Shape 11 (para quem segue nosso Instagram @cabelosesonhos) sabe que uso muito ele.

Portanto, se você tem essa prática, pare. Antes que seja tarde demais.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.