Postado dia 11 dezembro 2014

Pode trocar o condicionador pela máscara




"Eu procuro hidratar meu cabelo sempre, por isso não uso condicionador, mas sim máscara, sempre que lavo os cabelos". Essa é uma frase que escuto muito no salão, mas essa prática é boa para o cabelo ou pode danificar o mesmo?



Que duvida



Essa prática é relatada por muitas pessoas que chegam até o salão, e, curiosamente, para tratar dos fios que estão, por um motivo ou outro, de uma forma ou outra, danificados, ressecados, quebradiços. Como se explica isso?

Sempre oriento que é necessário hidratar os fios em casa. Algumas pessoas, de número inexpressivel, entram aqui no blog para criticar nossa posição sobre alguns aspectos e para denegrir nossa imagem dizendo que o que falamos aqui é "com medo de perder cliente" ou "para ganhar cliente", ou seja, de uma forma ou outra querem nos denegrir, seja no 8 ou no 80.

Mesmo assim, como não ligo nem me importo, continuo fazendo nosso trabalho, e uma coisa que indico muito é que as pessoas hidratem os fios em casa, motivo pelo qual, e sem interesse, criei o Cronograma Capilar Brasileiro, ou CCB, a fim de ensinar as pessoas a comprarem os produtos adequados para tratar os fios em casa e para ensinar profissionais a obterem melhores resultados no salão.

Aproveite para conhecer o CCB, são algumas matérias, que ao meu ver, deveriam ser retiradas para ser criado um curso, mas está aqui ao seu alcance e de graça, veja:




O uso da máscara deve ser feito NO MÁXIMO duas vezes na semana. Agora deixo bem claro: para quem lava os fios até duas vezes na semana pode sim trocar o condicionador pela máscara, mas para quem lava os fios mais de 2x semanal então deve usar o condicionador nas outras lavagens.

Sempre indico que não se lave os fios mais que 3x na semana, isto porque o sulfato que a maioria dos shampoos possuem acaba prejudicando o fio no quesito de limpar os fios retirando também a oleosidade natural dos fios. Daí alguém pode perguntar se caso o shampoo não conter sulfato se seria a solução. Não! Pois mesmo assim ele irá remover a oleosidade natural do couro cabeludo.

Vale a pena ressaltar que a oleosidade natural é boa para os fios, afinal possuem várias propriedades como exemplo, combate a bactérias! Sério. Falando em máscara e hidratação, se você quiser saber como usar corretamente a máscara de hidratação e obter melhor os benefícios que ele produz, dê uma minuciosa lida nessa matéria sobre o assunto:




Sei que existem pessoas que levantam da cama dispostas a discordar de tudo e de todos, e se você é uma dessas, e afirma que lava os fios 4, 5x na semana e quer dizer que seu cabelo está maravilhoso, PARABÉNS!

Quer que solte foguetes, divulgue na VEJA e no Jornal da Record? A matéria aqui é para aquelas pessoas que querem aprender, e não para quem "já sabem tudo". Apesar que, se você já sabe tudo e não tem necessidade de ler o que ensinamos, o que está fazendo aqui?

Mas se você vinha adotando a pratica de substituir condicionador pela máscara e seu cabelo não está legal, que tal fazer um teste de acordo com o que indicamos aqui e depois vir nos contar o resultado depois de 1 a 3 meses?



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.