Postado dia 30 setembro 2013

Chapinha Causa Quebra de Cabelo?




Olá leitores do Cabelos E Sonhos.

Em terras tupiniquins a chapinha parece ser uma aliada de sangue! E o uso dela é algo que se tornou tão comum no inicio do seculo XXI que se expandiu de uma forma incontrolável. Mas a questão é até onde ela beneficia ou até onde ela pode prejudicar. Você sabe?


Quem diria hein Mona...


Certa vez vi uma menina com o cabelo aneladão e com um cartaz nas mãos que dizia: "em terra de chapinha quem tem cachos é rainha"...

Eu ri muito mas fiquei pensativo...

No Brasil, como também em vários outros lugares do mundo todo, a chapinha virou item normal e natural dentro das residências, porque não cabe falar de salões.

E essa busca desenfreada, às vezes, pelo cabelo liso beira o erro. Isso por conta de não dar-se a verdadeira e necessária atenção que o cabelo merece. Estamos falando de um aparelho que pode chegar a 450 ºF ou 230 ºC.

É suficiente para desidratar qualquer cabelo. Esta dúvida também permeia em relação ao secador e sobre ele já falamos em outra oportunidade:


Mas a questão aqui é se a chapinha causa a quebra de cabelo ou não?

A chapinha em sí não tem esse objetivo mas tem esse poder. E esse poder é exercido quando a pessoa não dá a devida atenção ao que está se fazendo no fio e passa então a usar a chapinha sem proteção.

Quando falo proteção me refiro à proteção térmica que é indispensável ao uso de equipamentos de calor, seja ele o secador, o babyliss ou a chapinha, dentre outros.

Entenda bem: a chapinha não quebra o cabelo. O que faz quebrar o cabelo é o uso da chapinha constantemente sem uso de proteção térmica. Pra ser bem claro, é o uso da chapinha sem usar nos cabelos um produto próprio para proteger o cabelo do calor da chapinha.

Fui claro?

Com ferramentas de calor não se deve brincar achando que por não ser química não irá danificar os fios. Nada disso!

Inclusive há dicas para deixar os fios cada vez mais bonitos com esses instrumentos, veja nessa matéria:



Agora que você sabe da verdade, que a dúvida foi sanada como deverá proceder?

E aproveite a oportunidade e compartilhe alguma experiência sobre seu cabelo e o uso da chapinha para que todos possam ver o significado e a importância de colocar em pratica o que foi falado aqui.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.