Postado dia 05 outubro 2017

5 erros que detonam o cabelo ou atrasam a recuperação




Com tanta notícia na internet, e com facilidade de acesso, por smartphones, ipads, tv, youtube e etc, as pessoas acabam se perdendo em mitos e verdades e acabam "avacalhando" com o cabelo sem saber. Vou mostrar aqui 5 coisas que você faz no seu cabelo que o detona e/ou atrapalha de chegar onde quer.



É, você errou


Lá no nosso Instagram @cabelosesonhos eu posto, às vezes, fotos com alguns ensinamentos dos quais até vou citar aqui, segue lá.


É muito comum ver pessoas lidando de forma errada com os fios. E digo errada porque existe sim o certo e o errado de uma forma geral, mas o certo e errado para cada caso também. Vou citar um exemplo de certo ou errado no caso específico.

A escova, instrumento, para alisar. Apesar de ser para alisar não é recomendado que se use esse tipo de escova no pós mechas em que os fios ficaram sensíveis, ou no pós relaxamento de cabelos finos, e ainda, em cabelos muito finos e com pouca densidade. Mas existe o certo e errado geral, vou dar exemplo.

Tinta não clareia tinta! E isso não importa o tom de tinta, nem o tipo de cabelo. Se você fez uma coloração castanho escuro não irá conseguir fazer outra, loiro escuro, por cima, para clarear. Isso é um certo e errado geral.

Até escrevi um tempo atrás sobre os mitos e verdades sobre a umectação capilar com óleos demonstrando o que são atitudes certas e erradas. 

Veja os 5 erros natos que detonam ou impedem seu cabelo de alcançar o sucesso:


  1. Secar os fios sem usar protetor térmico: e não vale apenas usar um defrizante, tem que verificar se ele tem proteção térmica;

  2. Não usar leave-in nos fios, mesmo sem escovar: os produtos sem enxágue (leaveins) tratam os fios e protegem os mesmos, por isso deve ser usado sempre que lavar os cabelos;

  3. Lavar o cabelo todo dia: a oleosidade natural do couro cabeludo é necessária para o tratamento dos fios novos e raízes, oleosidade essa que não chega ao comprimento, e quando se lava diariamente torna-se mais e mais ressecado o fio;

  4. Usar óleo vegetal puro nos cabelos: o cabelo está ressecado, passou por quebra, a pessoa escova os fios direto, e usa óleo vegetal, puro, natural, para recuperar esse fio! Não vai funcionar. Muitos dizem funcionar, mas usam máscaras, ampolas, e outros hidratantes para tratar o fio, então fica a dica;

  5. Tratar o cabelo com base em rituais engessados e iguais para todo mundo: o cabelo da sua amiga não é o seu cabelo! O produto certo para o tipo de problema do cabelo dela pode não ser o adequado para o seu. Para que seguir "listinha" igual para todos se o seu cabelo não precisa de algum ritual mas precisa do dobro de outros?

Com base no ultimo item, o 5, quero até ser mais específico: pense se todo mundo precisa fazer a mesma coisa, na mesma quantidade, e se o que é indicado realmente faz sentido! Será que receitinha de hidratar/umectar/reconstruir é eficaz? Mas e se o cabelo não precisa de 2 mas somente de 1?

E se o cabelo precisa trabalhar a textura, pois está poroso, isso seria o quê? Hidratação, reconstrução ou umectação? Mas se o cabelo está poroso e você recupera ele HIDRATANDO isso não seria RECONSTRUIR o cabelo?

Lembro que por causa das pessoas questionarem sobre os tratamentos que eu divulgava na internet, através do blog, eu falei de algumas diferenças de tratamentos, pois é necessário tratar cada cabelo de acordo com a necessidade dele, assim eu falei da cauterização a frio e como ela age, uma leitura que vale a pena.

Não faz diferença alguma se as pessoas acharem que estou errado, isso não muda nada, os cabelos que posto no Instagram e lá na Fanpage do Facebook falam por si. Inclusive, leitor, que está lendo essa matéria, você só tem duas opções: fazer o que ensino aqui ou não fazer! Que resultará em dois únicos resultados: dar certo ou errado!

Cabe a você tirar a prova.



Sobre o autor:

Marlon Bruno é cabeleireiro desde 2004 e atua na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Já atendeu também em salões pelo Brasil. Como professor de cabeleireiro formou dezenas de alunos no início de sua jornada e já ministrou cursos para profissionais experientes. Como blogueiro compartilha conhecimento através das matérias e faz do blog sua sala de aula.