Postado dia 13 setembro 2017

Os 4 segredos para ter cabelos fortes




Todo mundo quer ter cabelos fortes e saudáveis. Então vou contar 3 segredos que faço para fortalecer cabelos que necessitam dessa qualidade mais que tudo.




Tenha cabelos resistentes


Cabelos fortes, que parecem não quebrar, que resistem às químicas, que são multiprocessados mas ainda assim se mantêm como o touro selvagem... quem não quer? Pergunta boba não é? Mas a pergunta certa é: o que fazer para ter cabelos assim?

Você quer ter esse tipo de cabelo, e eu quero que você fique por dentro do nosso trabalho aqui no Instagram @cabelosesonhos. Então segue lá e comente com #medicodoscabelos.

As pessoas confundem cabelo bom com cabelo liso. Confundem cabelo forte com cabelo grosso. Pára tudoooooo! Tá tudo errado!! Ahhhh eu tô maluco (dá vontade de gritar isso mesmo). Cabelo liso é liso e ponto. Cabelo grosso é grosso e ponto.

Mas ser forte são outros quinhentos. Compreende?

Cabelos fortes são aqueles que são resistentes e/ou fáceis de recuperar após um dano. Digo dano no sentido de, você foi lá, fez uma química, o cabelo ficou sim danificado, mas até mesmo na hora do procedimento você faz uma pós química e o cabelo se recupera.

Tenho dados muitas dicas de como recuperar cabelos danificados e com corte químico que tem ajudado muitas pessoas. Mas isso vem depois que o estrago está feito. Se essas pessoas tivessem seguidos os passos corretos de tratamento e prevenção dos fios não teriam passado por isso.

Meus 3 segredos para cabelos fortes são:

  1. Tratamento 2x semana com máscara de aminoácidos ou proteína vegetal: isso faz com que os fios absorvam moléculas que trabalham no sistema basilar do fio. Mas veja que é necessário 2x na semana somente, nem mais (para não acidificar e deixar de absorver) nem menos (para não ter um efeito simples e comum). E não pode ser de proteína animal nem queratina, pois a queratina é uma molécula muito grande perto dos aminoácidos;

  2. Não usar chapinha no cabelos de forma alguma: qualquer chapinha mais lix...do mundo atinge 180°C, levando em consideração que a água evapora, no máximo, em 100°C, a chapinha atinge isso quase em dobro, fazendo com que o fio mais do que seco fique ressecado (estágio de dano mais avançado que o seco);

  3. Não lavar o cabelo com frequência: sempre indico lavar 2x semana (exatamente as vezes que irá tratar), ou no máximo 3x semanalmente.Quando se lava os fios retira-se a oleosidade natural do mesmo, e como essa oleosidade só atinge cerca de 6/8 cm a partir do couro cabeludo, esse fio que cresce sem essa oleosidade irá crescer sem a proteção adequada e natural;

  4. Sempre usar leavein fortalecedor nos fios, úmidos, escovando ou não: o produto que fica no cabelo terá ação contínua, seja essa ação boa ou ruim. Se você usar um leavein para fortalecimento, e aqui indico que seja à base de aminoácidos e/ou proteína vegetal, seu cabelo irá cada vez mais absorver o principio ativo e se reestruturar de dentro para fora, e tudo que penetrar no fio, como as químicas, irão encontrar uma "barreira" que manterá o controle da estrutura do fio

Podem aparecer aqui nos comentário perguntas do tipo como recuperar cabelos quebrados por progressiva, por exemplo, ou por outra química. O fortalecimento desse tipo de cabelo pode ser feito levando em consideração as dicas dadas aqui nessa matéria. Mesmo assim, e porque existem outros segredos sobre o fortalecimento desse tipo de cabelo, farei uma matéria específica nesse item.

Mas para você que seu cabelo não "foi pro espaço" ainda, faça o que estou indicando aqui nessa matéria. Claro que vai depender de você fazer tratamentos adequados, usar produtos adequados para atingir esse objetivo.

E se quiser conferir outras dicas sempre em primeira mão, siga nossa Fanpage no Facebook e cadastre seu email no nosso Feed de notícias também.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.